Todo mundo sabe como é importante mudar o visual de vez em quando, não é mesmo? A gente fica mais jovem, mais moderno e até mais atraente. Mas não pense que apenas as pessoas precisam dar essa repaginada. Uma marca ou até mesmo a embalagem de algum produto também têm muito a ganhar quando percebe o momento certo de mudar o visual.

Por isso o trabalho de branding é extremamente importante para uma empresa ou produto que quer ter vida longa. Resumidamente, o branding é o trabalho da gestão de uma marca, feito para criar ou reconquistar a sintonia dos seus valores com os do seu público-alvo. Nesse sentido, é possível se manter sempre atraente e pertinente para os clientes e também para novos públicos.

Essa ação pode contribuir para que os próprios consumidores se tornem defensores e promotores da marca de forma espontânea. Assim, quanto mais pessoas compreenderem o propósito dela, maior será a pertinência e o alcance dos produtos que a marca oferece. Com o trabalho de branding há o empenho de se fazer a empresa crescer de maneira estratégica e por longo prazo.

Identificação com a marca

Quando se pensa em branding, é importante entender que marca não é apenas um logo ou slogan, é muito mais do que isso. O logotipo e a identidade visual (cores, diagramações, tipografias institucionais, imagens, texturas, etc) são elementos da sua dimensão visual e não ela própria. Nem mesmo o nome é a própria marca, mas apenas um elemento muito importante da dimensão verbal, assim como a tagline (aquela frase curta que fala sobre a alma do negócio) e o slogan.

Assim, a marca é a fusão de uma série de dimensões, algumas objetivas outras subjetivas. Para o branding, o significado de marca está muito mais ligado às relações subjetivas construídas nas memórias das pessoas do que às suas dimensões físicas. Já em um âmbito mais amplo, demonstra a forma como ela é percebida pela maioria das pessoas em sua cidade, região ou país.

Como todo processo de comunicação, pode haver uma grande diferença entre o que você quis dizer e o que a outra pessoa entendeu. Os ruídos da comunicação podem afetar a compreensão e execução das estratégias de branding, por isso, quanto menor a presença desses ruídos, menor também será a distância entre o que se quis dizer e o que foi entendido pelo receptor. Pelo fato de que cada indivíduo tende a se relacionar e compreender uma marca de maneira distinta, um estudo aprofundado de branding pode diminuir essas diferenças de compreensão.

Portanto, o objetivo do branding é comunicar a mensagem da marca (sua essência por meio de suas dimensões) de forma a gerar a percepção mais próxima possível da sua mensagem original. Ao mesmo tempo, a marca deve ser inspiradora, dando espaço e liberdade para o tempero subjetivo que as pessoas adicionam a ela, o que torna a relação mais rica, íntima e duradoura.

Mantendo a sintonia com os clientes

Por mais bem sucedida que tenha sido uma ação de branding no passado, é importante frisar a importância de se atualizar. A maneira como as pessoas se relacionavam com o visual da sua fachada, logo, embalagem, uniforme ou mesmo o slogan há 10 ou 15 anos é completamente diferente de como elas percebem hoje.

Até as cores utilizadas podem ficar ultrapassadas. Por isso é fundamental estar atento às mudanças das preferências de seu público-alvo, para conseguir identificar o momento ideal de apostar em um novo branding, ou seja, o rebranding (também chamado de redesign). Isso ajudará a sintonizar novamente sua marca aos anseios atuais e, principalmente, futuros do seu público.

Segundo o publicitário Deny Comine, sócio-fundador da Aero Comunicação, “um competente redesign é capaz de reposicionar a marca. Além de atrair novos clientes por anos seguidos, acentuando os diferenciais dos produtos e serviços e potencializando os retornos dos investimentos em publicidade, propaganda e promoção. Isso ocorre graças a um briefing detalhado e a uma direção criativa que prima pela originalidade.”

Especialista em rebranding

Uma das grandes habilidades da Aero Comunicação, agência de Bauru, é a capacidade de reposicionar uma marca no mercado. Todo o trabalho é feito por meio do redesign do logo e da identidade visual da marca. Além das mudanças pontuais, também pode ser feito um pacote completo, redesenhando a essência, que inclui as dimensões verbais da marca.

A agência é reconhecidamente especialista em rebranding e possui muitos casos de sucesso. Entre os trabalhos, estão os que foram feitos para Chocolife, FIB, Ghee Banqueteria, Juamix Alimentos, Sésamo Real, Original Blend, Tetê e Ticomia Eventos. Em todos os casos, foi realizado o redesign em algum nível da marca, como logo, embalagem, e até mesmo uma mudança completa, incluindo slogans, tagline e manifestos.

O sócio-fundador conta como foi o processo de redesign da Ticomia Eventos. “Eles nos procuraram com o desejo de que fosse criado um novo logo, algo que tivesse mais características tipográficas, mas que incluísse o gato, que era um ícone fundamental para a empresa”, explica. Como em todo processo de criação, é importante procurar referências que tenham similaridades com aquilo que o cliente deseja expor. Nesse caso, Deny esclarece que o filme “O Grande Gatsby”, estrelado por Leonardo Dicaprio, foi a inspiração para a construção da nova identidade visual da empresa.

Antes e depois do rebranding da empresa Ticomia

“O objetivo do nosso cliente era se posicionar como uma empresa que produzisse festas incomparáveis, com o desejo de encantar”, completa. Assim, o trabalho foi tão bem aceito pelo cliente e pelo público, que avançou para um rebranding praticamente completo, incluindo assinaturas visuais, modelos para peças publicitárias, criação de nova tagline, manifesto e motes publicitários.

Outros trabalhos da Aero Comunicação

A Chocolife também teve todas suas embalagens redesenhadas pela equipe de criação da Aero. Assim como a Ghee Banqueteria, com sua linha de manteigas clarificadas (Ghee). A empresa Sésamo Real recentemente também promoveu o redesign de seu logo e sua linha de embalagens com a Aero. A FIB e a Tetê Confeitaria passaram pelo mesmo processo.

Mais recentemente, a Original Blend renovou seu logo e as embalagens de suas linhas NutButter e Peanut Butter. Ainda no setor de alimentos, desenvolvemos o redesign do logo e da linha de embalagens das marcas Buritis Queijos e Queijos Finos Supremo, dos Laticínios Buritis.

Por trás de um redesign de sucesso de nosso portfólio, há sempre uma detalhada pesquisa realizada pelos especialistas da Aero, enriquecida pelo conhecimento do cliente. Isso é necessário para que a equipe de criação consiga captar como o mercado consumidor tem reagido e como reagirá no futuro próximo.

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