“A gente sabe que hoje tudo é correria, mas não deixe a saúde de lado”, essa é uma das falas de Cleuza Malaquias da Silva, bauruense de 51 anos, que há nove, teve câncer de mama.

Com uma personalidade alegre e comunicativa, a mulher se orgulha em mostrar sua vitória na doença, ao lado da amiga Maria da Silva Severino, de 61 anos, que há onze também passou por um quadro de câncer de mama.

Hoje, as duas lutam ao lado de outras ex-pacientes de câncer de mama para conscientizar bauruenses sobre a importância do cuidado com a saúde, principalmente quando o assunto é o segundo câncer mais comum entre as brasileiras.

Sinônimo de luta

Penso como é curioso que muitas pessoas entendem o câncer como um sinônimo de morte. Contudo, Maria e Cleuza esbanjam alegria e vivacidade e mostram que a doença foi sinônimo de luta e vitória.

“Agora em dezembro vai fazer onze anos desde a minha cirurgia de câncer de mama. No início, eu percebi que em baixo do meu braço estava muito inchado e fiz o autoexame. Fui no ginecologista e ele já me diagnosticou com o câncer de mama. Aquilo foi o fim, fiquei sem chão em um primeiro momento”.

projeto ame-se bauru câncer de mama
Aulão de Yoga promovido pelo Ame-se / Foto: Danny Pagani

Esse é o relato de Maria, que assim como outras mulheres, descobriu o câncer a partir do autoexame. Tanto ela quanto Cleuza não faziam exames preventivos, o que pode gerar um grau avançado da doença, quanto descoberta. Felizmente, a bauruense conseguiu fazer a cirurgia e passou pelo tratamento de quimioterapia e radioterapia que para ela foram as piores partes.

“Por causa da cirurgia eu tinha perdido o movimento do braço e já estava bem debilitada. Depois disso, fazer o tratamento foi bastante complicado, pois perdi o cabelo e passava muito mal. Mas a gente tem que ter força de vontade e falar ‘eu quero ficar boa'”, comenta.

Foi durante as sessões de fisioterapia que Maria conheceu Cleuza, que compartilha de uma luta um pouco semelhante.

O apoio da família

Cleuza sempre foi empenhada em seu trabalho. Mãe solteira, ela tinha, como suas prioridades na vida, os filhos e o emprego. Há nove anos, de um dia para o outro, ela ficou extremamente inchada e foi para o hospital, contudo, antes disso, já sentia caroços em sua mama.

“Eu sabia que eu tinha o nódulo, mas trabalhando a gente não se preocupa com a saúde e foi deixando”, explica. Depois do diagnóstico, a cirurgia para a retirada do quadrante foi marcada, mas Cleuza desmarcou. Segundo a bauruense, por não sentir dor, não achava que seria algo tão sério.

projeto ame-se bauru câncer de mama
Funcionárias da Imagem Diagnóstico e pacientes do Ame-se / Foto: Danny Pagani

“Na outra consulta, toda a minha família estava junto. Meu filho mais velho, vendo que eu estava relutante, disse que ia deixar o serviço de São Paulo para voltar para Bauru e me ajudar. Meus filhos são tudo para mim e eu não queria estragar a carreira dele e remarquei a cirurgia”, relembra.

Então, de cabeça erguida, ela fez a cirurgia para a retirada do câncer. Hoje, Cleuza se sente muito feliz e não deixa mais a saúde para segundo plano.

Uma causa em comum

Há quatro anos, tanto Maria quanto Cleuza se conheceram e se uniram por uma causa maior: divulgar a importância da conscientização do câncer de mama. Dessa forma, começaram a participar do projeto Ame-se, criado pela clínica de Bauru Imagem Diagnósticos Médicos e parceiros.

O projeto tem como objetivo colocar o câncer de mama em evidência, além de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. O Ame-se também promove um evento em que são arrecadados fundos usados para comprar aparelhos doados ao setor de oncologia do Hospital Estadual de Bauru.

projeto ame-se bauru câncer de mama
A aula de Yoga foi gratuita e aberta aos bauruenses / Foto: Danny Pagani

Em 2019, o projeto organizou uma atividade para toda a população bauruenses, uma aula de Yoga! A prática foi no dia 27 de outubro, no Horto Florestal, ministrada por Dani Palma, que estuda e pratica Yoga há 13 anos.

Além disso, também foi realizado um jantar fechado para as participantes do projeto, no Bistrô da Rena. Para Cleuza, “foi uma confraternização para um momento de vitória de todos que estavam ali, das pacientes que passaram pelo câncer”. Normalmente, os eventos do Ame-se ocorrem durante todo o mês de outubro, contudo, os planos para 2020 são de promover eventos o ano todo! Afinal, a conscientização não pode parar!

Faz bem para todos

Para a conscientização e prevenção do câncer de mama, o centro de diagnóstico por imagem tem um papel fundamental no assunto, afinal, oferece exames de mamografia, ultrassom, ressonância magnética e biópsia.

Segundo o Ministério da Saúde, mulheres a partir de 50 anos já devem fazer a mamografia a cada dois anos, contudo, orientação é que desde os 40 já comece o preventivo. O rastreamento do câncer deve ser feito por um ginecologista ao mastologista, por isso a importância de consultas anuais. Isso porque, a doença tem se mostrado presente na vida de mulheres cada vez mais jovens.

Aqui em Bauru, a Imagem Diagnósticos Médicos é pioneira em acompanhar as melhorias das ferramentos para exames diagnóstico por imagem e já atua na cidade há 40 anos.

projeto ame-se bauru câncer de mama
Foto: Danny Pagani

A clínica oferece cinco tipos diferentes de exames: Tomografia Multislice, Ressonância Magnética (3T), Mamografia Digital, Ultrassonografia e Radiografia Digital. Com equipamentos modernos e de última geração, a Imagem Diagnóstico oferece agilidade e maior conforto para os pacientes.

Além das clínicas, projetos como o Ame-se também atuam cada vez mais na conscientização da importância da prevenção do câncer de mama, criando uma verdadeira corrente do bem.

Para Maria, projetos assim “são uma forma de conscientizar as mulheres para uma doença que pode acontecer em todas as idades”. Dessa forma, cada vez mais mulheres tem acesso à informações importante sobre o câncer de mama.

Serviço

Imagem Diagnósticos Médicos
Unidade clínica: Rua Gustavo Maciel, 16-9 / Telefone: (14) 3104-3787
Unidade Beneficiência: Rua Gustavo Maciel, 15-4 / Telefone: (14) 3104-3787
Agendamento de exames pelo Whatsapp: (14) 98218-0169
Site: www.imagemdiagnosticos.com.br

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…