Imagine você sendo o cangaceiro mais famoso do sertão que volta dos mortos para caçar demônios e libertar espíritos renegados. Pois é, você realmente pode fazer parte dessa história com o jogo O Rei do Cangaço, produção em realidade virtual da Ignite Game Studio, uma desenvolvedora aqui de Bauru!

Em O Rei do Cangaço, o jogador é colocado para dentro da história por meio da tecnologia dos óculos VR, ou seja, realidade virtual, e toma as rédias da vida – e das armas – de um cangaceiro. O jogo é um shooter no estilo arcade em que seu objetivo é derrotar os inimigos!

A cultura do Nordeste

O cangaço foi um movimento banditista e de protesto que teve seu início no século XVIII no nordeste. Até hoje é reconhecido no Brasil, regado de histórias, contos e lendas.

Foi desse conteúdo muito rico que nasceu a ideia do game. Segundo Matheus Mazuqueli, diretor criativo da Ignite, a ideia sempre foi destacar o visual nordestino, por ser único!

“O Brasil é muito rico em cultura e isso sempre foi pouco utilizado nos jogos. Desde quando comecei a levantar ideias para o jogo eu sempre tive o direcionamento de ‘eu quero fazer um game com tema brasileiro’ e aos poucos fomos lapidando a ideia até chegar no resultado de hoje”, ele comenta.

Desde então, o jogo já está com sua primeira etapa produzida e disponível para download gratuito no Itch.io. Por ser VR, O Rei do Cangaço está disponível para Oculus Rifts e HTC Vive. A escolha da plataforma de realidade virtual se deu pela inovação e pela tecnologia, que é muito diferente.

Um incentivo a mais

Em sua primeira etapa, o jogo contava com apenas seis meses para ser produzido e apresentado na Brasil Game Show (BGS), evento onde são expostas as novidades do mundo dos games. “Foi bem corrido mas a equipe é excelente e nós conseguimos nos organizar para fazer dar certo”, explica Matheus.

Ainda segundo o diretor criativo, a parte da produção que deu mais trabalho foi encontrar as pessoas capacitadas para ocupar cargos que a desenvolvedora ainda não tinha. Para isso, o escritório teve de ser transferido de Bauru para Curitiba durante um ano.

Mesmo com a correria, a recompensa veio! No início de 2019, a Ignite enviou o projeto d’O Rei do Cangaço para a Lei de Incentivo à Cultura. Felizmente, o jogo foi aprovado. Agora, a desenvolvedora precisa buscar empresas e pessoas físicas que queiram investir no jogo.

Uma desenvolvedora de Bauru

A Ignite nasceu de uma competição de desenvolvimento de jogos, lá em 2008. De lá para cá, a equipe conta com cinco pessoas trabalhando no projeto de O Rei do Cangaço. Além do game, a desenvolvedora também produz jogos para outras empresas, mas já possuem ideias para o futuro!

o rei do cangaçoEquipe da Ignite

“Atualmente também estamos pré-produzindo um novo título próprio. Ele será um jogo multiplataforma online!”, afirma Matheus.

Os games em Bauru estão com tudo!

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…