Você já ouviu falar em inovação aberta? O termo, conhecido originalmente como open innovation, foi criado em 2003 pelo pesquisador Henry Chesbrough. Ele traduz a possibilidade de empresas colaborarem entre si, trocando conhecimentos com o objetivo de inovarem, otimizarem seus produtos e serviços e aumentarem a eficiência.

Além disso, a ideia central baseia-se no fato de que compartilhar a inovação de parceiros pode ser mais benéfico que investir apenas em pesquisas internas. Porém, essa troca não significa acesso livre ao conhecimento e tecnologia de uma empresa, quer dizer apenas o estabelecimento de redes colaborativas.

E aí, curtiu a ideia? Então fique de olho no Open Innovation Talks! O evento gratuito será realizado online no dia 26 de novembro e terá diversos conteúdos disponibilizados que explicarão como a inovação pode vir de fora dos limites tradicionais das organizações.

Apresentando o conceito 

O evento, promovido pela empresa bauruense Cocreare, apresentará, além do conceito, a cultura e as práticas de inovação em diversos modelos organizacionais. Para isso, serão disponibilizados conteúdos produzidos, de forma colaborativa, por especialistas de organizações. 

Entre elas, 3M, Johnson&Johnson, UnitedHealth Group, ACE, FCJ Venture Builder, Cubo, Paschoalotto, Scaffold, além da própria Cocreare e outras referências. Além disso, as apresentações, curtas, simples e objetivas, mostram um pouco do cenário da inovação aberta utilizando como exemplo casos de sucesso e programas realizados hoje no mercado.

Os idealizadores do Open Innovation Talks acreditam que a participação de empresários e empreendedores de Bauru é muito importante. Isso, porque a inovação aberta pode ser uma nova forma de modernizar os negócios da cidade. Ainda, com o evento, eles buscam justamente facilitar o acesso ao tema para incentivar iniciativas similares na região. 

“Restringir a inovação de uma empresa para apenas um departamento é uma forma de limitarmos o potencial de evolução. Especialmente na era que vivemos, com a abundância de conhecimento compartilhado e transformações em andamento”,  finaliza o cofundador da Cocreare, Anderson Arcenio.

inovação aberta
Foto: Divulgação

Serviço

Open Innovation Talks
Data: 26 de novembro, a partir das 9h
Local: disponibilizado online
Inscrição gratuita pelo site: oitalks.com

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…