Apesar da pouca idade, Pedro Poppoff já é reconhecido, não só em Bauru, mas também em diversos locais do país. Com seu projeto Brincando de Cordel, o pequeno bauruense já contou sobre a cultura nordestina para crianças de diferentes estados.

Mas a paixão e a vontade de falar sobre o cordel é tão grande que ele não parou por aí. Prestes a completar 13 anos, Pedro pediu uma cordelteca como presente de aniversário em vez de uma festa! Dito e feito, inaugurada há sete meses, a biblioteca de cordéis funciona no quintal da casa do cordelista com um acervo de mais de 2.300 cordéis.

Depois de tirar as ideias do papel, vem o reconhecimento. Pedro foi escolhido, entre crianças do Brasil inteiro, para receber o prêmio “Jovem Destaque” pelo projeto Brincando de Cordel e pela Cordelteca. O bauruense recebeu o troféu na manhã desta quinta-feira (14), na Cordelteca Do Pedrinho (rua 13 de Maio, 12-45).

“Eu não imaginava ganhar o prêmio. Eu estava jogando video game, minha mãe chegou e falou que eu tinha ganhado, eu fiquei muito feliz!”, revela Pedro. Este é o terceiro prêmio que o cordelista recebe somente neste ano, ele também ganhou o M6 e o Troféu Arte e Movimento.

Pedro recebendo o troféu das mãos de Poliana, coordenadora pedagógica do Jornal Joca

Esta é a primeira edição do Troféu Jovem Leitor, idealizado pelo Joca, primeiro jornal para crianças e jovens no Brasil. Segundo Stéphanie Habrich, fundadora do Joca, a premiação tem os seguintes intuitos. “Incentivar a participação de jovens e crianças na sociedade – e em instâncias da sociedade, como o jornal –, bem como reconhecer ações de impacto social protagonizadas também por crianças e jovens. O objetivo é que se sintam parte integrante da sociedade e que se reconheçam como cidadãos”, afirma.

Além da categoria “Jovem Destaque”, o Troféu Jovem Leitor ainda contou com outras duas: “Melhor Repórter Mirim” e “Melhor Resenha”.

Sobre o Joca

O Joca é o único jornal do Brasil voltado para jovens e crianças. Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, o jornal foi inspirado nas publicações do gênero na Europa.

Abordando atualidades gerais e temas inovadores, o Joca instiga a curiosidade das crianças e jovens, estimulando, assim, o hábito da leitura. O jornal é utilizado em mais de 800 escolas, muitas vezes, como material obrigatório e é distribuído também em residências, por meio de assinatura, além de poder ser acessado em sua versão digital.

As assinaturas do jornal impresso são feitas exclusivamente pelo site. Quer saber mais? Acesse: www.jornaljoca.com.br.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…