A partir desta quarta-feira (20), Bauru recebe diversas atividades gratuitas em comemoração à Semana Municipal da Consciência Negra. O evento, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e pelo Conselho Municipal da Comunidade Negra de Bauru, tem como objetivo principal dar visibilidade ao debate que envolve a população negra e incentivar seu empoderamento.

Oportunidades para dialogar

Com atividades até o dia 30 de novembro, a Semana trará muitas discussões sobre o tema! Começando por esta quarta (20), com a entrega do Prêmio Luiza Mahin, no Teatro Municipal, às 19h30.

A premiação homenageia pessoas da comunidade que prestam ou realizam atividades relevantes para a sociedade, seja na área profissional, artística ou cultural. Além disso, contará com apresentação do grupo de capoeira Angoleiros do Sertão.

Já no dia 21, na Câmara Municipal, haverá a entrega do prêmio Zumbi dos Palmares às pessoas escolhidas em reconhecimento à luta contra a discriminação racial e demais intolerâncias contra minorias.

No dia 25 será realizada a roda de conversa “Diálogos sobre a vivência negra”, que contará com a presença do advogado Irapuã Santana. Irapuã é doutorando e mestre em direito processual pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais. O evento será na OAB Bauru, com início às 19h e, apesar de gratuito, é necessário realizar a inscrição pelo link forms.gle/iHTJyQy19tinxCXg8  e doar 1kg de alimento. 

No dia 26, a angolana Cresiana Lucrécia Bernardo Wango Focola é a convidada para a roda de conversa sobre mentalidade da população preta. Ademais, no dia seguinte (27), será realizado o Café Ancestral no Auditório Adriana Chaves, na Unesp.

O bate-papo sobre cultura negra contará com os convidados Maiela Gonçalves da Silva, Bernardina do Santos Sami e Josefa Maria Rodrigues de Lima, promovido pelo Núcleo Negro para Pesquisa e Extensão Universitária da Unesp (NUPE). Por fim, encerrando a semana, no dia 30 acontece o evento “África que soma”, também organizado pelo NUPE.

Confira a programação completa:

  • 20 de novembro (quarta-feira): Abertura e entrega do prêmio Luiza Mahin, às 19h30, no Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”;
  • 21 de novembro (quinta-feira): Entrega do prêmio Zumbi dos Palmares, às 20h, na Câmara Municipal;
  • 25 de novembro (segunda-feia): Roda de conversa: “Diálogos sobre vivência negra”, às 19h, na OAB Bauru (Av. Nações Unidas 30 -30);
  • 26 de novembro (terça-feira) Roda de conversa: “A mentalidade do povo preto”, às 20h, na Apeoesp (Rua Gerson França quadra 9);
  • 27 de novembro (quarta-feira): Café Ancestral, às 19h, no Auditório Adriana Chaves – Unesp;
  • 30 de novembro (sábado): África que soma, das 8h às 18h, na Unesp Bauru.

Serviço

Semana Municipal da Consciência Negra
Data: 20, 21, 25, 26, 27 e 30 de novembro
Site: www2.bauru.sp.gov.br/
Facebook: www.facebook.com/prefeituradebauruoficial/

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…