Nesta quinta-feira (12), às 20h30, o SESC Bauru recebe uma apresentação gratuita, especial e muito animada para a garotada! Organizada pela ONG Palhaços Sem Fronteiras Brasil, o espetáculo “Entre Pontes e Muros” integra a programação da Semana Municipal de Direitos Humanos.


Foto: Divulgação/Ricardo Avellar

A apresentação parte das temáticas ‘territórios” e “fronteiras” e trata a história de quatro palhaços que precisam descobrir uma forma pacífica de habitar o mesmo lugar. Assim, a montagem propõe importantes reflexões ao revelar conflitos e questões dentro do mundo das divisões de terras e ocupações.

A equipe Palhaços Sem Fronteiras Brasil é uma organização sem fins lucrativos que atua em regiões onde crianças vivem afetadas por situações de guerras, desastres naturais e exclusão social, acreditando que todos têm direito ao riso.


Foto: Divulgação/Ricardo Avellar

Nicarágua, Saara Ocidental, Colômbia, El Salvador, Rio Doce (ES), Cracolândia, Projeto Refugiados Brasil, Projeto OcupaRiso, México, Altamira, entre outros, estão entre os locais visitados pelo projeto nos últimos tempos. 

Dessa forma, o elemento principal da atuação dos palhaços é a promoção do riso acreditando que, por meio dele, seja possível realizar apoio psicológico e emocional para populações em situações de risco. 

Ademais, também visam uma transformação em busca de uma sociedade menos competitiva, onde a generosidade do palhaço não seja tratada como exceção. 


Foto: Divulgação/Ariane Artioll

“Acreditamos que a única forma de agir é trabalhar junto às crianças para que seja possível semear a empatia desde o princípio da vida e fazer com que o humor seja cada vez mais valorizado como elemento apaziguador de tensões e regenerador. Assim, o ‘Palhaços Sem Fronteiras Brasil’ atua como um agente que propicia apoio emocional e psicológico, buscando ser um elemento de garantia da vivência plena da infância”, comenta a equipe do Palhaços Sem Fronteiras Brasil. 

Atuação da ONG 

Palhaços Sem Fronteiras Brasil faz parte da organização Palhaços Sem Fronteiras Internacional – Clowns Without Borders International (CWBI), que surgiu em 2012. Sediada na Espanha, a instituição hoje é composta por 13 países e o Brasil é o primeiro país da América Latina a fazer parte da entidade internacional.

Ademais, todas as seções do CWBI são não-governamentais, independentes e sem fins lucrativos, sem filiação religiosa ou política. A organização, atualmente, está arrecadando fundos para as ações do ano de 2020, e quem tiver interesse, pode colaborar aqui.

Sinopse 

História de quatro palhaços em fuga, que se veem diante de um imenso muro. Ao transpor esse obstáculo, passam a habitar esse novo espaço. Do outro lado do muro, eles precisarão aprender a lidar com os conflitos para dividir este espaço de forma justa. 

Porém, aos poucos, por meio da integração pela arte e da compatibilidade de saberes, eles descobrem uma forma pacífica de habitar o mesmo lugar. 

Serviço 

Espetáculo “Entre Pontes e Muros” com Palhaços Sem Fronteiras Brasil
Data:  12 de Dezembro, às 20h30
Local: SESC Bauru – Área de Convivência (Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia)
Telefone: (14) 3235-1750
Facebook: www.facebook.com/palhacossemfronteirasbrasil/
Instagram: @palhacossemfronteiras
Duração: 50 Min
Classificação: livre
Entrada Gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…