Os exercícios físicos são uma baita ajuda para quem busca por uma vida mais saudável. Contudo, se você é daqueles – igual a mim – que não vai com a cara do exercícios mais “convencionais” (academia, corrida, natação e afins), confira algumas atividades mais alternativas e que fazem tão bem para o corpo quanto para a mente!

Yoga

O Yoga é uma opção para quem quer exercitar o corpo e ainda dar um “up” na saúde mental de uma vez só. Uma filosofia prática milenar vinda da Índia, o Yoga utiliza técnicas de meditação, respiração, posturas psicofísicas, mudrás, relaxamento, entre outras. O objetivo é nos conectarmos com nosso “eu superior”.

Segundo Daniele de Almeida, da Gam Yoga Bauru, “o Yoga acalma a mente, diminui o turbilhão de pensamentos e conecta ao momento presente”.

Já na parte física, essa atividade ajuda no alongamento e fortalecimento do corpo como um todo. Além disso, traz resistência, fluidez, consciência corporal e respiratória para quem pratica. E para quem acha que não é “flexível” o suficiente para fazer Yoga, a professora Daniele afirma que não existe qualquer pré-requisito para a prática. 

“O Yoga é para todos e é indicado para todas as pessoas que buscam o autoconhecimento. A persistência, disciplina e entrega são muito importantes”, finaliza.

Meditação

Uma prática milenar nascida no Oriente, a meditação é uma pedida para quem busca por uma atividade super equilibrada. Segundo a psicóloga transpessoal, Ana Cristina Pereira, do Espaço Gaia, a meditação é uma busca do aquietamento da mente.

“A prática regular da meditação nos torna cada vez mais equilibrados emocionalmente e existe uma relação direta entre pensamentos, sentimentos e química sanguínea. Os níveis de adrenalina e cortisol, hormônios do stress, por exemplo, ficam normalizados pela prática da meditação. E esse é só um exemplo dos benefícios físicos da meditação”, ela completa.

Além disso, a meditação também pode proporcionar ao praticante maior equilíbrio emocional, atenção, foco, clareza mental, positividade, paz, leveza, contentamento, autocontrole, entre outros benefícios.

Aikido

Gosta de artes marciais? Então o Aikido é uma ótima opção. A arte marcial veio do Japão e recebeu esse nome em 1940, de lá para cá sofreu diversas mudanças e alterações em sua prática. Contudo, ainda hoje, é uma ótima opção para quem busca equilíbrio mental e físico, além de aprender defesa pessoal.

Sem recomendação de idade, o Aikido pode ser praticado por crianças que já tenham desenvolvido a coordenação motora em diante. 

Segundo o sensei bauruense, Lucas Ferreira Sahade, a arte marcial possui diversos benefícios, como: alongamento, melhora no condicionamento físico e na coordenação motora, ajuda no raciocínio rápido e no controle dos medos, além de de trazer paz interior.

“O Aikido é uma prática que não se limita ao físico ou à aplicação de técnicas de combate. Ele nos ensina a sermos mais disciplinados, com mais iniciativa, mais proativos, educados, respeitosos, enfim”, ele comenta.

Lembrando que o Aikido é recomendado para os bauruenses que querem aprender a dominar a si mesmos, superar dificuldades, controlar as atitudes e contornar os problemas do dia a dia.

Pilates

A flexibilidade é o problema? Então conheça o pilates. Criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, esse é um método de condicionamento físico e mental, que reequilibra e restaura a força e a flexibilidade naturais do corpo.

Isso é possível por meio de exercícios no solo e com aparelhos. Segundo Elisa Ramos, da Mossô Studio de Pilates, “o método pilates  promove o ganho de força atrelado ao desenvolvimento da flexibilidade. Além disso, prioriza o fortalecimento dos músculos estabilizadores da coluna, o que melhora a postura e alivia certos tipos de dores”.

O pilates é uma ótima opção para a correria diária, em que deixamos de lado a preocupação com a postura do nosso corpo. Nas aulas, os alunos saem com o corpo trabalhado, alongado, com a circulação sanguínea ativa e a sensação de vigor.

Tai Chi Chuan

Por fim, mas não menos importante, o Tai Chi Chuan. Também uma arte marcial, ela é originária da China e conhecida como uma meditação em movimento. Na prática, é simulado uma luta ou se copia algo que a natureza transmite como imagem.

“Cada movimento trabalha o conhecimento do corpo, envolvendo o encaixe de movimentos de mãos e braços, tronco e pernas, foco com o olhar de onde e para onde seu movimento segue”, explica William Pense, da Associação Tigres e Dragões de Kung Fu, Hung Gar e Tai Chi de Bauru.

Para a saúde, o Tai Chi promove a melhora no ritmo corporal e controle da respiração. Cada movimento desenvolve força, resistência, amplitude, flexibilidade muscular e outros.

Depois disso tudo, já deu para escolher umas das atividades?

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…