Com o passar do tempo e desenvolvimento de novas tecnologias, profissões novas surgem a todo o momento. Assim, especialmente buscando um lugar no mercado de trabalho, muitas pessoas optam por essas áreas. 

Porém, alguns cursos já conhecidos são tão conceituados quanto e também correm menos risco de “saírem de moda”. Entre eles, os cursos de Logística e Matemática, duas novidades no UNISAGRADO para 2020.

Opções promissoras, ambos os campos são considerados profissões do futuro! Isso, porque são, cada vez mais, atuais e, devido à base do conhecimento oferecida, o campo de atuação é muito amplo. 

Profissões do futuro

Periodicamente, o termo “profissões do futuro” surge falando sobre alguma área que é tendência. Isso ocorre porque, com o avanço da tecnologia, muitas profissões surgem para atender às demandas, enquanto outras se reinventam e encontram novas formas de atuação para servir ao mercado. 

Entre elas, os cursos de Logística e Matemática, que, apesar de já existirem há algum tempo, têm uma utilidade crescente de acordo com as demandas da sociedade.

“A profissão na área de Logística será imprescindível no futuro, assim como ela já é atualmente. Isso, pois recentes avanços tecnológicos já começaram a fazer parte da rotina desse profissional. Essas ferramentas somadas a uma maior preocupação com a sustentabilidade, por meio da redução da emissão de carbono, e à necessidade por realizar processos e entregas cada vez mais rápidos, consolidam a perpetuação da profissão, explica o coordenador do curso na UNISAGRADO, Prof. M.e Lucas Martins Ikeziri.

Enquanto isso, uma pesquisa da Secretaria de Estatísticas Trabalhistas dos Estados Unidos, aponta que, até 2026, o número de oportunidades para profissionais de estatísticas, métricas e matemática deve aumentar entre 30 e 34%.

A coordenadora de Matemática no UNISAGRADO, Prof.ª M.ª Patricia Fasseira Andrade, concorda com a relevância dos profissionais da área para os próximos anos. 

“Com certeza continuará a existir a profissão do licenciado em Matemática. Porém, com a nova BNCC, o licenciado de hoje precisa de um conhecimento além da Matemática específica. É preciso estar preparado para desenvolver os conteúdos com novas competências, focadas no mercado de trabalho, exercitando a autonomia, o protagonismo e a curiosidade, utilizar diferentes linguagens, incluindo a digital”, finaliza a docente. 

Confira mais sobre as novidades do UNISAGRADO: 

Logística

Já pensou em um único curso que seja capaz de abranger desde economia e comércio exterior até sistemas de informação? Pois, é isso que o curso superior de Logística traz.

Presente em quase todas as grandes atividades econômicas, a profissão está, cada vez mais, em pauta devido à expansão das transações comerciais, decorrentes da globalização. 

Por isso, entre os principais objetivos do curso, o Prof. M.e Lucas Martins Ikeziri, destaca a formação de profissionais capacitados com conhecimentos básicos do eixo tecnológico de gestão e negócios. 

“Dessa forma, o profissional da área de Logística poderá projetar, desenvolver e gerenciar sistemas logísticos que envolvam o processamento de pedidos, gerenciamento de estoques e transportes. Isso tudo, visando o atendimento e produto corretos, na quantidade, condição e preço certos. Sempre baseado nos princípios éticos e humanísticos, respeitando a sustentabilidade ambiental”, explica. 

Logistíca-e-Matemática_
Prof. M.e Lucas Martins Ikeziri (Foto: Divulgação/Assessoria)

No entanto, o docente acrescenta que o curso não deve ser resumido apenas à distribuição e entrega de produtos até os consumidores finais. “Essas são apenas algumas atividades que essa área de conhecimento abrange. Logística é muito mais e as organizações têm reconhecido o seu papel estratégico na gestão de suas operações”, pontua Lucas. 

Com dois anos de duração, o curso proporcionará uma capacitação multidisciplinar orientada para as necessidades do mercado de trabalho.

Dessa forma, entre as possíveis áreas de atuação, o coordenador aponta que os conhecimentos e habilidades dos formandos serão necessários e poderão ser aplicados em empresas industriais, comerciais, de serviços, distribuidoras, centros de distribuição, portos, aeroportos, operadores logísticos, institutos e centros de pesquisa.

Matemática 

Muitas pessoas acabam torcendo um pouco o nariz para área devido à experiência durante a escola. Porém, você já parou para pensar que nem todo mundo aprende no mesmo ritmo ou da mesma forma? Especialmente, tratando-se de uma disciplina tão complexa como a Matemática.

Por isso, a formação de um professor que compreenda, além dos conhecimentos específicos, a didática necessária para cada caso e também esteja atento às novidades no ensino é, cada vez mais, essencial.

Assim, a Prof.ª M.ª Patricia Fasseira Andrade, explica como a Licenciatura em Matemática no UNISAGRADO atenta-se a isso na formação de seus profissionaisA Licenciatura em Matemática está passando por uma roupagem. Isso, porque ela precisa formar o futuro licenciado para trabalhar com tudo que há de novo na sociedade em termos de tecnologia”, esclarece a docente. 

Logistíca-e-Matemática_
Prof.ª M.ª Patricia Fasseira Andrade (Foto: Divulgação/Assessoria)

Por isso, graças à formação voltada para o uso crítico das tecnologias digitais, cria-se uma ampla abertura profissional para o matemático.

Dessa forma, ele vai para o mercado de trabalho com o domínio matemático, podendo atuar como professor, mas também com um domínio nas habilidades e competências requeridas no mercado de trabalho, com relação ao uso da tecnologia, sendo capaz até de encontrar oportunidades de emprego em setores como Economia, Seguros e até Medicina.

Além disso, a coordenadora destaca que o maior objetivo da Licenciatura é preparar o discente para um novo mercado. Isso, para que ele seja capaz de planejar, organizar e desenvolver materiais e atividades relativos aos conteúdos matemáticos por meio do uso de novos recursos, tais como a criação de jogos e a utilização de aplicativos. 

“Desse modo, além de dominar as teorias, os métodos e as aplicações matemáticas, o curso também promove a inserção do aluno em atividades investigativas sobre diferentes temas, desenvolvendo os conteúdos matemáticos e seus alunos de maneira autônoma e participativa”, completa Patrícia.

Por fim, a coordenadora pontua que a matemática é conhecimento multidisciplinar e que também está presente em outras áreas, a exemplo das engenharias. “Pensando especificamente no campo pedagógico, a formação em matemática amplia o campo de atuação”, finaliza.

O UNISAGRADO 

O UNISAGRADO é o maior centro universitário de Bauru e região com mais de 7,5 mil estudantes, 66 anos de trabalho em prol da Educação e nota 4 no MEC. Além de possuir uma identidade amadurecida, o que determina uma perspectiva ética e humanística no processo de ensinar e aprender.

publieditorial

Serviço

Lançamento Cursos de Matemática e Logística
Data: a partir de 2020
Local: UNISAGRADO (R. Irmã Arminda, 10-50 – Jardim Brasil)
Site: unisagrado.edu.br/
Facebook: www.facebook.com/UNISAGRADOBauru
Instagram: @unisagrado_oficial

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Biomédica de Bauru destaca avanços em estética após participar de congresso em Mônaco

Pontuada pelo termo “vestida de pele”, a tendência da harmonização facial é, cada vez mais…