Dois anos após a morte da mãe, as irmãs Janaína e Joana finalmente se reencontram. Com vidas completamente diferentes, esse reencontro começa a revelar as tensões entre as duas, e a polaridade de seus universos e expectativas.

Esse é parte do enredo de “Pandora”, espetáculo que será apresentado no dia 19 de dezembro, no Teatro Municipal de Bauru, às 20h. Explorando o tema dos arquétipos femininos em um resgate mitológico, a peça é uma criação de Jaqueline Roversi e Jordana Korich, dirigida por Leona Cavalli.

mulher pandora

O espetáculo faz parte do Circuito SP e nasceu de uma pesquisa desenvolvida por três anos pelas atrizes sobre as mudanças da imagem da mulher ao longo dos séculos. A peça é gratuita.

Uma visão mitológica

As referências para o espetáculo são históricas. As atrizes buscaram influências nas antigas sociedades pré-patriarcais, pesquisando as relações do meio social com o feminino nas tradições de diversas culturas. Entre elas: indígenas brasileiras e nativas americanas, hindu, egípcia, persa, grega, africana, celta, chinesa, asiática e hebraica.

pandora mulher

O resultado da pesquisa é a história contemporânea de duas irmãs que se reencontram: uma envolvida com a arte, a pesquisa dos arquétipos femininos e a ancestralidade; a outra, uma mulher prática e independente, que através do trabalho conquistou espaço e respeito num universo tipicamente masculino. O lugar de interseção entre as duas é a família e a memória.

Além da peça

No mesmo dia 19, antes da pela, acontecerá uma oficina gratuita de escrita criativa. Das 15h às 17h, a “Nossa Caixa de Pandora” será ministrada pelas atrizes Jaqueline e Jordana. Elas irão compartilhar sobre o processo criativo da peça numa oficina de escrita de textos de ficção.

pandora

A proposta é que os participantes pensem em um recorte de sua própria história e a partir dele escrevam um pequeno texto e trabalhem a cena com a orientação do processo. São 10 vagas disponíveis, para participar é necessário se inscrever pelo link: https://forms.gle/UFQyU9MmbFnNGViQ8.

Serviço

Espetáculo “Pandora”
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”
Data:19 de dezembro, 20h
Classificação indicativa: 12 anos
Gratuito

Oficina de escrita criativa
Data: 19 de dezembro, das 15h às 17h
Local: Teatro Municipal “Celina Lourdes Alves Neves”
Inscrições: https://forms.gle/UFQyU9MmbFnNGViQ8
Idade mínima: 12 anos
Gratuito

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…