Essa é daquelas notícias para ler e encher o coração de amor. Bauru receberá quatro novos parques inclusivos em quatro pontos da cidade! Dois deles já foram inaugurados, um no Parque Vitória Régia e outro na Vila Industrial.

Por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) e da Secretaria do Meio Ambiente, a Prefeitura de Bauru inaugurou o projeto Todo Mundo Brinca, que busca instalar brinquedos inclusivos em diferentes pontos de Bauru.

O vereador Fábio Manfrinato tomou a iniciativa de solicitar ao prefeito essas áreas em Bauru, pois sentia que em outros países a preocupação da inclusão era extremamente maior do que aqui no Brasil.

No total, quatro brinquedos foram instalados em cada um dos parques, sendo um gira-gira, uma gangorra, um balanço e um escorregador. Além dos dois pontos que já receberam as instalações, o parquinho adaptado chegará à Praça Paradesportiva e ao Jardim Petrópolis.

Bauru inclusiva!

De acordo com o vereador, é uma garantia estabelecida por lei que todo espaço público ou parque que tenha brinquedos deva ter no mínimo 5% de brinquedos adaptados.

Dessa forma, ele destaca que já solicitou ao executivo que mais regiões da cidade e que também as EMEIS recebam os parques adaptados. “Briga-se tanto por uma educação inclusiva, mas imagine a criança que estuda numa escola regular não poder frequentar o playground junto com as outras crianças”, diz Fábio.

Ter espaços como esses são essenciais para pensar na inclusão, portanto, esses novos parques permitem que crianças com deficiência possam interagir e se sentirem incluídas em um ambiente que as acolha.

“É uma sensação indescritível!”, comemora Fábio, quando questionado sobre a sensação de ter um projeto tão lindo como esse saindo do papel. “Isso é o que eu queria ver por aqui, não um espaço que segrega e separa, mas que une pessoas”, destaca.

No parquinho todo mundo brinca

Além dos parques adaptados, o parquinho que já existia no Vitória Régia foi revitalizado e ganhou novos brinquedos. Além disso, foi criada uma grande passarela no entorno do playground para facilitar a locomoção e também foi instalado um bebedouro com água gelada.

Em parceria com a Construtora Bild e o Projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade, a academia ao ar livre, ao lado do parquinho, também foi remodelada.

Os endereços dos parques são:

Parque Vitória Régia:  Avenida Nações Unidas, 25-25 – Jardim Brasil
Praça Laurice Skaf Zogheib: Avenida das Bandeiras, quadra 4 – Vila Industrial

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Vivian Messias
Carregar mais em Saúde e Esportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

5 dicas para os bauruenses evitarem as doenças mais comuns no verão!

Apesar de muita gente já ter retornado à rotina de trabalho e estudos, o verão ainda não a…