Essa é daquelas notícias para ler e encher o coração de amor. Bauru receberá quatro novos parques inclusivos em quatro pontos da cidade! Dois deles já foram inaugurados, um no Parque Vitória Régia e outro na Vila Industrial.

Por meio da Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) e da Secretaria do Meio Ambiente, a Prefeitura de Bauru inaugurou o projeto Todo Mundo Brinca, que busca instalar brinquedos inclusivos em diferentes pontos de Bauru.

O vereador Fábio Manfrinato tomou a iniciativa de solicitar ao prefeito essas áreas em Bauru, pois sentia que em outros países a preocupação da inclusão era extremamente maior do que aqui no Brasil.

No total, quatro brinquedos foram instalados em cada um dos parques, sendo um gira-gira, uma gangorra, um balanço e um escorregador. Além dos dois pontos que já receberam as instalações, o parquinho adaptado chegará à Praça Paradesportiva e ao Jardim Petrópolis.

Bauru inclusiva!

De acordo com o vereador, é uma garantia estabelecida por lei que todo espaço público ou parque que tenha brinquedos deva ter no mínimo 5% de brinquedos adaptados.

Dessa forma, ele destaca que já solicitou ao executivo que mais regiões da cidade e que também as EMEIS recebam os parques adaptados. “Briga-se tanto por uma educação inclusiva, mas imagine a criança que estuda numa escola regular não poder frequentar o playground junto com as outras crianças”, diz Fábio.

Ter espaços como esses são essenciais para pensar na inclusão, portanto, esses novos parques permitem que crianças com deficiência possam interagir e se sentirem incluídas em um ambiente que as acolha.

“É uma sensação indescritível!”, comemora Fábio, quando questionado sobre a sensação de ter um projeto tão lindo como esse saindo do papel. “Isso é o que eu queria ver por aqui, não um espaço que segrega e separa, mas que une pessoas”, destaca.

No parquinho todo mundo brinca

Além dos parques adaptados, o parquinho que já existia no Vitória Régia foi revitalizado e ganhou novos brinquedos. Além disso, foi criada uma grande passarela no entorno do playground para facilitar a locomoção e também foi instalado um bebedouro com água gelada.

Em parceria com a Construtora Bild e o Projeto Lazer, Inclusão e Acessibilidade, a academia ao ar livre, ao lado do parquinho, também foi remodelada.

Os endereços dos parques são:

Parque Vitória Régia:  Avenida Nações Unidas, 25-25 – Jardim Brasil
Praça Laurice Skaf Zogheib: Avenida das Bandeiras, quadra 4 – Vila Industrial

Compartilhe!
Carregar mais em Esportes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

‘Corujão’ reúne ciclistas para pedalar na madrugada em trilhas de Bauru

Se tem gente que vai dormir na madrugada de sábado (25) para domingo (26), saiba que tem u…