Férias é momento de relaxar, mas para quem vai pegar estrada é preciso tomar alguns cuidados antes. Todo carro possui um desgaste natural por conta da quilometragem e do tempo. Por isso, fazer uma revisão é importante para fazer uma viagem segura.

Quem faz a revisão do carro frequentemente evita muitas dores de cabeça, economiza dinheiro e ainda mantém o automóvel sempre em bom estado de conservação. Segundo o técnico automotivo da Lecardioly Performance, Diego Lima, “quem determina as revisões são as montadoras. Isso é chamado de plano de revisão e normalmente está descrito no manual do veículo”, afirma.

Normalmente é necessário fazer a revisão a cada dez mil quilômetros rodados ou a cada seis meses. Portanto é importante se atentar ao que chegar primeiro. Mesmo quando pouco usado, o veículo precisa passar pela checagem com seis meses porque mesmo parado, algumas peças se desgastam.

Entre os principais itens da revisão, estão: “óleo lubrificante, filtros do motor, fluidos, pastilhas e discos do sistema de freio, toda a parte de iluminação, estado do pneus e calibragem, suspensão, amortecedores, batentes, entre outros”, enumera o técnico.

Além de prevenir acidentes, revisar todos estes itens do carro ainda evita multas. O motivo é simples, pois o policial rodoviário pode autuar em casos de pneus carecas ou luzes queimadas, por exemplo. Outro cuidado é conferir se os equipamentos obrigatórios estão em ordem como cinto de segurança, extintor, triângulo, macaco, entre outros.

Durante a viagem

A revisão é somente o primeiro passo para uma viagem segura. Ao dirigir é fundamental se atentar ao painel do carro, pois ele vai avisar quando algo estiver errado. Caso você não saiba o que cada símbolo signifique, tenha sempre o manual em mãos, ele vai te explicar exatamente o que cada um indica.

Para finalizar e entrar nas férias sem nenhuma preocupação, ao dirigir, atente-se ao seu corpo! Diego ainda dá dicas de como se preparar para pegar a estrada.

“Descanse bastante antes de uma viagem longa. A cada duas horas de viagem, pare para tomar um café, se hidratar e ingerir alimentos leves. Se bater aquele sono, pare em algum local seguro e tire, pelo menos, 30 minutos de soneca, é o mínimo suficiente para continuar a viagem por mais algumas horas. Respeite o limite de velocidade nas rodovias, não ingira bebidas alcoólicas e não use o celular se estiver na direção”, enumera.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …