Quando se trata da compra de presentes de Natal, existem dois tipos de pessoas, as que compram tudo antecipadamente, e as que por falta de tempo ou procrastinação, acabam deixando para comprar quase em cima da hora.

Se você está lendo esta matéria provavelmente você se encaixa na segunda descrição. Mas não precisa se preocupar, pois apesar da correria, nem tudo está perdido!

Nesse momento é necessário ter calma e ser metódico, para conseguir comprar os presentes de Natal e, ao mesmo tempo, ficar longe de armadilhas para o seu bolso. Pois, segundo o administrador e assessor de investimentos, Gabriel Pagani, as empresas, por saberem que essa época é a que mais vende, acabam elevando os preços.

Os preços ficam mais altos quando vai se aproximando do Natal porque várias empresas sabem que é a época que mais vende, então elas se aproveitam disso”, explica.

Planejamento é essencial!

A consultora financeira, Lúcia Stradiotti, criadora do instagram @maeporinteiro_, recomenda que os bauruenses tenham um planejamento em mente.

Segundo ela, o ideal para esse momento é fazer uma lista de pessoas que você quer presentear e, de acordo com a sua realidade financeira, estipular um valor a ser gasto com cada presente.

O planejamento é o que ajuda a pensar de maneira racional na hora das compras, e evitar os gastos por impulso e aqueles motivados pelas emoções. Mas essa é geralmente a parte que todo mundo pula. As pessoas só vão direto na loja, sentem a pressão de ter de decidir logo porque deixaram para a última hora, e acabam comprando sem pensar no quanto estão gastando, se as parcelas cabem no orçamento, se poderiam pensar numa alternativa”, explica Lúcia.

Esse planejamento é importante para se precaver para o futuro e não passar por perrengues depois.

Sem essa organização, acabamos comprando coisa demais ou itens caros demais, e gastando um dinheiro que poderia ser essencial para pagar as contas de janeiro”, comenta.

Outra opção para não ficar com o bolso comprometido nessa situação, segundo Gabriel Pagani, é contar com a compreensão da família:

Uma alternativa é esperar as promoções do começo do ano e dar todos os presentes nesse período. Paga tudo com desconto e alegra a família toda”, explica.

Pesquisar e pesquisar!

Mesmo com o tempo apertado é importante sempre fazer uma pesquisa prévia dos itens que você está pensando em comprar.

Até porque, mesmo que não dê mais para comprar via online, você sempre pode negociar com os vendedores de lojas físicas usando o preço da internet como referência.

Mesmo se estiver a caminho das lojas, ligue em alguns lugares ou pesquise online os preços dos produtos que procura, para ter uma base e argumento para negociar, se for o caso. É também importante saber o preço real para não cair naquelas promoções enganosas, em que o produto sai pela ‘metade do dobro’, por exemplo”, recomenda Lúcia.

Lojas abertas no Natal

E se você está nessa correria, provavelmente vai gostar de saber quais lojas ficarão abertas para as compras, já que alguns estabelecimentos ficam fechados nessa época do ano.

Segundo Jair Cristóvão, presidente do CDL de Bauru, a maioria das lojas da região central ficarão abertas na véspera de Natal, funcionando das 9h às 18h.

Quanto aos shoppings, as lojas do Boulevard Shopping Bauru terão horário de funcionamento estendido hoje (das 10h às 23h) e abrirão das 9h às 18h no dia 24.

Já o Bauru Shopping terá suas lojas abertas das 10h às 18h na véspera de Natal.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Anne Hernandes
Carregar mais em Geral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orientação vocacional gratuita aplicada por estudantes de psicologia de Bauru pode ajudar vestibulandos a escolherem uma profissão

Escolher qual carreira seguir após terminar o Ensino Médio é uma decisão importante que po…