2020 está apenas começando e essa época é marcada por resoluções e planos para o ano que vem pela frente. Mas o que os próximos meses reservam? Os astrólogos de Bauru, Débora Dezzoti e Ricardo Leão, contam sobre as previsões para 2020 e ainda revelam o que cada signo pode esperar.

Sol rege 2020

  • A astróloga Débora Dezotti conta o que vem por aí no próximo ano que será regido pelo Sol:

O ano de 2020 será regido pelo sol. Tecnicamente, na astrologia, sol significa ego, vontade, essência, centro individual de consciência. Despedimos de um ano regido por marte, que foi determinado pelo impulso, coragem, ousadia, representado na figura do guerreiro e iniciamos um ano que será baseado no nosso poder pessoal e essência.

Que essência é essa? A essência de ser. Essência de simplesmente ser o que é. Ser.

Quando vivemos nosso ser em essência e falamos “sim” para nós, basta um sim, o universo passa também a falar “sim”, e o fluxo é do mínimo esforço. E como percebemos se estamos em essência? Como percebemos se estamos alinhados com esse sol que rege 2020 e com o nosso próprio sol? Essência e propósito de vida são a mesma coisa?

 

Astróloga Débora Dezzoti no sofá do Encontro com Espiritualidade. (Foto: arquivo pessoal)

A essência da alma está inserida no nosso propósito de vida, muito se fala sobre propósito de vida, mas o propósito é simplesmente ser. E quando somos? Quando percebemos que somos capazes de amar e assumimos a autoresponsabilidade pela nossa vida. Você toma uma decisão de ser protagonista da sua própria vida. Você decide abrir espaço para que tesouros que você guarda sejam abertos e compartilhados. Você decide ser autônomo diante da vida. Você deixa de ser vítima e passa a ser o personagem principal.

Percebe que é mais simples? Há um risco de incidirmos numa sensação de “erro” quando falamos em propósito de vida e atrelar apenas a decisões do campo profissional, o que gera até ansiedade como se tudo estivesse errado. Mas não é isso, o propósito é mais simples, e é a integração de todas as qualidades do “eu” (da sua identidade) e ampliação da capacidade de amar.

Quando o coração está aberto e há capacidade de amar, o universo flui, você traz prosperidade, boas conexões e oportunidades. Você muda o ponto de vista. Mudar o olhar é transformar-se e isso é o que pede um ano regido pelo sol! A partir da mudança de olhar, do afloramento da essência e da coragem de ser e amar.

Um ano que trabalha a autoconfiança, o poder pessoal e que a partir da confiança em si e no universo, a escolha do caminho tende a ser mais leve. E a sabedoria de que todos os caminhos, no final, se integram, de modo que não há certo e errado.

E cada pessoa tem uma forma única de sentir essa capacidade de ser e de fazer escolhas. Para isso, você precisa confiar na vida, confiar nessa capacidade de amar, que todo ser humano nasce em potencial, mas em algum momento, se distancia, por circunstâncias de dor ou sofrimento.

Nessa energia, é a oportunidade de alinhar a sua essência com suas ações e coração. É retomar onde você perdeu essa capacidade e reintegrar. É sair do mental e ir para o coração. É se ouvir. Deixe de ser guiado pelo medo, mas sim pela sua essência.

Um ano regido pelo sol será marcado por conquistas, realizações, determinação, pois, fortalece a nossa capacidade de cocriar a nossa realidade. Traz essa consciência que somos responsáveis o tempo todo por criar a realidade.
Também traz a luz, a claridade de visão, a lucidez para todas as áreas da nossa vida e para os nossos pensamentos.

Sol é energia vital, é alegria, é luz, é o que possibilita o contraste das nossas sombras, é o que integra, traz vida e equilíbrio. Assim, vamos ser luz, vamos ser sol, vamos deixar nosso brilho na vida!

Como o ano regido pelo sol vai refletir em cada signo?



As informações são da astróloga Débora Dezzoti.

2020: água, fogo, tempestade, trovoada e ventania

  • Confira o que o astrólogo Ricardo Leão diz sobre o próximo ano:

Ou se está pronto para abrir de vez as cortinas e começar seu “show” ou ficará tanto tempo no ensaio que sem perceber se tornará plateia. Esse é um ano para quem quer sair da inércia, por a mão na massa, arregaçar as mangas e sair à luta. Aqueles que têm tendência a fazer corpo mole, nesse ano, não terão vez e serão arrastados por aqueles que fazem acontecer ou esquecidos, num canto qualquer da multidão.

Os Orixás que comandam esse ano, não são orixás de meio termo. É tudo ou nada! É hora de pôr os pés no chão e parar de ficar sonhando, criando fantasias e protelando as coisas para um melhor momento que nunca chega.

Yemanjá

Ela traz, logo no início do ano, até março, a necessidade de se encontrar maior equilíbrio emocional e mental para lidar com as situações pessoais. A Grande Dona das Águas diz que é hora de termos mais maturidade em nossas vidas, em nossos relacionamentos, em nossos comportamentos. Avisa que esse ano, a terceirização da culpa, da tristeza ou das alegrias trará imensa frustração por parte das pessoas que agem dessa forma, não encarando as realidades que a vida nos impõe.

Ninguém terá muita paciência para carregar responsabilidades alheias, por fazer sempre a vontade dos outros e se colocar em segundo plano. Esse é o ano dos protagonistas, lembrando sempre que um bom protagonista sabe muito bem a hora de passar a fala e a vez no palco. Viver é uma arte e, nesse ano, pessoas que vivem fazendo monólogos, que acham que só elas têm razão e o mundo todo está errado, que querem tudo ao seu modo, se darão mal.

Por isso Yemanjá pede maturidade, pois ao entregar o ano nas mãos de Xangô e de Oyá, esse início de ano reflexivo passará a ficar muito mais frenético em suas energias e vibrações.

Oyá

Oyá vem falando que todos estaremos buscando por autonomia e liberdade, é um ano que favorece sobretudo as mulheres a saírem de relacionamentos abusivos, a se destacarem no mercado de trabalho e também a sentir uma maior liberdade em ser e se expressar como se é.

Oyá não quer parecer com nada, nem com ninguém. Oyá é tempestade, ventania, dobra quem a ela não se inclina e essa força acesa dentro de cada um de nós, fará com que busquemos por tudo aquilo que nos faz feliz com mais coragem, de maneira destemida, mas nem por isso inconsequente. Oyá pede cuidado apenas para que pessoas que tenham o gênio mais explosivo, repensem suas atitudes, pois as pessoas com quem se convive não estarão mais dispostas a aturar todo e qualquer chilique.

Lembra que Yemanjá fala de maturidade? Pois é, não se pode ter liberdade sem maturidade e a certeza de que sempre se arca com as consequências de toda e qualquer ação ou escolha. Nesse ano, em seu decorrer, ninguém ficará sem prestar contas, ainda que para si mesmo, para sua consciência, de seus atos, sejam eles bons ou não. Aliás a concepção de bem ou mal, certo ou errado, cai bastante por terra nesse ano.

A moralidade sem fundamento, o julgamento à revelia, os apontamentos e críticas visando destacar o que há de negativo ou as falhas nos outros, deixará muito mais claro o caráter de quem aponta do que o do que é apontado. De um certo modo, estaremos muito mais atentos uns aos outros e essa empatia será positiva, pois estaremos a caminho de entender que cada um faz de sua vida o que quer. Então faça você também de sua vida, aquilo que lhe cabe ou como eu disse no início, ficará no gargarejo sempre apontando quem brilha e se destaca, seja por péssimas ou excelentes atuações. Mas a vida é isso ATUAR – FAZER – VIVER.

Xangô

É onde encontraremos Xangô, orixá dos raios, do fogo, dos trovões, do brilho do Sol, da realeza. Orixá da dignidade, da honra, aquele que age de acordo com a verdade de seu coração e por isso vence.

Xangô não deixará espaço para as mentiras que contamos para nós mesmos. É hora de olharmos para nossas verdades, deixarmos de ser o que esperam da gente e sermos quem somos, aqui fica uma pergunta: Quem você seria se não tivessem te ensinado quem você deveria ser?

Novamente Yemanjá aparece trazendo reflexões profundas que nos farão ir além de nossos próprios limites e isso é fantástico, mas também pede a coragem de Oyá para se abrir os braços e se permitir viver a liberdade. Xangô favorecerá a liderança masculina, desde que seja justa, igualitária. Esse não é um ano onde as forças ficam oscilando na hora de puxar a corda – isso para homens e mulheres.

O machado de Xangô é duplo e aponta a natureza única de nossa duplicidade, todos carregamos em nós o oposto – anima e animus – luz e sombra – bem e mal – entenda que não estou dizendo isso ou aquilo, mas estou falando sobre sermos completos e que só podemos ser completos quando agregamos em nós nosso polo oposto. Pensem nisso!

Xangô fala ainda que será um ano onde a sede por justiça se fará mais forte mas temos que ter cuidado pois o que é justo para um pode não ser para outro, o que é verdade para um pode não ser a verdade do outro. Atitudes absolutistas, arrogantes, inflexíveis só trarão desordem em caos. O segredo do equilíbrio é o respeito por sua própria verdade e mais que isso o respeito pela verdade do outro.

O Grande Rei é quem manda sem mandar. Ele apenas observa e acompanha, então favorece aqueles que fazem valer a verdade que vai em seus corações. É um ano de vitória para quem não tiver medo de pegar pesado no trabalho e nos estudos, nada passa desapercebido do olhar de Xangô – esqueçam aquela velha máxima que dizem sobre Ele: “Quem deve paga, quem merece recebe”.

Isso é muito mais amplo para ser compreendido apenas no sentido de que a Terra gira em torno de seu umbigo e que todas as razões são suas. Xangô coroa quem se esforça, quem se auto lápida, quem busca ser um ser humano melhor, mais participativo do que falador, mais apoiador do que julgador, Xangô, dizem, tem duzentas soluções para um único problema.

Portanto, faça sua parte e conte com a ajuda do Grande Rei, com certeza agindo assim terá um ano coroado de vitórias, ainda que pequenas. Afinal, toda casa começa de baixo para cima. Esse é o ano na consciência, da liberdade e da coroação dos esforços.

No âmbito social

Essa tríade de orixás traz a vontade de ver as promessas saírem do papel, o que dificultará e muito o papel dos políticos de modo geral. As cobranças sociais estarão mais fortes, a tendência é que uma grande onda de protestos venha a surgir, o que na realidade é uma continuação do que se acontece atualmente.

Para o presidente, será um ano ainda mais desafiador, pois suas palavras não serão sustentadas por ele nem por pessoas de sua família, o que fará com que a sua aceitação continue caindo, podendo culminar em cenários políticos já conhecidos e que podem prejudicar a economia do Brasil que nesse ano estará ainda mais flutuante.

Se por um lado os microempresários podem aumentar, os custos para empresas, impostos e falta de apoio vindo do alto, poderá trazer uma série de falências e aumentar o desemprego no Brasil.

Educação e saúde, continuarão sendo as principais áreas para se trazer melhorias e poderá contar com uma maior atenção dos governantes. É um ano de quebra de partidos, de término de alianças e escândalos – pasmem – inesperados. Se é que isso é possível.

Ano de água, fogo, tempestades. Já viu o desenho das tragédias naturais, não é? O problema fica por conta de grandes incêndios que podem continuar a acontecer. O meio ambiente continuará despertando a atenção do exterior. As exigências sobre o atual governo poderá trazer crises entre países que antes apoiavam o Brasil, com isso, mais queda na economia.

Enfim, essas questões são necessárias para colocar o cenário em ordem e permitir que velhos “diretores” saiam da direção e antigos “atores” cedam espaço a quem tem mais a dar.

Num ano de energias tão fortes, nada fica no lugar! E é preciso entender que temos que aceitar os tremores de nossas terras interiores, o alagamento de emoções retidas para que vazem, o vendaval nas antigas e ultrapassadas ideias para que possamos prosseguir feito água de rio, à caminho do mar que, cheio de bênçãos, nos aguarda.

Búzios: previsão para cada signo

Ricardo Leão, por meio dos búzios, conta que cada signo terá o apoio e amparo de um Orixá no decorrer deste ano. “Vamos ver que força eles estarão dando a você?”, convida o astrólogo.

– Áries – Orixá Oxalá: Senhor da Luz, da Paz e da Consciência

Oportunidades – Este ano trará a capacidade de controlar melhor os impulsos e isso refletirá em melhores possibilidades de trabalho e harmonia nas relações.

Desafios – Convém não ficar adiando coisas que tem urgência em ser feitas e decisões a serem tomadas. Agir com sensatez não é o mesmo que se deixar levar pela inércia.

Atenção Redobrada – Cuidado ao pegar para si problemas que não são seus, você pode acabar se sobrecarregando e se metendo onde não deve.

– Touro – Orixá Yemanjá: Senhora dos mares e Mãe da evolução pessoal

Oportunidades – Yemanjá, como uma das regentes do ano, trará grandes chances de superar limitações e principalmente de estabelecer metas e atingir objetivos. No amor, seja mais flexível.

Desafios – Tenha cuidado para não querer tudo apenas para si e controle a tendência de querer controlar tudo. Dar liberdade para as pessoas serem como são é a maior prova de amor.

Atenção Redobrada – Deverá tomar cuidado com as oscilações de humor no decorrer desse ano, pois isso pode acabar afetando suas emoções e trazendo problemas na garganta e dores musculares.

– Gêmeos – Orixá Oxóssi: Pai da caça, Senhora da Fartura

Oportunidades – Nada será capaz de barrar sua força no decorrer desse ano, mas convém levar a cabo tudo o que começa e evitar ficar pulando de galho em galho, seja nas metas, objetivos e relacionamentos.

Desafios – Aprenda a não desistir das coisas nos primeiros desafios. É hora de agir com mais maturidade e pensar duas vezes antes de levar adiante assuntos que não lhe digam respeito.

Atenção redobrada – Cuidado com aquela sua natureza de querer trazer, para sua vida pessoal, todas as pessoas que você conhece. Esse ano pede mais atenção e seletividade em suas companhias.

– Câncer – Orixá Ewá: Senhora das Delicadezas, Mãe do Céu estrelado

Oportunidades – Use e abuse da sua intuição que estará mais do que aflorada nesse ano. Será um ciclo de renovações onde não terá medo de deixar para traz o velho e construir a vida de seus sonhos.

Desafios – Tenha cuidado com o hábito de querer cuidar demais das pessoas, pois isso poderá soar como intrusão para certas pessoas. O silêncio em suas metas pessoais será seu grande aliado para a vitória.

Atenção redobrada – Não se feche tanto, não se isole, aprenda a deixar as mágoas do passado para trás. Aprenda que a vida é agora, daqui para frente e não dá para caminhar para o futuro com os olhos voltados para o passado.

– Leão – Orixá Oxum: Senhora das águas doces e do amor

Oportunidades – Seu brilho, charme, encanto e magnetismo estarão ainda mais aflorados. No trabalho, os orixás favorecem a busca por novos caminhos e ousar o novo. No amor, é hora de decisões mais centradas na realidade.

Desafios – Cuidado para não achar que certas guerras estão ganhas apenas por ter vencido algumas batalhas. Nesse ano, apesar de toda sorte, terá que aprender a desviar com delicadeza dos obstáculos e não bater de frente com pessoas de poder.

Atenção redobrada – Com a mania de querer se impor, poderá perder algumas amizades no decorrer desse ano. O ideal é saber abraçar a diversidade e reconhecer no outro também suas próprias falhas.

– Virgem – Orixá Ogum: Senhor das batalhas e da tecnologia

Oportunidades – Estratégia. Essa será sua palavra-chave para este ano. Você saberá a hora exata de avançar, recuar e com isso atingir seus objetivos será muito mais favorecido. No amor, deve ter cuidado com o excesso de discussões e exigências que não levam a lugar nenhum.

Desafios – Relaxe mais. Com tantas metas e objetivos, é possível que acabe não relaxando como deveria, com isso o corpo pode acabar dando alguns sinais de falta de vitalidade.

Atenção redobrada – Cuide melhor de sua alimentação pois nesse ano seu estômago e aparelho digestivo em geral poderá estar mais sensível. Evite pular refeições e se empanturrar de comidas industrializadas.

– Libra – Orixá Oyá: Rainha dos Raios e das Tempestades, Senhora da Independência

Oportunidades – Olha Libra, nesse ano você estará agindo de forma mais decidida. A diplomacia e o velho hábito de por panos frios em tudo ficará de lado, o que fará com que tenha mais coragem e determinação para vencer. No amor, haja sensualidade. Conquistas a caminho.

Desafios – Nem tanto ao céu e nem tanto a terra Libra. Você pode acabar se perdendo um pouco entre o ponto de equilíbrio em suas decisões. Dê mais atenção aos seus instintos e intuições antes de decisões importantes.

Atenção redobrada – No amor as emoções estarão muito mais exacerbadas graças à Oyá que não gosta de perder tempo. Portanto, cuidado com relações que estejam em crise para não tomar decisões precipitadas. Pense com o coração.

– Escorpião – Orixá Oxumaré: Orixá do Arco-íris e da Abundância

Oportunidades – A sua capacidade de ressurgir das cinzas quando menos se espera estará mais evidente nesse ano. Você será capaz de dar continuidade aos seus projetos e se engajar em novas empreitadas sem medo. No amor, a liberdade poderá falar mais alto e, se não souberem respeitar seu tempo, você não pensará duas vezes para se afastar de quem quer que seja.

Desafios – Cuidado para não levar tudo para o lado pessoal no decorrer desse ano, convém reduzir o ego e entender que não é porque alguém pensa diferente de você, deve ser considerado seu inimigo.

Atenção redobrada – Evite a todo custo se deixar levar por momentos de raiva, falando mais do que deveria apenas para ferir as pessoas, pois toda flecha lançada, saiba, um dia retorna a você.

– Sagitário – Orixá Xangô: Orixá dos raios e trovões, Pai da Justiça

Oportunidades – Chegou sua vez de brilhar sagitário! Mas saiba que não sem esforço, disciplina e dedicação. Xangô abrirá as portas que até agora estavam fechadas para você, o que facilitará seu sucesso. Conte com o apoio de pessoas influentes para chegar onde almeja.

Desafios – Cuidado com o deslumbramento em suas vitórias, afinal, é quando se vence e se está por cima que mais se deve trabalhar para manter sua posição. Esse ano não favorecerá deixar pendencias, nem fazer corpo mole.

Atenção redobrada – Com a vida seguindo seu curso e o sucesso como companhia, tenha certeza de que muita gente poderá se aproximar para querer uma lasquinha de seu bolo. Saiba a quem chamar de amigo.

– Capricórnio – Orixá Logunedé: O Príncipe entre os Orixás – Orixá da Alegria

Oportunidades – Esse será um ano incrível para você! Seu astral tende a estar mais iluminado e com isso poderá se destacar entre as pessoas com quem convive facilitando conquistas pessoais e no trabalho. Ser feliz é fácil, mas requer coragem. Nesse ano, seja você.

Desafios – Pode ser que com a vida social um pouco mais agitada, você, que geralmente tem todas as suas responsabilidades sob controle, acabe se perdendo um pouco. Ache a justa medida entre seriedade e leveza e tudo correrá melhor do que o esperado.

Atenção redobrada – Cuidado com as decisões precipitadas, pois nesse ano, em alguns momentos, você poderá se ver em papos de aranha por dar passos maiores do que a perna. Ser uma pessoa destemida não implica em ser inconsequente.

– Aquário – Orixá Omolu: Pai do Sol, Senhor da Terra e da Cura

Oportunidades – Este será um ano onde você poderá estar mais sensível as suas próprias necessidades e, à princípio, poderá querer se isolar um pouco para repensar a vida. Isso fará com que, a partir de março, comece o ano com garra e luz redobradas.

Desafios – Ainda no início desse ano, deve ter cuidado para não se fechar demais e acabar afastando pessoas que quer bem. Tente encontrar um meio de estar no seu ciclo social, mas sem perder sua identidade.

Atenção redobrada – Você não poderá deixar mais que em certas situações as pessoas ou o “destino” decidam as coisas por você. Esse ano pede autonomia, e de um modo ou de outro, você terá que entender seu papel em cada situação e fazer escolhas aceitando as consequências.

– Peixes – Orixá Ossaim: Orixá das Folhas e da Magia

Oportunidades – As folhas e as flores crescem sem que ninguém as veja crescer ou desabrochar. Neste ano, sua força para vencer e brilhar estará justamente aí, em não fazer alarde sobre si e seus planos. No amor, cuidado com atrações repentinas por pessoas complicadas.

Desafios – Acredite mais em seu poder pessoal. Nada, nem ninguém será capaz de te barrar se você deixar claro seus limites e suas vontades, o que quer ou não, ainda que isso magoe alguém. Se tiver que optar por alguém nesse ano, opte por você em primeiro lugar.

Atenção redobrada – Cuidado com intoxicações alimentares e evite se medicar por conta própria. Se deseja cuidar da saúde, fazer dietas, exercícios, cirurgias, procure pessoas capacitadas para isso. Escolher atalhos poderá trazer danos para sua saúde e prejuízo ao seu bolso.

Consultoria

Débora Dezotti: Astróloga com ênfase em Desenvolvimento Pessoal e Terapeuta Transpessoal, fundadora do @astrosintonia.
Contato: (14) 98104-9056

Ricardo LeãoOrientador Espiritual, Bàbáláwo e Especialista em Jogo de Búzios e Cultura Africana, Instagram @awoconscienciadivina
Contato: (14) 99685-9059

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …