A Secretaria de Saúde de Bauru, por meio da Divisão de Saúde Mental (DSM), aderiu, pela primeira vez, à campanha “Janeiro Branco”! Por isso, promoverá, entre os dias 20 a 24 de janeiro, ações que estimulem nas pessoas reflexões sobre si mesmas. 

“A Secretaria de Saúde já realizava atividades de reflexão acerca da saúde mental em datas que tangenciavam o assunto. Porém, é a primeira vez que, de fato, a campanha é aderida pela Prefeitura e há a preocupação direta em se promover um diálogo com a população sobre o assunto”, explica Valeria Gimenes, responsável temporária da Divisão de Saúde Mental (DSM) da Secretaria de Saúde.

Ainda, Valeria pontua que a importância do evento é o fato de ser uma proposta de promover a saúde mental (emocional e psicológica), para além da física, cujo cuidado já é amplamente incentivado. 

Ações 

Para isso, a DSM realizará oficinas nos grupos terapêuticos e salas de espera das unidades da rede de Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo principal é estimular hábitos saudáveis e falar sobre tudo que valorize a saúde mental das pessoas.

“As oficinas terão aspecto semelhante ao de rodas de conversas, em que se pretende atingir o diálogo horizontal entre os especialistas no assunto e a população”, acrescenta a responsável. 

As atividades ocorrerão nas Unidades Básicas, nas Unidades de Saúde Mental e na CAPS Infantil e serão guiadas a partir da participação dos envolvidos na atividade.

Além disso, a campanha tem como objetivo sensibilizar as mídias e as instituições sociais em relação à importância de projetos estratégicos, políticas públicas, recursos financeiros, espaços sociais e iniciativas socioculturais. 

Tudo isso com a intenção de valorizar e atender às demandas individuais e coletivas a respeito da saúde mental, englobando aspectos psicológicos e emocionais.

Ademais, em parceria com os Programas de Integração e Assistência à Criança e Adolescente, serão desenvolvidas ações em todos os serviços da organização.

Campanha nacional

O Janeiro Branco é uma campanha nacional que surgiu devido à preocupação da Organização Mundial da Saúde (OMS) com a deterioração da saúde mental da população na atualidade. 

Para a OMS, a saúde mental é o “estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, lidar com as inquietudes da vida. Além disso, também é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade”.

Serviço 

Semana “Janeiro Branco” em Bauru
Data: 20 a 24 de janeiro
Local: Unidades Básicas, nas Unidades de Saúde Mental (www2.bauru.sp.gov.br/saude/servicos_saude.aspx) e na CAPS Infantil (R. Azarias Leite, 38 – Quadra 13 – Jardim Estoril)
Site: www2.bauru.sp.gov.br/saude/

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru.
Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…