Entre 15 de janeiro e 14 de junho, o Sesc Bauru recebe a exposição “Para Respirar Liberdade”, que celebra os mais de 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Com visitação gratuita, a mostra apresenta as obras do artista e ativista Otávio Roth.

A exposição convida os bauruenses para uma reflexão sobre sociedade, solidariedade e desenvolvimento cidadão. A ideia de criar a mostra surgiu em 2018 com o Sesc SP, o Instituto Vladimir Herzog e o Acervo Otávio Roth.

Itinerante, a exposição surgiu em São Paulo, no Sesc Bom Retiro, no ano exato dos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. A declaração, adotada em 10 de dezembro de 1948, na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, estabelece diretos básicos e comuns a todos os seres humanos.

“Para Respirar Liberdade”

Abertura da Exposição “Para Respirar Liberdade – Direitos Humanos na obra de Otávio Roth” na unidade Bom Retdiro, em São Paulo (Foto: Anderson Rodrigues)

A exposição já passou por Jundiaí e, agora, chega ao Sesc Bauru. Ela também homenageia o artista plástico internacionalmente conhecido Otávio Roth (1952-1993). Ele dedicou sua vida e sua expressão artística à defesa e à difusão dos direitos humanos, consagrados no texto da ONU.

“Para Respirar Liberdade” reúne obras que representam os 30 artigos da Declaração. As obras são produzidas em xilogravura de grandes dimensões sobre papel artesanal confeccionado pelo próprio artista. Desde 1981, três álbuns da mesma série estão em exposição permanente nas sedes da ONU de Nova Iorque, Genebra e Viena.

Arte de Otávio Roth. Artigo 1o, Série Declaração Universal dos Direitos Humanos em português (1984). Coleção da família.

Com curadoria de Fábio Magalhães e Isabel Roth, a mostra conta também com a montagem da instalação “População II”, livremente inspirada em “População” (1988) e O Jardim” (1989). Além da instalação itinerante de arte participativa “A Árvore” (1990), composta por folhas de papel pintadas individualmente por crianças do mundo inteiro.

Devido à morte prematura do artista, em 1993, a obra não foi finalizada. Em compensação, vinte anos após sua interrupção, o projeto A Árvore foi relançado pelo Acervo Otávio Roth como uma obra que materializa o processo contínuo de promoção da cultura da paz através da sensibilização de crianças de diferentes origens e de diferentes gerações.

Serviço
Exposição Para Respirar Liberdade – 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos
Abertura: dia 15/1, quarta, 19h30
Visitação: De 16 de janeiro a 14 de junho, terça a sexta, das 8h às 12h (somente para grupos agendados) e das 13h15 às 21h30. Sábados, domingos e feriados, das 9h45 às 18h
Local: Área de Exposições do Sesc Bauru (Av. Aureliano Cardia, 6-71)
Mais informações: (14) 3235-1750

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…