A melhor parte das férias é podermos fazer tudo o que queremos fazer durante o restante do ano, mas não temos tempo. Seja apenas para descansar ou cultivar um hábito gostoso, o período das férias é ótimo! 

Assim, para os amantes da leitura e escrita, esse período é ótimo para colocar a leitura em dia ou ir atrás daquela obra que ficou parada na cabeceira durante o ano. E, quem curte atividades relacionadas à leitura e cultura terá uma oportunidade diferente de cultivar essa preferência. 

Isso, porque a Secretaria de Cultura, por meio da Divisão de Bibliotecas, da Pinacoteca Municipal, do Museu Ferroviário Regional e do Museu Histórico Municipal, apresenta uma programação especial de férias entre 24 de janeiro e 1 de fevereiro!

De acordo com o atual diretor da Divisão de Bibliotecas de Bauru, José Luiz de Oliveira Coutinho, a ideia de realizar a programação tem mais de um propósito. A programação de férias surgiu com dois objetivos: incentivar a prática de leitura, aproveitando o período de férias do ano letivo escolar, e ser uma preparação para a edição da anual Feira do Livro do município”, explica

Além disso, o diretor também pontua que essa é uma possibilidade de analisar as dificuldades, as potencialidades, o público e a recepção de eventos dentro das bibliotecas. 

Dessa forma, a programação será variada e as atividades tomarão os espaços das Bibliotecas Ramais. E, de forma justa, todas apresentarão o mesmo programa: a exposição de fotos “Bauru em Fotos”, e atividades de contação de histórias “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias”.

Sobre as exposições 

“Bauru em Fotos” é uma exposição de fotos do Museu Ferroviário Regional e do Museu Histórico Municipal. Seu principal objetivo é promover o reconhecimento do município em diferentes épocas, já que a exposição trará fotografias mostrando Bauru de antigamente e da atualidade.

Enquanto isso, “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias” é um espetáculo teatral que conversa com o ato de contar histórias. O espetáculo traz à cena um simpático casal de idosos, que convida o público para tomar um café em sua casa para contar histórias sobre a cidade de Bauru e seu entorno. 

O espetáculo tem como propósito valorizar o imaginário e proporcionar um encontro com histórias regionais, destacando a importância do café e da chegada da ferrovia para o desenvolvimento da região.

Ademais, essa contação de história foi selecionada pelo Programa de Estímulo à Cultura de Bauru e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Outra atividade de destaque que compõe a programação é a exposição “Retratos de Bauru”. Ela contará com obras do artista bauruense Plácido, que fez da Pinacoteca seu “ateliê”, assim quem passa tem a oportunidade de vê-lo pintar.

Para o diretor da Divisão de Bibliotecas de Bauru, a realização de eventos nos espaços das bibliotecas é fundamental no processo de criação do hábito de leitura, do respeito ao espaço comum e a terceiros, da prática de sociabilização e do acolhimento institucional da população. 

Apesar de ser aberta para todos os públicos, alguns eventos da programação são voltados para faixas etárias específicas. “A organização da programação teve a preocupação em promover atividades com público-alvo específico, mas que contemplasse tanto crianças em seus primeiros contatos com a leitura, quanto a terceira idade”, pontua José Luiz.

Ainda assim, não é necessária a inscrição prévia para nenhuma das atividades! 

Confira a programação completa:

24 de janeiro (sexta-feira): Biblioteca Ramal do Jardim Progresso – “Vanir de Carli Cunha” (Rua João Borges, 2-1 – Jardim Progresso):
  • 19h30:  Abertura da exposição “Bauru em Fotos”; 
  • 20h: Contação de histórias – “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias”;
  • 21h: Apresentação do grupo de música da Biblioteca local;
25 de janeiro (sábado) – Biblioteca Ramal Geisel (Rua Alziro Zarur, 5-08 – Núcleo Geisel):
  • 9h: Abertura da exposição “Bauru em Fotos”;
  • 9h: Bazar Solidário;
  • 10h30: Contação de histórias – “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias”;
26 de janeiro (domingo) – Sala de Leitura Jardim Ouro Verde (Rua Gabriel Morales, 1-24 – Jardim Ouro Verde):
  • 9h30: Abertura da exposição temática “Bauru em Fotos”;
  • 10h: Contação de histórias – “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias”;
26 de janeiro (domingo) – Biblioteca Ramal de Tibiriçá – “Lucy Rangel Fraga” (Rua Carmelo Zamataro, Quadra 3 – Centro Rural de Tibiriçá):
  • 17h: Abertura da exposição “Bauru em Fotos”;
  • 17h30: Contação de histórias – “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias”;
  • 18h: Apresentação da Bateria do Bloco Estrela do Samba;
31 de janeiro (sexta-feira) – Biblioteca Ramal da Vila Falcão – “Maria Raquel Zanni Arruda” (Rua Domingos Bertoni – 7-50 – Vila Falcão):
  • 9h: Abertura da exposição “Retratos de Bauru”
  • 9h: Abertura da exposição “Bauru em Fotos”
  • 9h30: Contação de histórias – “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias”
1 de fevereiro (sábado) – Estação Cidadania (antigo CEU das Artes – Rua Maria José Silvério Dos Santos, Quadra 02 – Conjunto Habitacional Pastor Arlindo Lopes Viana):
  • 17h: Abertura da exposição “Bauru em Fotos”;
  • 17h30: Contação de histórias – “Nos trilhos de Bauru – uma estação de histórias”;
  • 18h: Apresentação musical do grupo de Música do Prof. José Coutinho.

Serviço 

Programação de Férias nas Bibliotecas Ramais
Data: 24 de janeiro a 1 de fevereiro
Local: Biblioteca Ramal do Jardim Progresso; Biblioteca Ramal Geisel; Sala de Leitura Jardim Ouro Verde; Biblioteca Ramal de Tibiriçá – “Lucy Rangel Fraga”; Biblioteca Ramal da Vila Falcão; Estação Cidadania.
Site: www2.bauru.sp.gov.br/cultura/bibliotecas.aspx

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Série Alma, de Juliana Alvarez, está em exposição em Bauru

De 17 de abril a 17 de maio, o Espaço Cultural Leônidas Simonetti recebe a série Alma. O t…