Você já parou para pensar que, muitas vezes, podemos estar diante de uma paisagem muito bela, mas não temos noção disso? Isso pode ocorrer porque, do ângulo pelo qual estamos enxergando, não temos essa dimensão! 

Quem nunca suspirou com aquelas fotos tiradas do espaço da Terra, não é mesmo? Porém, ao sair de casa não deu muita trela para a vista. Pois é bem por aí. 

Com esse olhar, e também com o privilégio de ver tudo lá de cima, o piloto Lu Marini fotografou mais de oito mil quilômetros de rios brasileiros. Agora, a cidade de Bauru receberá, de 28 de janeiro a 07 de fevereiro, o resultado da expedição em uma exposição inédita na Galeria Municipal.  

Intitulada “Pelos Ares – 8.375 km de Rios”, a mostra reúne um precioso material obtido pelo piloto, que é um dos mais importantes expedicionários de paramotor – uma adaptação do parapente com motorização auxiliar – do mundo, em suas expedições por alguns dos principais rios do país.

As fotos e vídeos selecionados retratam a importância dos rios, suas belezas naturais e as maneiras racionais de cuidar do meio ambiente. Por isso, “Pelos Ares” consiste em uma exposição temática, focada na abordagem de princípios sustentáveis e na cultura. 

Assim, possui o intuito de conscientizar os visitantes sobre a importância da utilização correta dos nossos recursos hídricos e da preservação do meio ambiente. Além disso, também dá a oportunidade de conhecer lugares, a história e a vida do povo ribeirinho.

Mas não é só isso! A mostra ainda contará com um simulador de realidade virtual, em que o visitante chegará mais próximo da sensação de voar.

Sobre Lu Marini

Lu Marini, natural de Itu, é administrador de empresas por formação e consolidou sua carreira profissional nas áreas de Consultoria, Comunicação e Marketing. Com passagem por grandes corporações, fundou a própria empresa em 1990, direcionando suas atividades para marketing e produções.

Hoje, atua como diretor, produtor e protagonista de diversos documentários para a televisão, entre eles a série de expedições “Rastreando e Pousos e Decolagens”. 

No esporte, é piloto instrutor master de paramotor, recordista continental de altitude e único piloto do mundo a sobrevoar um vulcão em atividade (Popocatépetl/México). Já formou mais de 450 pilotos nos últimos anos, além de ser instrutor da tropa de elite da Marinha do Brasil.

Com reconhecimento internacional, Lu Marini ganhou espaço nos grandes veículos de comunicação por suas expedições, entre elas os sobrevoos pela rodovia Transamazônica e pelos rios São Francisco e Doce, transmitidas pelo Fantástico, programa exibido na Rede Globo de Televisão.

Projeto Rios

Em 2014, Lu Marini deu início ao Projeto Rios, decolando para sobrevoar toda a extensão do rio mais poluído do Brasil. Foram mais de 1.100 quilômetros sobre o Tietê, conhecendo de perto os problemas da poluição que o rio enfrenta, além de presenciar a maior seca dos últimos setenta anos.

No ano seguinte, o piloto de aventura decolou para sobrevoar o Rio São Francisco. Foram trinta dias e quase três mil quilômetros documentando a situação atual de um dos cursos d’água mais importantes da América do Sul.

Em 2016, o desafio foi conhecer o rio mais limpo do estado de São Paulo, o Rio Paranapanema, e mapear os focos de mosquito da dengue na região. Em setembro do mesmo ano, o desafio mais emocionante de sua carreira foi realizado ao sobrevoar toda a extensão do Rio Doce e acompanhar de perto todos os problemas enfrentados pela comunidade ribeirinha.

No ano seguinte, Lu Marini sobrevoou um dos rios mais importantes do Brasil, o Araguaia. Foram 25 dias sobrevoando as belezas de um rio explorado turisticamente e conhecendo histórias emocionantes de quem mora às margens do rio.

Por fim, a exposição “Pelos Ares – 8.375 km de Rios” é um projeto do ProAC com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria Estadual de Cultura, com produção da Fly Comunicação e Amanco, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. 

Serviço

Exposição “Pelos Ares – 8.375 km de Rios”
Local: Galeria Municipal Angelina W. Messenberg (Av. Nações Unidas, 8-9, Centro)
Data: 28 de janeiro a 07 de fevereiro (todos os dias, das 9h às 18h)
Classificação indicativa: Livre

As informações são da assessoria de comunicação da Prefeitura de Bauru. 
Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Paula Borim
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Alunos da Banda Sinfônica Municipal de Bauru estão na final de concurso internacional

Oito alunos e ex-alunos da Banda Sinfônica de Bauru foram selecionados para a fase final d…