A banda bauruense Acústicos e Calibrados, também conhecida como Calibrados, é formada por Thiago Xavier (vocalista), Rica Nogueira (guitarrista), Euler Silva (baterista) e Márcio Lanzarini (baixista).

O grupo musical, que começou como uma brincadeira, já está há 11 anos na estrada fazendo shows que animam os bauruenses.

O Calibrados começou como uma maluquice nossa, era algo só para fazer um barato. Começamos com o nome Three Blues, que era um nome nada a ver porque a gente só sabia tocar três blues, que eram os únicos em nosso repertório. Posteriormente, o Xavier veio com a ideia de Acústicos e Calibrados que era um nome mais ‘etílico’ para Acústicos e Valvulados. Gostamos e decidimos aderir” , explica Márcio.

Música sem rótulos

Apesar da banda ter seu estilo pautado no Rock’n’Roll é difícil estabelecer um rótulo de gênero musical, já que o grupo tem vários projetos com propostas diferentes. O intuito é fazer com que cada evento ou festa onde tocam tenha uma cara diferente.

Alguns desses projetos, que mesclam covers musicais com composições autorais, são Calibrados Toca Raul, Calibrados Country, Calibrados toca Credence, Calibrados Class (que atende casamentos e festas) e Calibrados BR.

Nosso repertório é pautado no Rock’n’ Roll, mas procuramos colocar músicas consagradas e também gostamos de transformar músicas em rock, por isso temos muitas versões. Então nossos shows têm músicas mais clássicas, nossas versões e nossos autorais também”, comenta Rica.

Composições autorais

Segundo os integrantes, a banda começou a compor em meados de 2010, tendo gravado seu primeiro álbum, o EP Calibrados, em 2014.

Agora, seis anos depois, o grupo vai lançar seu segundo disco “Velhas Sortidas” que une composições produzidas pela banda ao longo do tempo, formando um álbum bem variado.

Nesse tempo estávamos focando em outros projetos e a gente acabou parando de gravar músicas autorais, mas continuávamos compondo. Agora a gente fez uma limpa no arquivo escolhendo as mais legais e decidimos lançar. Selecionamos as que a gente achou que tinha mais a ver com o momento e que faziam sentido entre si e estamos escoando uma parte da produção, mas tem coisa para caramba para sair”, revela Márcio.

Três singles do “Velhas Sortidas” já podem ser ouvidos pelos bauruenses em plataformas digitais como Deezer, Spotify e Youtube. As canções já lançadas são: “O Presente” (novembro 2019), “Hohoho” (dezembro 2019) e “A Dança” (janeiro 2020).

Show gratuito no Sesc

Os Calibrados farão um show no Sesc Bauru no dia 5 de fevereiro, a partir das 20h, a fim de apresentar as outras seis faixas do álbum. O evento será gravado e posteriormente as filmagens ficarão disponíveis no canal do Youtube da banda “TV Calibrados”, por conta disso, haverá uma produção no palco que contará com um telão Led e cenário.

A apresentação terá entrada gratuita, será uma prévia exclusiva do álbum para o público que estiver presente, já que o lançamento de todas as músicas nas plataformas digitais só será realizado no dia 21 de fevereiro.

Entretanto, Márcio comenta que abrirá uma exceção para os fãs que mencionarem essa matéria e quiserem conhecer mais algumas canções antes do show:

“A galera que ler esta entrevista do Social Bauru e quiser conhecer algumas músicas antes de serem lançadas pode enviar um inbox para a gente que mandamos algumas canções para a pessoa já ir se familiarizando antes do show”, promete.

Apoio: Rms Studios, Catnip Audiovisual, Art Festa, Jornal Da Cidade, We Coworking
Patrocinadores: Barbearia Bauru, Powerlife Gym, Coach Magnani, Ótica Prince, Tattoo Age Art Gallery, Lojas Trovarelli

Serviço
Show do Calibrados
Data: 5 de fevereiro, a partir das 20h
Local: Centro de Convivência do Sesc (Av. Aureliano Cardia, 6-71 – Vila Cardia)
Telefone: (14) 3235-1750
Site: calibrados.com.br/
Facebook: www.facebook.com/calibradosoficial/

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…