Assim como o arroz está para o feijão, o português está para a matemática. Um completa o outro, é a combinação exata! Por isso, não haveria nome melhor do que Combinação Exata para o projeto de aulas particulares e cursos dos professores de Bauru, Paulo Estevão e Leila Morales.

Lecionando há mais de 40 anos, ele matemática e ela português, o casal acredita que as duas matérias são a base da aprendizagem. Leila ainda reforça que aprender sobre números e letras é fundamental para desenvolver habilidades em outras disciplinas.

“Cada vez mais observamos que as habilidades e competências são avaliadas nesses dois aspectos principalmente. Então, é a combinação exata para que o aluno se desenvolva em outros conteúdos. As duas matérias são a base”, aponta. Por isso, eles dão continuidade ao projeto pessoal.

Formação e acolhimento do aluno

Sobretudo, mais do que oferecer acompanhamento aos alunos com cursos de aprofundamento, o casal ainda desenvolve um trabalho afetivo. “Você consegue desenvolver um trabalho muito interessante e feliz. A nossa proposta maior é o acolhimento e desenvolvimento do aluno, afinal, são dois professores que convivem em família e gostamos de levar isso aos alunos”, afirma Paulo.

Por isso, além do aprofundamento para o vestibular, eles oferecem os cursos de português e matemática para os alunos que ingressaram no Ensino Médio. Segundo o casal, a principal característica do projeto é a formação do aluno, portanto, o acompanhamento começa já no 1° ano e segue até finalizar o Ensino Médio.

Outro ponto a se destacar é o cuidado de Leila e Paulo com o aluno. A preocupação em perceber cada um de forma individual foi o principal motivo para optarem por, no máximo, 12 alunos por sala. “Com essa característica e com a experiência, nós conseguimos observar quais são as dúvidas do aluno e onde nós precisamos trabalhar mais. Muitas vezes são dificuldades de aprendizagem, mas outras vezes são emocionais. Então, temos casos de muitos alunos em que detectamos que eles precisam de uma autonomia maior, de uma autoestima mais bem trabalhada”, esclarece a professora Leila.

Portanto, o Combinação Exata apresenta três formas de desenvolver as habilidades em português e matemática: aulas de aprofundamento, aulas particulares e cursos para o vestibular. As aulas de aprofundamento são voltadas para quem quer começar a se preparar para o vestibular. As aulas particulares são emergenciais, para alunos que têm dúvidas especificas ou querem estudar para uma prova. Já os cursos de português envolvem redação, interpretação de texto e apoio gramatical.

Aprendendo português

Por terem mais de quatro décadas de experiência em sala de aula, os professores já trabalharam com diversos materiais didáticos. Por isso, eles possuem facilidade para abordar todos os assuntos, além de saber qual complemento oferecer para que o aluno aprenda de uma forma mais assertiva.

O curso de português, ainda, vem com uma proposta complementar para a redação. Leila conta com a ajuda da filha, a professora Lígia Maria de São Paulo, graduada em Jornalismo, Letras e editora de Língua Portuguesa, que traz um aprofundamento por meio de aulas online e vídeos.

“Além de mim, na parte presencial, temos a participação dela, porque ela traz um olhar diferenciado. Ela trabalha com literatura, filosofia, música e com cinema, então traz referências que o aluno precisa para a redação”, explica Leila.

Professora Lígia Maria (Foto: arquivo pessoal)

A professora Lígia Maria ainda complementa, contando que traz materiais, como manuscritos de autores brasileiros, para mostrar como é processo de escrever um texto. Aperte o play e escute mais sobre o trabalho de Lígia Maria no Combinação Exata.

Descomplicando a matemática

Para muitos, a matemática é um bicho de sete cabeças e, muitas vezes, esse conceito acaba se tornando mais um obstáculo na hora de aprender. Portanto, o professor Paulo faz um acompanhamento em aula particular e cursos de acordo com a necessidade do aluno. Como uma assessoria, o trabalho é feito de acordo com a dúvida do aluno, oferecendo elementos para que ele possa assimilar a matéria.

“O que a gente tenta fazer é com que ele se tranquilize, perca o receio da matemática. Minhas filhas falam que eu humanizo a visão exata da matemática, com uma linguagem mais acessível, uma condução de trabalho mais próxima deles. O importante nas aulas particulares e cursos é perceber quais são exatamente as deficiências dos alunos e trabalhar para saná-las. No trabalho de exatas isso é fundamental para a formação do aluno, é muito bacana ver a evolução dele”, afirma Paulo.

Professor Paulo com os alunos do curso de matemática (Foto: arquivo pessoal)

Leila reforça que a habilidade do marido em descomplicar a matemática parte da proximidade de Paulo com a área de humanidades. Por conviver com três professoras de língua portuguesa, o professor acaba trazendo uma visão diferente para as aulas de exatas.

“O Paulo lê muito, gosta muito de literatura, e isso faz com que ele envolva os alunos, principalmente, na interpretação de texto, que hoje é essencial para a aprendizagem da matemática. E é muito interessante quando nós percebemos que o aluno, que tinha pavor da matemática, passa a gostar e a interagir com a matemática. A partir disso, o desenvolvimento é muito rápido”
, complementa Leila.

Amor em educar

Ensinar vai muito além do conhecimento. Para ser professor é necessário ter amor pela profissão e acreditar na educação. O brilho, ao lembrar de cada história e de cada aluno, é perceptível nos olhos de Leila e Paulo. Assim, o Combinação Exata vem como uma forma de continuar realizando esse trabalho.

“A proposta maior é dar continuidade a um trabalho em que a gente acredita. Acreditamos muito na educação e temos uma história de trabalho, então por que não colocar em prática toda essa experiência?”, questiona Paulo.

Leila, por sua vez, complementa revelando sua satisfação pessoal. “Observar o progresso do aluno e ele vencendo suas dificuldades é uma grande realização. É a história que nós estamos escrevendo, é uma história muito feliz. É uma alegria a qual nós queremos nos dedicar cada vez mais”, comenta Leila.

Trabalho reconhecido

Para Marcelo e Sônia Creppe, toda a dedicação dos professores traz bons resultados para os dois filhos, que fazem cursos no Combinação Exata. “Agradecemos muito à professora Leila e ao professor Paulo pelo apoio que sempre deram aos nossos filhos, principalmente ao André, aprovado, ainda no 3° ano, no curso de Mecatrônica da USP em São Carlos. Além de professores, eles foram amigos e conselheiros, acalmando e fortalecendo nosso filho em suas ansiedades. O André sempre foi um bom aluno, fez um excelente ensino médio e é louco pelas exatas, mas, mesmo assim, tinha dúvidas nessa matéria e muitas em português. Fazer os dois cursos desde o 1° ano foi essencial para ele, que aprendeu, inclusive, a escrever muito bem. Diferencial para sua aprovação”, apontam.

André Creppe aprovado em Mecatrônica na USP (Foto: arquivo pessoal)

André Creppe também comenta sobre como foi fazer o curso de português e matemática no Combinação Exata ao longo dos três anos do Ensino Médio (confira no áudio abaixo).

Assim como André, Guilherme Prado também destaca a importância de fazer o curso com a professora Leila. Ele conta como aprender português, sobretudo, o ajudou a melhorar muitos pontos, principalmente, a sua letra (escute o relato abaixo).

Guilherme Prado, aluno do 1° ano do Ensino Médio e a professora Leila (Foto: arquivo pessoal)

Por fim, Leila e Paulo afirmam que todo o princípio parte de uma boa educação. “Acreditamos muito nisso. Se nós formarmos bem o aluno em português e matemática ele se desenvolverá naturalmente”, finalizam.

publieditorial

Serviço
Combinação Exata – cursos de português e matemática para o Ensino Médio
Aulas de aprofundamento e particulares para os ensinos Fundamental e Médio
Local: Nossa Senhora de Fátima, 13-06
Telefone e WhatsApp: (14) 98131-3821
Facebook: www.facebook.com/combinacaoexata
Instagram: @letras_123
Início das aulas: 10 de fevereiro

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ensaio fotográfico com nova linha de vestidos de noivas marca pré lançamento de espaço para festas em Bauru

O mercado de eventos, responsável por mais de 17 bilhões de reais por ano no Brasil, sofre…