Só quem tem um pet – seja ele um cãozinho, gatinho ou até outros menos comuns – sabe como é receber um amor incondicional. Estamos sempre dando o nosso melhor para garantir a qualidade de vida para eles também, assim podemos aproveitá-los por muito mais tempo. 

Além disso, também já é comprovado que os animais são seres sencientes, ou seja, podem sentir emoções de forma consciente. Inclusive, no ano passado, o Senado brasileiro aprovou um projeto de lei que trata bichos como seres com sentimentos. 

Foi justamente com esse pensamento que Evandro Manflin e Giovana Borgato, que possuem três cãezinhos, idealizaram o AuNatural

Encontrando uma saída

Sempre preocupados com a saúde de seus “cãopanheiros”, Giovana e Evandro assustaram-se quando um deles começou a deixar a ração que era servida meio de lado. Principalmente, porque tratava-se do mais idoso. 

Após várias trocas, tanto de tipo de ração, quanto de marca, Giovana encontrou uma alternativa ao acaso. “Conhecemos a comida natural para cachorros quando uma prima veio passar o final de semana em nossa casa e também trouxe seu cachorro. Assim que ela chegou, colocou vários pacotinhos do alimento em nossa geladeira, e nós nunca tínhamos visto aquilo”, relembra Evandro. 

Essa foi a chance de oferecerem ao animal, que já não aceitava mais ração nenhuma, essa nova opção. Felizmente, após prová-la, ele voltou a se interessar por comida, e neste caso, uma que fosse capaz de nutrir, agradá-lo e também beneficiar sua saúde. 

Além dos resultados positivos que tiveram com o pet, o casal viu nesse nicho, ainda não explorado, uma oportunidade para empreenderem juntos. Até porque, nada melhor do que trabalhar melhorando a vida de animais! 

Assim, entraram com tudo no negócio e logo contataram uma zootecnista; profissional habilitada para a elaboração de receitas. Ela seria capaz de formular opções que, além de gostosas, também oferecem tudo o que um cãozinho precisa, seguindo suas necessidades específicas. 

O começo da AuNatural

“Após firmarmos a parceria com a zootecnista, nós começamos a divulgar. Assim que o negócio começou a engrenar, decidimos ampliar, reformamos o prédio, montamos a cozinha industrial com quase 300m² e alinhamos tudo como deveria ser”,  explica a proprietária. 

Neste processo, Evandro brinca que descobriu que fazer comida para cachorros acaba sendo mais complicado do que fazer comida para seres humanos. Isso, porque são sete órgãos diferentes que regulamentam a produção do alimento. 

No entanto, a burocracia, comenta o empresário, ocorre principalmente pelo fato de ser uma nova modalidade de “ração”. Apesar disso, ele garante o profissionalismo na produção, que envolve desde a limpeza até a utilização de produtos de qualidade. 

“A gente preza muito pelo cuidado, porque entendemos que temos que levar o nosso melhor para o público. O modelo de atendimento é pelo site e whatsapp, mas os clientes podem visitar nossa cozinha a hora que quiserem”, reforça Giovana

Natural de verdade

Desde então, o casal está focado em oferecer o alimento em sua forma mais natural possível. Por isso, atentam-se à receita, que não tem nenhum tipo de corante, conservante ou palatabilizante, e também à produção, utilizando, por exemplo, um ultracongelador que alcançam até 40 graus negativos em apenas 40 minutos! 

Esta última técnica de congelamento é utilizada para manter a qualidade e evitar a degradação precoce do alimento fresco. Dessa forma, diferentemente da ração seca, que tem como fonte de proteínas a “farinha de carne” ou “farinha de ossos”, além de conservantes dispensáveis para os cachorros, a Au Natural é feita apenas com os ingredientes necessários e com fonte de proteína primária (carnes de verdade).

Para você ter uma ideia do que estamos falando, dá só uma olhada nas opções: 

  • Carne com ervilhas;
  • Frango com espinafre;
  • Lombo com maçã.

Ficou surpreso? Essas são apenas as três versões básicas das proteínas! Além disso, cada pacotinho é constituído por vegetais, arroz parboilizado, óleos prensados à frio e suplementação vitamínica. 

Giovana ainda acrescenta que são utilizados ingredientes como o acém, além do fato das outras carnes serem fornecidas pela Sadia. Sem falar que o sistema de selamento à vácuo e de congelamento mantêm a integridade de todos os nutrientes. 

“Existem três níveis da nutrição dos cães: a ração como conhecemos, que nutricionalmente é balanceada, entretanto, traz uma série de coisas que o cachorro não precisa; a comida caseira, que não possui componentes que fazem mal, porém, está desbalanceada, e a alimentação natural balanceada, que é a melhor opção, neste caso”, acrescenta Evandro.  

Ainda, apesar de possuir a capacidade de produção de seis toneladas por mês, o casal consegue garantir que tudo seja feito à mão, quase de forma artesanal. Dessa forma, os três únicos processos aos quais o alimento é submetido – cozimento, congelamento e embalagem à vácuo – são todos feitos manualmente.

Foco na saúde 

Devido à preocupação com a qualidade do produto, os benefícios para o animal são os mais variados. Eles vão desde a hidratação involuntária, melhoria dos pelos e disposição, até a prevenção de doenças, como problema renal, diabetes e câncer! 

au natural

Ainda, as alergias causadas por algum componente da alimentação industrializada desaparecem em até 15 dias. 

Também é possível controlar e regular o quadro de animais obesos, já que os pacotes permitem um controle exato das calorias que cada um precisa. A entrega do alimento já porcionado também permite o acompanhamento de cada fase de vida do cão, como explica Evandro. 

“Se o animal entra numa fase sênior, seu metabolismo diminui e ele não precisa mais daquela quantidade de caloria que ele precisava. Já com o filhote é o contrário, pois ele come mais devido à explosão óssea e muscular”. 

Além da alimentação natural balanceada voltada para cães adultos saudáveis e filhotes, o AuNatural também tem produtos específicos para cães idosos e lactantes. Ainda, o trabalho dos profissionais consiste em uma verdadeira curadoria, já que acompanham o peso do animal mês a mês para adequar as calorias que ele precisa em cada porção. 

Caso necessário, também é possível fazer o alimento de forma personalizada. “Se o animal tem uma patologia é importante que um zootecnista ou um veterinário nutrólogo nos encaminhe uma receita que iremos analisar e ver a viabilidade de produzir”, ressalta Giovana. 

Ademais, o proprietário brinca que a única contraindicação da alimentação natural é o bigode sujo após os animais se deliciarem comendo.

O que esperar? 

Curtiu essa alternativa para o seu pet? Caso você tenha interesse em fazer apenas um test drive antes de contratar o serviço, é possível adquirir um kit degustação, que pode vir com o suficiente para cinco ou sete dias de alimentação e custa a partir de R$29 reais. 

“No caso do kit degustação, tem gente que quer dar como agrado. Porém, este não é nosso foco, o foco é a nutrição contínua. Principalmente porque tem muito cachorro que para de comer, mesmo com a troca de ração. Isso ocorre porque sempre querem um sabor novo”, explica Evandro. 

Giovana também frisa que o principal objetivo de atuarem nesse ramo é levar qualidade de vida para os cachorros. Quanto ao que os “pais de pet” podem esperar dos produtos da AuNatural, ambos são concisos: 

“O nosso plano é levar uma nutrição adequada e de qualidade para os cachorros. E isso não significa que a ração é ruim; ela só não é suficiente e tem componentes que não eram para estar ali, por conta da industrialização e também das proteínas de baixa qualidade”, esclarecem. 

No momento, outras cidades, como Barueri, Santana de Parnaíba, Sorocaba, Araras já são atendidas pelo serviço. Por isso, a dupla possui o objetivo de expandir sua atuação para todo o Brasil!

Gostou? O serviço pode ser contratado diretamente pelo site do AuNatural e, a partir disso, o alimento é entregue na porta da sua casa periodicamente.

publieditorial

Serviço 

Aunatural
Local: Av Dr. Adolpho Miraglia 11-30 – Vila Aviação
Telefone: (14) 99152-2661
Site: www.aunatural.com.br/
Facebook: www.facebook.com/aunaturaloficial
Instagram: @aunatural_pet

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Editora que começou em revista universitária celebra contribuição em mais de 10 mil artigos científicos

As revistas científicas do Brasil possuem um sistema de avaliação de qualidade feito pela …