Quando o verão chega, o principal destino procurado por aqueles que gostam de viajar são as praias.

Entretanto, a distância entre Bauru e as praias litorâneas é de no mínimo 398 km, o que pode desagradar aqueles turistas que planejam o famoso “bate e volta” ou que simplesmente não gostam de viagens muito longas.

Com isso, uma alternativa para não precisar viajar por horas e nem abrir mão de curtir uma praia no verão, são as praias fluviais!

No interior paulista existem diversas opções de praias que se formam às margens de rios, são próprias para banho e tem estrutura para receber turistas. Conheça algumas delas:

1- Praia Municipal Prefeito José Ruiz

Arealva fica a aproximadamente 40 quilômetros do município de Bauru. Na cidade, os turistas podem desfrutar de um banho de rio na Praia Municipal Prefeito José Ruiz que fica às margens do Rio Tietê.

No trajeto do centro de Arealva até à praia (2 km) existe uma ciclovia que é utilizada para a prática de esportes como ciclismo, corrida, caminhada, entre outros.

Além desses esportes, há a possibilidade de praticar atividades ao ar livre como frescobol, vôlei, futebol e pesca esportiva. Também é possível realizar um passeio pelo rio com caiaque, jet ski ou barco.

O local conta com mirante para contemplação, quiosque com churrasqueiras, estacionamento privado, pontos de luz, duchas, estaleiros para pesca, píer para banhista, sanitários, área para camping e restaurantes em sua orla.

Segundo a Diretora de Turismo da cidade, Sandra Loge, Arealva é um destino que faz sucesso entre os bauruenses e já recebe turistas há 40 anos.


Reprodução: mapio.net

2- Praia Maria do Carmo de Abreu Sodré

Localizada em Igaraçu do Tietê, a Praia Maria do Carmo de Abreu Sodré, conhecida como prainha, é outra opção para os bauruenses curtirem o verão.

A 80 km de Bauru, a praia também tem uma estrutura completa para o lazer contando com quiosques para churrascos, lanchonetes, banheiro público, estacionamento e quadra poliesportiva.

A atração mais conhecida do local é o passeio de eclusa pelo Rio Tietê que tem duração de 12 minutos e vai até a cidade vizinha Barra Bonita.

Além dessa atividade e do banho de rio, os turistas também podem visitar a Gruta Nossa Senhora de Lourdes que fica próxima à praia. A gruta é um patrimônio natural de Igaraçu do Tietê que possui a imagem da santa.

 


Passeio de eclusa 

3 – Prainha Municipal de Pederneiras

Após passar por reformas, a Prainha Municipal de Pederneiras adquiriu uma estrutura mais elaborada para receber turistas. Segundo informações do site da Prefeitura da cidade, foram investidos cerca de R$ 350 mil para revitalizar o local e realizar obras de melhorias.

Com a reforma, foram instaladas guias, novos bancos de areia, um duto de drenagem da água da areia para evitar a formação de poças, uma nova iluminação e rampas de acesso com corrimão. Além disso, ainda foi realizado o asfaltamento do trecho que dá acesso à rodovia SP-225.

Outras melhorias foram a reestruturação dos banheiros e a pintura dos quiosques.

A praia fica a 38,5 km de Bauru e nela podem ser realizadas diversas atividades esportivas aquáticas e terrestres!

Praia de rio
Reprodução: Prefeitura de Pederneiras

4 – Praia de Avaré

A 123 km de Bauru, Avaré possui uma prainha às margens da represa Jurumirim, formada pelas águas do Rio Paranapanema.

Conhecida como “mini-litoral”, a praia tem mais de 300 quilômetros quadrados para os turistas aproveitarem! O local oferece a possibilidade de diversos esportes náuticos para aproveitar ainda mais o ambiente.

Algumas das possibilidades de modalidades são: caiaque, passeios de lancha, jet ski e banana-boat, stand up peadle, wake board, pesca esportiva, vela, wind surf e mergulho.

A praia também possui banheiro com chuveiros elétricos, estacionamento e área para pesca.

Reprodução: Acquaville Hotel

5 – Região de Angra Doce Paulista

A região de Angra Doce Paulista é cercada por lagos e represas do rio Paranapanema e possui catorze cidades com atrações fluviais que podem ser visitadas:

  • Santa Cruz do Rio Pardo (a 94 km de Bauru)
  • São Pedro do Turvo (111 km)
  • Ipaussu (112 km)
  • Canitar (112,9 km)
  • Bernardino de Campos (114 km)
  • Ourinhos (123,6 km)
  • Salto Grande (132 km)
  • Chavantes (132,2 km)
  • Piraju (145,8 km)
  • Timburi ( 147,5 km)
  • Fartura (178,8 km)
  • Itaporanga (222 km)
  • Barão de Anto­nina (236,2 km)
  • Itararé (277 km)

Ipaussu, conta com um lago no centro da cidade que tem pedalinho e também com um camping em que é possível curtir a prainha de água fluvial. Na praia, é possível pescar e também realizar diversos esportes náuticos.

Salto Grande também é uma possibilidade de destino que pode agradar os bauruenses. A atração principal é a prainha de Salto Grande, com 4km de extensão, que tem ciclovia, parquinho e também redes de vôlei para a prática do esporte.

Já o município de Piraju, possui diversas atrações turísticas envolvendo a praia fluvial: rafting nas corredeiras do rio, passeio de lancha, Parque FECAPI (onde é possível praticar canoagem e também se refrescar no rio).

Outra alternativa é Itararé, que apesar de ser uma das cidades mais longínquas de Bauru, tem diversas atrações que valem a pena. Algumas delas são: cachoeiras, cânions e o Parque da Barreira (que tem uma trilha que leva até uma gruta). O local ainda tem estrutura para a realização de esportes como trekking, aquatrekking, boiacross, canionismo, mountain bike e rapel.

Gruta da Barreira em Itararé

6- Prainha Municipal de Pongaí

A Prainha Municipal de Pongaí fica à beira do Rio Tietê e conta com quiosques com churrasqueiras, lanchonetes, área de camping, duchas, banheiros com chuveiros para uso dos turistas.

Além da possibilidade de banho no rio, há a prática de esportes como kitesurf, wakeboard e pesca. Pelo fato de existirem rampas adequadas para embarque e desembarque de navegações é possível passear pelo rio com barcos, jet ski e lanchas.

O destino fica a 87,6 km de Bauru e pode ser feito tranquilamente um “bate e volta”!

Reprodução: mapio.net

7- Prainha do Juqueta – Borborema

O município de Borborema fica a aproximadamente 90 km de Bauru e é outra opção para aproveitar uma praia fluvial!

A Prainha de Juqueta, fica a 10 km da cidade e tem diversas opções de lazer como: quiosques para churrasco, playground, campo de futebol, quadra de vôlei de areia, disponibilidade de Wi-fi e restaurante com música ao vivo nos domingos e feriados.

Segundo o turismólogo da cidade, Hélio Domingues Júnior, a praia possui uma baixa inclinação, o que permite a entrada de turistas no rio com um baixo índice de acidentes.

Borborema conta com duas alternativas de passeios rurais próximos que podem ser contratados: o Caminho Caipira e a Fazenda Voltinha. Os turistas ainda podem contratar guias de pesca que fazem passeios e os levam para pescar.

 

Outras opções

Vale lembrar que essas são apenas algumas opções de praias de rio na região. Também existem praias na cidade de Sabino e Iacanga que atualmente não estão disponíveis para o acesso turístico.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…