Fundamentais para o descarte correto de entulhos na cidade, Bauru já soma oito ecopontos. O local recebe madeira, plástico, metal, vidro, papel e papelão, móveis e eletrodomésticos, desde que tenham até 1m³. Já lixos do tipo orgânico, hospitalar e industrial, além de grandes quantidades de entulho, não são aceitos nos ecopontos.

Para melhorar a forma como estes espaços são utilizados pela população, os ecopontos passam a ter um manual de normas para usuários. A medida visa disciplinar o uso, orientando a população sobre como se relacionar com os catadores de recicláveis que lá atuam e como realizar o descarte correto de resíduos.

Confira 7 formas de utilizar os ecopontos de Bauru corretamente:

Entendendo as normas

A iniciativa é da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Bauru e Região (Ascam), que passou a administrar os ecopontos desde novembro de 2019. Assim, as normas foram pensadas a partir da observação dos usuários e de apontamentos realizados pela comunidade residente no entorno desses locais.

Atualmente, a Ascam conta com 68 catadores de recicláveis associados e atuantes nos Ecopontos e nas Cooperativas. Segundo Gisele Moretti, presidente da Ascam, “A educação ambiental integra a missão da Ascam e é um dos pilares do contrato firmado com a Prefeitura de Bauru para a gestão dos Ecopontos.

Todos os catadores associados passam por treinamento contínuo sobre as questões ambientais e a legislação sobre o tema. Por essa razão, a primeira norma do manual é “respeite os catadores e siga as suas instruções”, seguida de “identifique-se para os catadores antes de descartar seu resíduo”.

Caio Vinícius Romualdo da Silva, catador de reciclável da Ascam

Como há itens cujo descarte é limitado pela lei, caso dos resíduos de materiais de construção, restrito a 1 metro cúbico por pessoa a cada 120 dias, é fundamental a identificação do usuário do ecoponto ao catador”, explica o engenheiro químico Guilherme Coral, membro do corpo técnico da Ascam.

Outra preocupação é qualificar os resíduos descartáveis, evitando a contaminação dos itens. Daí a terceira norma: retire os resíduos das embalagens plásticas ou de papel antes de realizar o descarte”.

Como o descarte incorreto é passível de multa, o manual de normas orienta também sobre descartar “cada tipo de material no local correto e apenas dentro do horário de funcionamento do Ecoponto”. Bem como “encaminhe seus resíduos para outro Ecoponto” em caso de as caçambas estarem cheias.

“Já atuamos todos os dias e em horário estendido exatamente para melhor atender a população, que pode fazer a sua parte realizando a destinação somente nos horários de funcionamento dos Ecopontos. Calçada e terreno baldio não é lugar de reciclável”, reforça Gisele.

8 ecopontos de Bauru

Os ecopontos funcionam todos os dias da semana, inclusive feriados, nos seguintes horários: segunda a sábado, das 7h às 19h, e domingos, das 8h às 16h.

As unidades são:

Infográfico: Juliana Oba/ Canva

A população pode destinar aos Ecopontos: plástico, metal, vidro, papel e papelão, eletrodomésticos e itens de informática, não contaminados por restos de comida e de higiene íntima.

Cada morador também pode encaminhar móveis, sofás e colchões, limitados a três unidades por ano. Além de 1 metro cúbico de entulho e madeira a cada 120 dias. Os pequenos geradores também podem levar pneus (limitados a quatro unidades por ano) e resíduos de jardinagem (quantidade limitada a 1m³ a cada 120 dias).

Os Ecopontos não recebem lixo hospitalar e de serviços da saúde, lixo industrial, lixo doméstico, grandes quantidades de entulho de construção e lâmpadas.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …