O Sambódromo “Gilberto Carrijo” vai receber nos dias 22 e 24 de fevereiro, a partir das 19h30, os desfiles de Blocos Carnavalescos e de Escolas de Samba do Carnaval 2020!

A responsável por abrir os desfiles nos dois dias será a Realeza do Carnaval 2020 composta por: Rei Momo, Wilson Fernandes dos Santos (Escola de Samba Tradição da Zona Leste), a Rainha, Mayara Felix Pereira (Escola de Samba Tradição da Zona Leste), a Rainha da Diversidade Kyara Arayk (Mocidade Unida da Vila Falcão), a Rainha da Terceira Idade, Inês Silveira (Acadêmicos da Cartola), e o Rei Momo da Terceira Idade, João Carlos dos Santos (Coroa Imperial da Grande Cidade.

Além disso, nos dois dias de desfile (sábado e segunda-feira) a Secretaria de Cultura vai realizar durante o cerimonial de abertura, uma homenagem a duas personagens carnavalescas de Bauru: Beto Sassi e José Carlos Zotino. Ambos marcaram a história do Carnaval de Bauru e faleceram em 2019, deixando um legado de realizações para o evento.

Em seguida, começa a apresentação dos Blocos, seguido das apresentações dos Escolas de Samba.

 
Desfile em Bauru ano passado. Reprodução: Jornal Dois

Confira a ordem dos desfiles:

Sábado, 22/02

  • 19h30 Abertura e Cortejo da Realeza do Carnaval
  • 20h00 Bloco Dragões da Vila
  • 20h50 Bloco Estação Primavera
  • 21h40 Bloco Estação Primeiro de Agosto
  • 22h30 Bloco Pé de Varsa
  • 23h20 2º Cortejo da Realeza do Carnaval
  • 23h40 Escola Coroa Imperial da Grande Cidade
  • 00h50 Escola Mocidade Unida da Vila Falcão

Segunda, 24/02

  • 19h30 Abertura: Cortejo da Realeza do Carnaval
  • 20h00 Bloco Império da Lagoa do Sapo
  • 20h50 Bloco Estrela do Samba de Tibiriçá
  • 21h40 Bloco Ouro Verde 100% Arte
  • 22h30 Bloco Pérola Negra
  • 23h20 2º Cortejo da Realeza do Carnaval
  • 23h40 Escola Tradição da Zona Leste
  • 00h50 Escola Acadêmicos da Cartola

Carnaval Solidário

Para colaborar com o Fundo Social, o Sambódromo Municipal receberá doações de 1kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar) durante os dois dias de desfile. Tudo o que for doado será encaminhado para instituições sociais da nossa cidade.


Desfile de carnaval em 2019. Reprodução: Jornal Dois

Um pouco sobre os carnavalescos homenageados

  • José Carlos Zotino:

José Carlos Zotino foi um jornalista e radialista bauruense. Morou no Jardim Bela Vista enquanto trabalhou na Rede Globo Oeste Paulista (atual TV TEM). No bairro, manteve estreito contato com agremiações da região, se tornando presidente da Escola de Samba Camisa 10, onde ficou a frente até 1979.

Em 1980 criou a agremiação Imperatriz da Bela Vista, que foi campeã do carnaval de 1982. O fim da Escola, em 84, não o afastou das atividades carnavalescas e Zotino marcou presença narrando desfiles na rádio Auriverde e como carnavalesco nas escolas de samba Águia de Ouro, Tradição da Zona Leste e Coroa Imperial da Grande Cidade. Foi também harmonia da Escola Mocidade da Vila Falcão em 2016 e 2017. Em 2019 faleceu, vítima de um infarto.

  • Beto Sassi:

Beto Sassi, foi um grande incentivador e promotor do carnaval de Bauru. Sua trajetória começou por volta de 1975 no Bauru Atlético Clube – (BAC) onde a Banda da Folia marcou presença por aproximadamente 17 anos, com um carnaval de grande sucesso.

Sassi foi líder e baterista da Banda da Folia por aproximadamente 45 anos e com ela esteve presente em carnavais do Noroeste, no Ginásio Panela de Pressão e do Clube Nipo Brasileiro.

Além dos carnavais de clube, Beto produziu um espaço para eventos culturais em uma estrutura de circo na Av. Nações Unidas, cuja inauguração, em 1987, foi realizada junto com a escolha de Rei Momo e Rainha do Carnaval de Bauru daquele ano.

O bauruense também executava a estrutura de sonorização para o carnaval de rua de Bauru que na época era realizado na Avenida Rodrigues Alves e posteriormente, na Av. Nações Unidas.
Passados alguns anos, em um movimento de resgate do carnaval de Bauru, Beto Sassi junto com os diretores do Clube Sociedade Hípica de Bauru (em 2011) foram pioneiros em retomar o carnaval de clube.

As informações são da Assessoria da Prefeitura de Bauru.

Serviço
Desfiles de Carnaval
Data: dia 22 e 24 de fevereiro, à partir das 18h
Local: Sambódromo de Bauru (Rua Fortunata Dalla Ru Vannuzini, s/n – Nucleo Hab. Pres. Geisel)

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Orquestra Sinfônica Municipal apresenta concerto em celebração ao Dia das Mães

No dia 8 de maio, as mães recebem uma homenagem da Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru …