Diante do cenário de animais abandonados em Bauru – há sete anos, o número era de 50 mil – a cidade conta com diversos apoiadores da causa. Entre eles está a bauruense Marcia Gueller. Há mais de 15 anos ajudando os animais de rua, ela já organizou diversos eventos para arrecadar doações e até ajudou na reforma do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Bauru.

Em 2020 não seria diferente e ela já tem uma programação para o ano inteiro. Dessa vez, porém, Marcia conta com uma ajuda especial do cachorro mais famoso de Bauru, o Chico, e do seu irmão Luke. “Ele representa bem os cachorros, é vira-lata e foi adotado no CCZ, além de ter sofrido maus tratos. Então a cara dele combina com qualquer ação de arrecadação para animais”, esclarece a organizadora do evento.

Chico e Luke (foto: arquivo pessoal)

Assim surgiu o “ArrecadaCão do Chico“, que terá sua primeira edição no dia 29 de fevereiro. O evento será realizado na Agrosolo, das 08h às 18h, com o objetivo de arrecadar rações e fundos para castração de animais. Entretanto, Marcia destaca que qualquer doação será bem-vinda.

Cada edição do evento terá uma instituição beneficiada e a primeira será a Arca da Fé. A escolha se deu por ser uma ONG bem estruturada e que desenvolve um trabalho completo com os animais. “Ela dá início no resgate, leva os animais para a recuperação e devolve para a sociedade por meio das feiras de adoção. Então tem começo, meio e fim. Sempre opto por escolher ONGs com esse ciclo de resgate, cura e doação. Só que esse processo tem custo, por isso fazemos esses eventos para arrecadar doação e as feiras de adoções”, explica Marcia.

O “ArrecadaCão do Chico” é um evento mensal que conta com a parceria da Special Dog.

Arca da Fé

A organização não governamental (ONG) Arca da Fé Resgate Animal surgiu há quatro anos aqui em Bauru com Vanessa Araújo e Daniel Barreira. Atualmente, a ONG abriga mais de 800 animais entre cães, gatos, cavalos, cabras, aves, bezerros e vacas. Todos ficam em uma área com mais de dois alqueires na zona rural de Bauru, onde possui gatil, canis, sala de internação, baias de internação, ala de banho, cozinha, lavanderia, recinto de aves e cabras.

“Atuamos resgatando animais vítimas do abandono e de maus tratos. Cheios de dor e sofrimento, cuidamos, esterilizamos, vacinamos, vermifugamos e damos abrigo até que estes sejam recolocados em famílias amorosas e responsáveis. Para os velhinhos e deficientes que não conseguem um lar, o abrigo funciona como um santuário onde permanecem até o fim da vida”, explica a presidente fundadora, Vanessa Araújo.

Além disso, a Arca da Fé ainda faz trabalhos de conscientização da preservação do meio ambiente, limpeza de rios da região, educação nas escolas. Analogamente, também é realizado um trabalho com os voluntários da ONG, Vanessa explica que muitos deles eram depressivos e usuários de drogas e hoje, por meio do trabalho com animais, estão recuperados. “Realizamos várias palestras e ações de incentivo e motivação”, aponta.

Por fim, a ONG possui um ônibus de adoção móvel onde fazem campanhas de adoção de cães e gatos. Os interessados podem conferir todo domingo, das 12h às 17h, Parque Vitória Régia.

Serviço
ArrecadaCão do Chico
Data: 29 de fevereiro, das 08h às 18h
Local: Agrosolo (R. Marcondes Salgado, 9-13)
Mais informações: (14) 99189-2058

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…