Aprender é um longo processo, especialmente durante a graduação. Neste período, os alunos profissionalizam-se em uma área na qual, na maioria das vezes, têm afinidade e, assim, ficam aptos a exercer o ofício com excelência. 

No entanto, para isso ocorrer é necessário que todo o conhecimento adquirido durante os anos de formação seja assimilado corretamente. Responsabilidade das grandes, não é mesmo? Porém, uma das melhores saídas para isso é o aprendizado na prática!

E isso a equipe do projeto de extensão da Unesp, o PAC Baja, faz muito bem! O grupo, formado por 52 participantes, que representam nove cursos da universidade, empenha-se na montagem, desde o zero, de um protótipo de carro off-road – veículo utilizado fora das estradas

A atividade visa a participação em competições regionais e nacionais, organizadas pela SAE Brasil (Sociedade dos Engenheiros de Mobilidade). Neste ano, a disputa nacional, que ocorre contra outras instituições de Ensino Superior, será realizada entre os dias 11 e 15 de março, em São José dos Campos.

Assim, a equipe, que já está classificada para esta etapa, realizará um evento de lançamento do protótipo no dia 5 de março, às 18:00, na Unesp Bauru. O evento será gratuito e aberto. 

Então, é uma ótima oportunidade para os familiares, amigos, parceiros e patrocinadores conhecerem de perto e prestigiarem o trabalho dos alunos de engenharia. 

O projeto 

O PAC Baja está presente há mais de 20 anos no campus, participando de todas as competições promovidas pela SAE Brasil. Durante esse período, mantém a missão de capacitar, em nível pessoal e profissional, estudantes da Unesp Bauru por meio da gestão e construção de um projeto baja.

Além disso, um dos integrantes do projeto, Julio Cavallaro, explica como funciona o processo de organização da montagem do produto:

“Temos dois gerentes e um capitão. O gerente de projetos é responsável por cuidar da gestão do tempo e da organização dos setores de projeto. O gerente administrativo tem a mesma função, porém com os setores administrativos. O capitão é o responsável pelo contato da equipe com a Unesp, com o professor responsável e com a SAE, organização que realiza as competições”, pontua. 

Assim, com todo este trabalho, pretendem estar entre as oito melhores equipes baja do Brasil até 2021, elevando o nome da equipe a nível nacional.

A competição 

Dessa forma, para participar da competição cada equipe deve projetar e construir um veículo protótipo off-road. Julio ainda acrescenta que grande parte das peças do carro são projetadas pelos membros do setor responsável, usando os conhecimentos adquiridos em sala e na própria equipe. 

Enquanto isso, a fabricação das peças fica, em grande parte, sob responsabilidade de patrocinadores do projeto. Seguindo o regulamento da SAE, o protótipo precisa ser capaz de transportar pessoas com até um metro e noventa de altura, pesando até 113,4 quilos. 

Ainda, durante a competição, são avaliados fatores como segurança, motor, conforto e frenagem. Também ocorrem provas de apresentação teórica dos projetos e dinâmicas – que avaliarão a suspensão, a capacidade de tração e a dirigibilidade dos veículos. 

Por fim, ocorre a prova mais esperada da competição: o enduro de resistência, que é realizado em terreno acidentado com três horas de duração. 

Ao final das provas somatórias, a equipe que obtiver maior pontuação levará o troféu de campeão para casa. A equipe vencedora do Baja nacional ganha o direito de competir na etapa internacional da prova nos Estados Unidos.

O Baja

Apesar de soar um pouco estranho, o nome “baja” refere-se à modalidade do carro. “O nome vem de uma região mexicana onde aconteciam competições com carros off-road, feitos para andar em qualquer terreno”, explica Julio. 

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL.

O Baja oferece aos participantes a oportunidade de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, de forma a contribuir em sua preparação para o mercado de trabalho. Além disso, as equipes vencedoras terão a oportunidade de viajar e mostrar seu projeto a profissionais estrangeiros na competição internacional, nos Estados Unidos.

Serviço 

Lançamento protótipo off-road do PAC Baja
Data: 5 de março, às 18:00
Local: Unesp Bauru (Av. Eng. Luís Edmundo Carrijo Coube, 14-01 – Vargem Limpa)
Facebook: www.facebook.com/EquipePACBaja/
Instagram: @equipepacbaja

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…