A artista plástica Sueli Dabus é a convidada da 31ª Exposição Mulher e Arte, na Galeria Angelina W. Messenberg. O evento integra as comemorações do Dia Internacional da Mulher e é organizado pela Pinacoteca Municipal de Bauru. Sueli abre a exposição individual “Florestas do Brasil” – ainda inédita na região – nesta sexta-feira (6), às 20h, na Galeria Municipal.

Os trabalhos, inspirados na exuberância e diversidade que brota das florestas como um todo, foram especialmente influenciados por dois dos mais importantes biomas brasileiros, a Amazônia e o Cerrado. Na série dedicada à exposição, a artista plástica optou por expressar toda a força da natureza em telas de grandes formatos que reforçam a sua grandiosidade.

Ao longo de sua carreira, Sueli Dabus sempre foi atraída pela natureza. No entanto, há cerca de uma década, seu interesse pela diversidade e intensidade de vida presentes nas florestas brasileiras foi crescendo e, progressivamente, ganhou destaque na produção da artista. Assim, nasceu esta exposição.

“Com este trabalho entrego ao público aquilo em mais acredito como artista: que a natureza é a grande fonte de inspiração para a arte, mas que não basta reproduzir a realidade é preciso criar outra, livre, independente e autônoma. Só assim a expressão artística é verdadeira”, declara Sueli.

A exposição “Florestas do Brasil”, com telas inéditas, fica aberta ao público até 26 de abril.

Críticas

“Florestas do Brasil” ganhou a chancela de dois grandes nomes no cenário da arte, os críticos Enock Sacramento e Oscar D’ Ambrósio, membros da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), que acompanham e conhecem o trabalho de criação e a técnica da artista já há bastante tempo.

Por Enock Sacramento: “Com esta exposição, Sueli Dabus chama nossa atenção para um espetáculo natural deslumbrante que ela recriou em sua pintura com garra e determinação. Referenciada nos principais biomas brasileiros, Amazônia e Cerrado, a artista nos apresenta pinturas a óleo sobre tela de formatos maiores, até mesmo para estar de acordo com a grandiosidade das paisagens que ela vem recriando nos últimos meses. A obra destacada da exposição é a “Cachoeira da Sussuarana”, que alude à belíssima queda d’água na região metropolitana de Manaus. No caso da Samaúma, tema de uma pintura específica, a artista destaca os fortes troncos de árvores que podem atingir 50 metros de altura. A artista avança em termos de técnica e conteúdo. Esta é, certamente, sua exposição mais ambiciosa até o momento. Vale a pena ser vista e refletida.”

Já o jornalista e crítico de arte Oscar D’Ambrosio, descreve o trabalho da artista com uma frase do escritor alemão Herman Hesse que diz: “O segredo de toda verdadeira arte está talvez lá onde a razão e a magia se tornam uma só coisa” e afirma que ao “enfocar o tema “Florestas do Brasil”, a artista plástica Sueli Dabus caminha na mesma direção”. Oscar que é um conhecedor do trabalho desenvolvido por Sueli Dabus ao longo de sua trajetória de quase três décadas, acrescenta que “nas obras desta exposição diversos movimentos se articulam. Um elemento fundamental é a sensibilidade de captar aquilo que a realidade sugere”.

A Galeria

A Galeria Municipal Angelina Waldemarin Messenberg é um espaço de exposições da Pinacoteca Municipal e está localizada no Centro Cultural de Bauru. Inaugurada em 1992, no espaço foram realizadas diversas exposições e mostras importantes como a de desenhos de Di Cavalcante, do acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Além das exposições, lançou inúmeros artistas jovens, em início de carreira, de Bauru e região.

publieditorial

Serviço
Exposição “Florestas do Brasil”
Data: de 06 de março a 26 de abril
Local: Galeria Angelina W. Messenberg (Avenida Nações Unidas, 8-9)
Entrada gratuita

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Capital Inicial abre Facilpa 2024 na quinta-feira (25); Confira programação

Nesta quinta-feira (25), a banda Capital Inicial abre a 44ª edição da @facilpa (Feira Agro…