Agora, os alunos do 6º ao 9º das escolas municipais de Bauru irão aprender Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) de uma forma diferente. No mês de fevereiro, as 16 escolas do município de ensino fundamental receberam o Laboratório Didático Móvel (LDM).

Com mais de 100 itens, o kit fica agrupado em uma unidade móvel. Trata-se de uma bancada em fibra que comporta diversos materiais de ciências, atuando como um laboratório móvel para atender a aulas de Ciências da Natureza, Biologia, Física e Química.

Entre os itens que compõe o LDM, estão: microscópio, estereoscópio, planetário, globo, torço, esqueleto, tubos de ensaio, vidraria completa, reagentes, além de manuais com experimentos indicados. Segundo o professor de ciências, Luiz Felipe Campos, o LDM traz mudanças para o ensino.

“A ciência não é só um corpo de conhecimento pronto e acabado. O processo é muito importante. Graças a um laboratório desse tipo, a gente tem acesso a materiais que normalmente a gente não conseguiria e, agora, consegue fazer práticas que não conseguiria”, aponta.

O kit foi desenvolvido para trazer flexibilidade e mobilidade na acomodação dos materiais, tornando as aulas mais dinâmicas e valorizando o espaço da sala de aula. Vera Cristina, professora e profissional da Autolabor, empresa responsável pela produção do LDM, conta os benefícios do produto

“O LDM ele tem a facilidade do aluno não precisar ir até um laboratório. O laboratório vai até o aluno. O professor pode levar para o pátio, por exemplo, tendo o laboratório em qualquer espaço físico da escola”.

Professores em capacitação

Para a utilização adequada dos itens do kit da unidade móvel, a Secretaria Municipal da Educação iniciou, nesta quinta (05), a capacitação de profissionais para a utilização dos 23 laboratórios distribuídos em 16 Escolas Municipais de Ensino Fundamental.

O curso para o manuseio do Laboratório Didático Móvel é oferecido pela empresa Autolabor, como forma de capacitar coordenadores pedagógicos, professores de ciência e professores dos anos iniciais indicados pela equipe gestora.

“Um laboratório dessa qualidade é uma ferramenta a mais para vocês passarem o conhecimento de vocês aos alunos. Fiquei impressionado com a qualidade dos equipamentos”, ressaltou o Prefeito Gazzetta, que também compareceu à capacitação.

Para os profissionais que irão trabalhar com o Laboratório Móvel, a Secretaria planejou o curso em duas etapas. No primeiro dia (5), foram abordadas orientações técnicas do Laboratório Didático Móvel, enquanto o segundo dia (6) contará com demonstrações práticas de experimentos.

O curso tem duração total de 8 horas, distribuídas nos dois dias, sendo um grupo no período da manhã e outro à tarde, no Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional da Educação Municipal (NAPEM).

*As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Bauru. Fotos: Priscila Medeiros.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha de Dia das Mães e dos Namorados sorteará carro elétrico em Bauru

O Bauru Shopping irá premiar os clientes com um BYD Mini Dolphin 2024, carro elétrico lanç…