Você provavelmente já ouviu falar na sigla SAC, porém, aqui em Bauru ela tem outro sentido! Isso, porque ela sintetiza o nome da Sociedade Amigos da Cultura, grupo que funciona na cidade desde 1995. 

Este ano, eles comemoram 25 anos de atividades e, por isso, promovem o Ciclo de Política e Cultura 2020, que possui uma ampla programação cultural gratuita. Entre as atividades estão oficina de produção literária, saraus, ciclo de debates, apresentações teatrais e o lançamento de uma antologia literária.

As ações começam neste mês de março e vão até setembro; as atividades estão sendo confirmadas e serão divulgadas aos poucos. 

Primeiras atividades 

Assim, a ação que abre a programação é a Oficina de Produção Literária, que será realizada neste sábado (7). A oficina contará com aulas ministradas pelo jornalista e poeta Lauro Neto. 

Dessa forma, em oito encontros aos sábados, o curso abordará a história da literatura, erros comuns em ortografia, o mercado editorial além de pensar literatura e arte na atualidade. Ainda, os textos produzidos na oficina serão selecionados e publicados numa coletânea!

Desde sua fundação, em 1995, a SAC mantém uma relação próxima ao setor literário, o que leva o grupo a montar parte da programação em torno da literatura.

Ademais, na próxima segunda (9) começa o ciclo de debates e rodas de conversa “Cultura e Política”. A proposta é organizar, uma vez por mês e sempre às segundas-feiras, uma arena de debate sobre políticas culturais, com presença de especialistas e pessoas de interesse do setor cultural.

O primeiro convidado do ciclo é Jesus dos Santos, político afrodescendente, membro do Movimento Cultural das Periferias e codeputado estadual pela Bancada Ativista (PSOL). 

Ele participará do bate-papo “Periferia e cultura: uma história de resistência” e ainda traz para Bauru a “Caravana de descentralização do orçamento da Secretaria do Estado da Cultura”, organizada pela Bancada Ativista. 

A iniciativa busca construir, junto a profissionais do setor cultural de diversos municípios, um projeto de Lei de Incentivo Cultural Estadual que abarque difusão, formação artística, formação de público, subsídio ao patrimônio histórico imaterial e memória das tradições populares.

Acompanhe as demais atividades da programação cultural da SAC pelas redes sociais: @sacbauru.

Confira a programação 

– 17h: “Caravana de descentralização do orçamento da Secretaria do Estado da Cultura”

– 20h: Bate-papo “Periferia e cultura: uma história de resistência”

25 anos de arte e mobilização pela cultura

A SAC é uma associação cultural gerida por artistas que buscam contribuir com a articulação e o fomento à arte na cidade de Bauru. Dentre outras atividades, a associação realizou espetáculos teatrais, oficinas e publicação de livros.

O grupo surgiu, a princípio, para dar apoio a projetos nas Bibliotecas Municipais de Bauru, e posteriormente junto a associações de bairros da cidade. Com o tempo a SAC passou a acolher outras categorias artísticas e a dar apoio a outros projetos.

Além disso, atualmente, lança eventos gratuitos de literatura, teatro e debates sobre política cultural durante todo o ano. 

Sobre o aniversário na cidade, o produtor cultural e presidente da SAC, José Vinagre, afirma: “É um orgulho para a atual diretoria fazer parte dessa história tão rica. Afinal, 25 anos de atividades culturais ininterruptas demandaram o esforço de dezenas de pessoas e grupos, que fortaleceram a produção cultural da cidade.”

Reconhecimento

Em 2019, a SAC foi reconhecida com o Prêmio ProAC Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O prêmio seleciona entidades culturais sem fins lucrativos e coletivos culturais cuja atuação beneficia cultural, social e economicamente as comunidades locais.

Entre os associados à SAC estão o Protótipo Tópico, Grupo Expressão Poética, Casa de Cultura Celina Neves, Coletivo Boitatá, além de outros grupos e integrantes individuais.

Para acompanhar as atividades da SAC, acompanhe as redes sociais: facebook.com/sacbauru/ e @sacbauru .Mais informações pelo telefone: (14) 99729-2527

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…