A Pinacoteca Municipal de Bauru inaugura no dia 13 de março a exposição “Dinda, uma representante da Arte Naïf brasileira em Bauru”. A exposição acontece a partir das 20h e é uma homenagem à artista plástica Myriam Therezinha Vanzella Sanson, conhecida como Dinda.

A artista comparecerá na abertura da exposição. Além disso, haverá a participação da Companhia Estável de Dança, apresentando uma coreografia inspirada na obra da artista.

Exposição

A exposição estará disponível para visitação até o dia 05 de junho. Todos os grupos agendados contam com monitoria durante a visitação.

O projeto nasceu a partir do Programa de Estímulo à Cultura de Bauru (PEC – Edital 2018), patrocinado pela Secretaria de Cultura. Por meio da verba, 42 telas da artista passaram por processos de conservação e restauro.

Ao todo, cerca de metade do acervo será doado à Pinacoteca Municipal de Bauru, estando disponível para visitação e estudo de instituições acadêmicas interessadas. O resultado final  do projeto é a exposição, que marca o momento em que Bauru poderá conhecer mais de sua representante na arte naïf.

A exposição terá curadoria de Cleide Biancardi, que espera que “os visitantes, espectadores e estudiosos conheçam a produção de uma mulher, bauruense de coração, que compartilha um pouco de suas lembranças, com seus amigos, seus colegas artistas, conterrâneos e estudantes da arte no Brasil”.

Arte Naïf

A Arte Naïf, chamada também de arte “ingênua”, retrata imagens rurais, cotidianas, festejos religiosos e populares. Ela é proferida por artistas, em sua maioria autodidatas, que se pautam na espontaneidade, individualidade e nacionalidade, sem se enquadrarem em uma tendência artística ou acadêmica.

Ao lado de países como França, Itália, Haiti e ex-Iugoslávia, o Brasil teve uma grande representatividade nesse estilo, alcançando notoriedade na década de 50 com os pintores Heitor dos Prazeres e Chico da Silva.

Conheça mais sobre a história de Dinda

Myriam Therezinha Vanzella Sanson, a Dinda, como passou a ser reconhecida, nasceu em 18 de agosto de 1930, em Guarantã (SP). Morando em Bauru, foi uma das primeiras artistas a trabalhar com a arte naïf na cidade. Atuando como professora no ensino infantil, dedicou-se à pintura, iniciando com a porcelana e, posteriormente, desenvolveu a pintura em tela com suas primeiras exposições na década de 80. Em Bauru, seu atelier localizava-se na rua Gerson França.

Ao longo de sua carreira, a artista plástica expôs em todo o Brasil, participando de diversas exposições coletivas e individuais. Ao alcançar reconhecimento internacional  suas obras chegaram às galerias da França, Portugal, Estados Unidos, Itália e Japão. Seus quadros estão também espalhadas em acervos públicos e particulares, tais como o Museu do Sol de Penápolis, o Museu Primitivista de Assis, a Maria Calas Art Gallery em Miami (Flórida/EUA), e South Flórida Art Center em Miami (Flórida/EUA).

Serviço

Exposição “Dinda, uma representante da Arte Naïf brasileira em Bauru”
Abertura: 13 de março, às 20h,
Período de Visitação: 16 de março a 05 de junho (segunda a sexta, das 9h às 17h30)
Endereço: Pinacoteca Municipal/Casa Ponce Paz (Rua Antônio Alves, 9-10, Centro)
Agendamento: (14) 3232-1552

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Espetáculo gratuito valoriza música instrumental passando por gêneros de todas as partes da América

Nesta sexta-feira (26), Bauru recebe o espetáculo gratuito “Rente América”, ap…