Estava sentindo falta de um espaço preparado para fomentar inovação e criatividade aqui em Bauru? Então, essa boa nova te fará celebrar! No dia 23 de março, às 10h30, a Prefeitura Municipal de Bauru, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, inaugurará o 1° Espaço Municipal de inovação da cidade, o “Inova Bauru”.

Na ocasião, o Projeto LAB de Energia Criativa, que conta com patrocínio da AES Tietê, apoio da Prefeitura e do Ministério da Cidadania, será inaugurado simultaneamente.

Outra boa notícia é que, após a inauguração, não será necessário esperar muito tempo para colocar a mão na massa. Isso, porque as aulas terão início ainda no dia 23. Assim, haverá a abertura dos espaços, que estão preparados com equipamentos como impressoras 3D, kits e ferramentas educacionais “maker”, notebooks e conectividade. 

A iniciativa oferecerá mentoria e transmitirá conhecimento em diversas áreas, entre elas: a metodologia de projetos, modelagem 3D, programação e design thinking. Além disso, também pretende incubar e catalisar iniciativas dos próprios alunos que podem gerar transformações positivas na sociedade.

Ao todo foram recebidas 363 inscrições de jovens entre 13 e 21 anos, residentes no município. Deste grupo foram selecionados 160 jovens que irão compor as primeiras turmas da iniciativa.

Movimentando o cenário criativo de Bauru

A proposta de trabalho é desenvolver o potencial criativo, individual e coletivo. Ainda, também busca estimular o exercício da imaginação, da descoberta e da invenção, por meio de pesquisas e experiências.

A secretária Desenvolvimento Econômico, Turismo e Renda, Aline Fogolin, destaca a importância da Inauguração do INOVA BAURU e do LAB de Energia Criativa para a cidade: “O município passa a ter, agora, ferramentas importantes para atrelar a ciência e a inovação à nossa comunidade, às instituições e organizações, criando um cenário favorável para a integração do ecossistema de inovação municipal e regional”.

A coordenadora de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da AES Tietê, Andrea Santoro, reforça que a inovação é um dos pilares de investimento social e foco estratégico da companhia. 

Acreditamos que a inovação é o caminho para o desenvolvimento sustentável e estimular a criatividade junto à nova geração contribui para formação de indivíduos críticos e com acesso a ferramentas para busca de soluções. O Lab de Energia Criativa procura desenvolver habilidades técnicas e raciocínio crítico, bem como estimula o potencial criativo dos alunos participantes”, observa.

O INOVA BAURU contará, ainda, com infraestrutura e serviços voltados ao empreendedorismo, inovação e tecnologia. Com isso, objetiva estimular a articulação entre indústrias, instituições de ensino, pesquisa e sociedade. 

Ademais, também busca produzir editais para a participação de interessados na modalidade de trabalho denominada coworking. As ações a serem desenvolvidas serão pautadas em cinco pilares principais, levando em consideração a relevância e o interesse público: Liderança, Desenvolvimento, Criatividade, Networking e Mercado.

A agenda completa do INOVA BAURU será divulgada a partir do dia 23 de março, no site oficial e redes sociais da Prefeitura. Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (14) 3227-7819 ou através do e-mail [email protected].

Sobre o INOVA BAURU

As atividades do INOVA BAURU, foram iniciadas em agosto de 2019, com a realização de oficinas ministradas pela equipe da SEDECON. Além delas, também foram realizadas atividades oferecidas pelo Sebrae Aqui, Time do Emprego e entrevistas para o mercado de trabalho em parceria com as empresas cadastradas na plataforma Emprega Bauru. 

Ações vinculadas ao tema da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, eventos apoiados pelas Empresas Juniores bauruenses, associações, instituições de ensino superior e projetos universitários, também fizeram parte da agenda do espaço.

Serviço

Inauguração Inova Bauru
Data: 23 de março, às 10h30
Local: Rua Joaquim Anacleto Bueno, 1-60 – Jardim Contorno
Telefone: (14) 3227-7819

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…