Segurança e redução de custos. Estas são as duas principais características de uma portaria remota. Entretanto, a Porter em Bauru, empresa especializada e que faz parte do Grupo IF3, ainda atribui a boa experiência ao serviços. A união de todos estes fatores mostra que a portaria remota é um tendência no país.

Fato é comprovado pelo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese) feito com empresas de segurança de todo o Brasil. Dentre o número de entrevistados, 22,7% revela que a expectativa de crescimento para o serviço em 2020 supera 30%.

Focado no cuidado com as pessoas, Minoro Miazaki Junior, gerente da Porter, explica que há uma série de protocolos na portaria remota criados para garantir a segurança. Todos os processos são passados para os condôminos e, caso não sigam as orientações, é possível identificá-los.

“Se alguém forçar o portão, nós sabemos, se alguém fizer uma entrada indevida, nós sabemos. A gente cria uma série de gatilhos em que chega a informação ao operador e ele tem um protocolo para seguir. Se você chegar no condomínio a pé ou de carro, rendido ou coagido, eu te dou a condição de acionar o pânico”, esclarece.

Portaria tradicional X portaria remota

Sempre existe aquela pessoa que está constantemente na sua casa, tanto que o porteiro até já conhece. Agora imagine um dia que você não quer essa visita e, como a portaria já está familiarizada, acaba deixando ela entrar. Esta suposição, apesar de comum, mostra que os processos da portaria tradicional são falhos.

Na portaria remota, o protocolo a ser seguido não permite que tais problemas aconteçam. Seja pelo interfone ou pelo celular, só entrará no condomínio quem o morador permitir, sendo que todo o processo é gravado para que, caso algo aconteça, ele possa ser auditado.

“Quando a gente fala de qualquer auditoria na portaria tradicional, vamos analisar impressões de pessoas. É o que o porteiro ou o usuário identificou, vamos escutar versões. Na portaria remota, eu tenho o áudio gravado, as imagens, tudo para auditar”, aponta Minori.

Quando se trata da valorização do imóvel, a portaria remota agrega valor por dois aspectos, segundo Luiz Pires, diretor do Grupo IF3. “Primeiro, pela taxa de condomínio, que vai diminuir por conta da redução de custos com vários porteiros. O segundo ponto é que você torna o condomínio mais seguro, portanto, quanto mais segurança, mais valorizado”, enumera.

Como a portaria remota funciona?

Assim como a tradicional, a portaria remota também é gerida por pessoas que ficam em uma central. Entretanto, no caso da Porter, o diferencial é que os porteiros passam por um treinamento com o objetivo de padronizar o serviço. O curso apresenta todos os protocolos utilizados no atendimento da portaria. Depois, o operador é avaliado e precisa ter 100% de aprovação para começar a trabalhar. Além disso, a prova é refeita todo semestre, já que alguns processos podem mudar.

Assim, o custo do condomínio pode ser reduzido, pois um único operador cuida de vários empreendimentos. Porém, a excelência se mantém, já que é possível, por meio do Business Inteligence (BI), identificar a performance de todos os operadores em tempo real.

“Nós conseguimos saber quantos atendimentos fazemos por hora, porque dentro de um dia o atendimento não é linear. Então eu consigo saber quantos operadores eu preciso para atender de forma satisfatória. Além de avaliar a performance dele, porque as ligações de cada unidade são auditadas para se manter um padrão. Em Bauru, o padrão de atendimento é excelente levando em consideração a segurança, a cordialidade e a disponibilidade”, diz o gerente.

A empresa ainda disponibiliza colaboradores, durante um período, dentro dos condomínios para explicar todas as funcionalidades da portaria remota para os moradores.

Comodidade para os condôminos

Pensando na experiência dos usuários, a Porter desenvolveu um aplicativo para facilitar a vida dos condôminos. Por meio da ferramenta no celular é possível ter acesso ao token offline para entrar no condomínio sem levar chave ou tag. O app ainda oferece a facilidade do condômino compartilhar as chaves de acesso (que são únicas e permitem apenas uma entrada dentro do horário estipulado) para seus visitantes, dando maior autonomia para o usuário.

“Se você vai dar uma festa na sua casa, você envia o código para os seus convidados e ninguém precisa interfonar ou ficar esperando para entrar, ele entra e vai para sua casa ou para o salão. Quem administra isso é o morador”, explica Luiz.

Minori ainda complementa: “A partir do momento que as pessoas vão chegando, isso aparece no aplicativo para você e para a central. Também é possível entrar da forma convencional, pois a portaria já tem a lista com os nomes e a entrada é autorizada.”

Entre outras funções do app que podem ser destacadas são o acesso às câmeras do prédio e o mural de recados para o síndico ou administradora colocar notificações. Além disso, ainda dá para cadastrar outras pessoas que moram no mesmo apartamento ou visitantes que vão ficar por um tempo, assim eles também têm a chave de acesso.

Porter no Grupo IF3

O Grupo IF3 – Segurança e Facilities trabalha na gestão de condomínios com inovação e tecnologia desde 2013. Hoje em dia, a sede da empresa está em Bauru oferecendo serviços para empreendimentos residenciais e comerciais. Pensando em agregar ainda mais ao seu leque de opções, Luiz Pires acrescentou a portaria remota ao IF3.

Em vez de terceirizar o serviço, ele decidiu trazer a Porter para o grupo. O motivo é que a empresa de portaria remota já atuava em Bauru utilizando o mesmo sistema. Assim, as duas empresas se uniram para oferecer mais agilidade aos clientes.

“Por questões de sinergia e da praticidade de poder oferecer portaria remota para os nossos clientes, fazia todo o sentido a gente estar junto, começando esse projeto novo. Encurtamos um caminho juntando o útil ao agradável”, finaliza Luiz.

publieditorial

Serviço
IF3 Condomínios e Porter
Local: Rua Gustavo Maciel, 23-83 – Jardim Nasralla
Telefone: (14) 3042-0072 / (14) 3224-1177
E-mail: [email protected] / [email protected]
Site: www.if3condominios.com.br / www.porter.com.br
Facebook: www.facebook.com/GrupoIF3Oficial / www.facebook.com/porterbauru
Instagram: @if3condominios / @porter_bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…