Na manhã desta quinta-feira (19), o Prefeito de Bauru, Clodoaldo Gazzetta, se reuniu ao Secretário de Saúde, Sérgio Henrique Antonio, e autoridades para esclarecer à imprensa sobre a pandemia do coronavírus. Na ocasião, o prefeito declarou uma série de medidas pensadas para enfrentar o novo vírus.

Entre elas está a aquisição ou aluguel de equipamentos de tomografia, que oferece um diagnóstico preciso da COVID-19. Para isto, será liberada uma verba de R$2,5 milhões. Atualmente, segundo o prefeito, a cidade conta com uma cota de 800 tomografias mensais, sendo dois tomógrafos em funcionamento, um no Hospital Estadual e outro no Hospital de Base. Além do tomógrafo, a cidade fará a aquisição de 30 novos respiradores, que ajudam pacientes internados a respirarem.

Sobre as medidas tomadas pelo município em relação à pandemia, Gazzetta esclareceu que não são feitas de forma unilateral. “O Comitê Gestor de Enfrentamento do Coronavírus é composto por vários técnicos especialistas da Secretaria da Saúde e epidemiologistas que traçam as diretrizes diariamente das mudanças do município. Este grupo está definindo as estratégias de ação da Prefeitura”, afirma Gazzetta.

Decreto para o setor privado

Outra medida tomada por Clodoaldo Gazzetta é um decreto que será publicado neste sábado (21) no Diário Oficial, com regras sobre o funcionamento de estabelecimentos na cidade. Segundo ele, as recomendações são voltadas para mercados, restaurantes, lanchonetes, padarias, farmácias, drogarias e comércios de outros ramos. 

“Os estabelecimentos terão a obrigatoriedade de disponibilizar para os seus clientes o álcool 70% na entrada do estabelecimento. Aumentar a frequência da limpeza e desinfecção de superfícies, equipamentos, materiais e objetos compartilhados. Além de adotar logicamente a distância necessária mínima entre as pessoas (de 1,5m) e manter a ventilação natural dos ambientes com a finalidade promover a renovação do ar”, enumera.

Plano de contingência em Bauru

Devido ao número de casos de coronavírus em São Paulo, a Secretaria de Estado da Saúde está elaborando um plano de contingência para infecção humana pelo novo coronavírus. Apesar de não confirmar data, o prefeito de Bauru, que está em conversa com o governador do Estado, disse que Bauru será contemplada.

“O Hospital das Clínicas será aberto com 222 leitos, mas ainda não me deram um prazo nem quais ações serão implementadas no hospital. Isso cabe ao governador anunciar em um momento oportuno”, diz Gazzetta.

Saiba mais sobre o coronavírus

+ Veja as mudanças nos serviços e eventos de Bauru durante a pandemia do coronavírus
+ Quarentena voluntária: por que é necessário que os bauruenses fiquem em casa durante a pandemia do coronavírus?
+ Médico especialista de Bauru explica a diferença entre COVID-19, gripe e resfriado

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …