Depois da declaração da Organização Mundial da Saúde (OMS) que classifica o novo coronavírus como uma pandemia, várias medidas começaram a ser tomadas por governos ao redor do mundo.

No Brasil, o governo de São Paulo recomendou o cancelamento de eventos com aglomerações como: shows, festas e esportes com plateia e anunciou a suspensão das aulas em universidades públicas e na rede pública municipal. O governo fez a mesma recomendação para a rede privada de ensino.

Outras medidas tomadas foram o fechamento de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais por até 30 dias.

Apesar de não ter tido ainda nenhum caso confirmado de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Bauru, por fazer parte do Estado de São Paulo, algumas rotinas e serviços também sofreram modificação na cidade.

O que mudou em Bauru desde o anúncio da OMS?

É importante lembrar que embora não existam casos confirmados de coronavírus em Bauru, há, até o momento, 26 casos suspeitos que ainda estão sendo analisados.

Por isso, é importante seguir todas as medidas de prevenção. Assim, a Prefeitura de Bauru e diversas instituições da cidade declararam mudanças em seu funcionamento.

  • Sesc

Todas as unidades do Sesc, inclusive a de Bauru, permanecerão fechadas e sem atividades e cursos de 17 a 31 de março inicialmente. A instituição ainda informa que os valores dos ingressos, cursos e excursões que ocorreriam durante esse período serão ressarcidos.

  • Universidades e escolas de Bauru

Além da Universidade Estadual Paulista (Unesp) que teve a suspensão momentânea das atividades decretada pelo governador do Estado, as universidades UNIP, UNISAGRADO e FIB também suspenderam as aulas temporariamente.

Não obstante, foi decretado hoje (19) pelo Prefeito Clodoaldo Gazetta que as escolas da rede estadual e municipal irão realizar a suspensão das aulas. Foi recomendado que a rede privada também siga essa medida.

  • Campeonatos esportivos

Como medida de prevenção e contenção da proliferação do coronavírus, a Federação Paulista de Futebol, em conjunto com presidentes e representantes dos 16 clubes participantes, decidiram por paralisar temporariamente a Série A3 do Campeonato Paulista 2020.

O Noroeste, time de futebol da cidade de Bauru, liberou a comissão técnica e os jogadores das atividades, mas passou cartilhas de preparação física e do departamento de nutrição para os atletas.

A Associação Bauru Basketball Team também suspendeu todas as atividades da equipe pelo prazo de uma semana.

Com a propagação dos casos de suspeita do coronavírus, optamos por também ajudarmos no combate. Neste momento, paralisar os treinos é uma opção aconselhável para todas as instituições que têm muita gente envolvida. Queremos assegurar a saúde de todos e assim o faremos até que seja necessário“, diz o presidente da associação André Goda.

  • Zoo, Jardim Botânico e Horto

O Prefeito Gazzetta determinou, no início da tarde desta quinta-feira, 19, o fechamento ao público do Horto Florestal, Jardim Botânico e Zoológico Municipal, por tempo indeterminado. A determinação é mais uma medida de prevenção à disseminação do Covid-19 na cidade.

  • Medidas da Secretaria de Cultura

Devido a situação, a Secretaria de Cultura também decretou mudanças no funcionamento de diversos setores e serviços.

Dessa maneira, foram canceladas as aulas de todos os cursos da Divisão de Ensino às Artes, das aulas da Companhia Estável de Dança e os ensaios da Banda e Orquestra Sinfônica. O retorno dessas atividades acontecerá de acordo com o calendário da Secretaria da Educação, que adiantou o recesso escolar do mês de julho para agora.

Outras medidas foram a suspensão do atendimento na Biblioteca Central e nas Bibliotecas Ramais, o fechamento para a visitação no Museu Ferroviário Regional de Bauru e das exposições na Pinacoteca Municipal e na Galeria Municipal Angelina W. Messenberg.

O atendimento presencial na Secretaria da Cultura também sofreu alterações e passará a ser apenas das 8h às 12h.

Para o contato, recomenda-se a utilização dos telefones (14) 3232-4343 e (14) 3232 – 9393 ou do email [email protected] que funcionarão no horário de expediente: das 8h às 12h e das 14h às 18h.

  • Eventos cancelados ou adiados

A fim de evitar aglomerações e seguindo as recomendações da Secretaria Estadual e do Ministério da Saúde diversos eventos que ocorreriam em Bauru foram cancelados ou adiados.

Assim, eventos como o Workshop de Fissuras Labiopalatinas do Centrinho, a Semana Nacional do Sono (promovida pela Associação Brasileira do Sono em parceria com a FOB/USP) e o Encontro do Mercado Imobiliário de Bauru que aconteceriam ainda esse mês foram cancelados.

Além disso, o SP Conecta Cidades e a inauguração do Inova Bauru serão adiados para data ainda não informada.

Outros eventos culturais ficarão indisponíveis temporariamente. Esse é o caso da Exposição “Castelo Rá- Tim -Bum” que estava sendo realizada no Boulevard Shopping. Para cancelar os ingressos já comprados os consumidores deverão entrar em contato a Ingresso Rápido, empresa responsável pelas vendas.

  • Estabelecimentos

É importante ficar atento porque os horários de atendimento de alguns estabelecimentos também sofreram alterações e alguns não abrirão mais. Como exemplo, o Boulevard Shopping e o Bauru Shopping fecharão a partir do dia 20 de março.

A Prefeitura de Bauru também informa que a partir desta sexta-feira (20), os atendimentos presenciais da Secretaria de Economia e Finanças no Poupatempo serão suspensos. Todos os serviços serão realizados por meio eletrônico/e-mail, exceto (por enquanto) processos de compra. A Secretaria de Economia e Finanças informa que processos com assuntos diversos devem ser iniciados pelo site da Prefeitura, na aba da Secretaria, no tópico protocolo de documentos.

Já o Poupatempo vai reduzir em 70% a quantidade de atendimentos diários, sendo necessário agendar previamente por meio da central (site ou aplicativo).  Serviços como segunda via de RG, renovação de CNH e a primeira via de RG para menor têm prioridade.

  • Medidas declaradas pela Prefeitura contra o coronavírus

Em coletiva de imprensa, o prefeito Clodoaldo Gazetta afirmou que vai expedir um decreto, que será publicado neste sábado (21) no Diário Oficial, com regras sobre o funcionamento de estabelecimentos na cidade.

Eu estou expedindo um decreto novo a partir de hoje fazendo algumas recomendações para o setor privado. Essas recomendações serão voltadas para mercados, restaurantes, lanchonetes, padarias, farmácias, drogarias e demais comércios e afins. Os estabelecimentos têm a obrigatoriedade de disponibilizar para os seus clientes o álcool 70 na entrada do local, aumentar a frequência da limpeza e desinfecção das superfícies, equipamentos, materiais e objetos compartilhados, adotar a distância necessária mínima entre as pessoas (de 1,5m) e manter a ventilação natural dos ambientes com a finalidade promover a renovação do ar”, salienta.

O prefeito também recomendou que concessionárias de transporte coletivo disponibilizem álcool em gel para os usuários do veículo, circulem com a janela aberta e aumentem a frequência de limpeza nos intervalos de transporte de passageiros.

Outra orientação foi para que academias,cinemas, casas de show, clubes de serviço, clubes da cidade e entidades religiosas suspendam seus eventos por um período de 30 dias.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Anne Hernandes
Carregar mais em Saúde e Esportes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

As cores de setembro: 3 importantes sinais para os bauruenses cuidarem da saúde

Conscientizar-se é o primeiro passo para prevenir doenças. Nesse sentido, criou-se o movim…