Assim como você já deve estar a par, o Brasil, assim como o resto do mundo, enfrenta a pandemia de coronavírus. Até o momento, o país contabiliza 621 casos confirmados da doença e, infelizmente, os números só parecem crescer. 

Dessa forma, para conter o Covid 19, além das já conhecidas medidas de prevenção como lavar as mãos, usar álcool em gel e higienizar superfícies que podem ter contato com o vírus, outras estratégias estão sendo cogitadas e adotadas. 

Entre elas, a quarentena domiciliar preventiva. Se você, assim como eu, já pôde resguardar-se em casa e prevenir o próprio contágio e também a disseminação da doença, percebeu uma coisa: apesar do home office, que ocupa parte do nosso tempo, o tédio, em algum momento, chega. 

Então, se você já está sobrecarregado de informação, ficando ansioso com a situação ou cansado de rolar o feed das redes sociais, aqui vão algumas dicas para colocar em prática durante o isolamento voluntário.

Movimentando-se 

O tempo ocioso é um ótimo momento para colocar um plano que pode, há muito, estar nos seus planos de “ano novo” em prática. E, que tal aproveitar para se movimentar nesse momento? 

Claro, tudo dentro de casa! Para isso, é possível encontrar inúmeros tutoriais, de acordo com o seu gosto, no Youtube. Além disso, o #ProjetoVivaBem, uma iniciativa do UOL, por exemplo, disponibiliza treinos para fazer em casa somente com o peso do corpo. Já em Bauru, projeto Mind Wellness liberou o acesso gratuito na plataforma, fornecendo treinos de qualidade com segurança para todos.

Ainda, para quem já treina, a recomendação é evitar academias. Uma opção, por enquanto, é adotar o treino em lugares abertos, sem aglomeração de pessoas, ou em casa também. 

Assim, além de nos distrair, os exercícios são muito bons para aliviar o estresse decorrente da situação. Os exercícios físicos também melhoram a imunidade , algo essencial nesses tempos de crise de saúde pública. 

É tempo de aprender 

Mesmo que muitos já estejam trabalhando no sistema home office, as demais horas em casa podem parecer entediantes. No entanto, o computador pode ser um aliado para aprender coisas novas!

Com o coronavírus, inúmeras plataformas de cursos online tornaram algumas de suas aulas gratuitas. Confira a lista de várias delas: 

  1. Udemy: Além de já disponibilizar mais de 400 cursos gratuitos, a plataforma liberou mais 40 cursos, entre eles, Excel, Motion Graphics, Introdução ao Design Thinking. Confira a lista completa aqui
  2. Fundação Getulio Vargas (FGV): a instituição liberou 55 cursos gratuitos em sua plataforma online. Entre os temas, destacam-se organização nas empresas, matemática financeira e marketing digital. Todos os cursos têm certificação ao final. Confira aqui;
  3. SENAI: a instituição liberou 12 cursos totalmente gratuitos em sua plataforma de ensino online.Todos os cursos têm certificação ao final. Confira aqui;
  4. Harvard: A universidade americana libertou pelo site edX, plataforma de educação online, 100 cursos gratuitamente em 14 áreas de ensino. Confira todos aqui;
  5. Coursera: A plataforma da empresa de tecnologia educacional norte-americana dará acesso gratuito ao seu catálogo de cursos para todas as universidades no mundo que foram impactadas pela pandemia. Estudantes podem entrar em contato com representantes da sua instituição de ensino para participar. Os cursos estão disponíveis aqui.
  6. Casa do Saber: O aplicativo da Casa do Saber On Demand conta com mais de 120 cursos e o acesso será gratuito pelos próximos 30 dias. Os conteúdos são de temas diversos, como Filosofia, Neurociência, Psicanálise, Arte, Cinema, Literatura, História e Atualidades
  7. Faber Castell: A marca de lápis liberou o acesso gratuito a todos os cursos de sua plataforma online. São diversas opções para estimular a criatividade, para adultos e crianças. Você pode se matricular aqui.

Mantenha o ambiente saudável 

Já que durante este período a casa será nosso escritório, nada como manter a organização do espaço em dia. Até porque, manter a casa arrumada é uma ótima forma de manter o restante da rotina em dia. 

Isso vale desde manter a cama arrumada – e você longe dela durante o home office, hein – até aproveitar o tempo livre para organizar armários e/ou jogar coisas que acumulou durante os anos fora. 

Tente incluir na rotina da quarentena o hábito de deixar a limpeza do ambiente em dia, para que assim você possa trabalhar tranquilo. Ainda, estar em casa permite que você use um tempinho para ficar de olho em focos de água parada, já que o Covid 19 não é o único inimigo da saúde no momento, e os casos de dengue ainda são muitos em Bauru.

Crie um hobby 

Você já pensou em usar esse tempo livre para investir em você? Essa é uma oportunidade para cuidarmos de nós mesmos, fazer algo que já gostamos muito ou então, descobrir algo novo. 

Assim, a nossa dica é: encontre um novo hobby! Seja desenvolver uma rotina de skincare para cuidar da pele, tentar aprender bordado, apostar nas artes para tentar expressar os sentimentos ou testar as habilidades montando algum móvel ou objeto de decoração no sistema “do it yourself” – em tradução livre, faça você mesmo. 

A intenção é entreter-se e passar um tempo saudável consigo mesmo. 

Coloque tudo em dia 

Se a sua lista de sugestões do que assistir, ver e ouvir fica acumulando e você nunca consegue colocar tudo em dia, aproveite. Este é o momento, ainda mais que várias empresas de TV a cabo, como NET, Sky e Claro, liberaram os canais para que as pessoas possam se manter entretidas em casa. 

Se você ainda não tem em mente o que assistir, aqui tem uma grande lista de filmes na Netflix, Prime Video, HBO Go, Telecine e Now. O aplicativo da Globo, o Globoplay também disponibilizará, durante 30 dias, diversos conteúdos para não assinantes. 

Além disso, para quem quiser colocar a leitura em dia, a Amazon do Brasil disponibilizou centenas de e-books que podem ser baixados gratuitamente aqui

Cultura sem sair de casa

Como muitos eventos, shows e apresentações foram cancelados para evitar grandes aglomerações de pessoas, artistas e fãs encontraram a alternativa perfeita para manter o “contato”. 

As redes sociais estão servindo como palco para muitos cantores que marcam horários e apresentam-se ao vivo, direto de suas casas, com a possibilidade de interação com público. A iniciativa teve uma adesão tão grande que a A Universal Music uniu seus artistas para um festival virtual, o Festival Música Em Casa. 

O projeto começa nesta sexta (20) e vai até o dia 29, com cinco shows por dia, todos os dias, entre 19h e 21:30h. Todas as apresentações serão transmitidas pelo Instagram e você pode conferir todos os horários no link oficial do projeto.

Além disso, o Sesc TV também disponibilizou grande parte de seu conteúdo original em seu site gratuitamente, sem necessidade de cadastro ou assinatura. São mais de 800 conteúdos disponíveis, entre espetáculos, documentários, filmes e entrevistas.

Entre os destaques, o lançamento mais recente do canal: a série documental em cinco episódios “Paulo Freire, um homem do mundo”, dirigida pelo cineasta Cristiano Burlan, que pode ser assistida na íntegra pelo site. 

A plataforma de streaming da Filarmônica de Berlim, chamada Digital Concert Hall, também disponibilizou gratuitamente por 30 dias todos os seus concertos e filmes para aqueles que se cadastrarem no site com o código BERLINPHIL até 31 de março de 2020.

Ademais, para quem gosta de perder a noção das horas dentro de museus mas está impossibilitado de apreciar a arte durante a quarentena, a internet também é uma aliada. Isso, porque é possível realizar tours virtuais por mais de 1.200 instituições ao redor do mundo. 

Confira algumas opções de tour online em museus ao redor do planeta:

  1. Pinacoteca di Brera – Milão (Itália): https://pinacotecabrera.org
  2. Galleria degli Uffizi: Florença (Itália): https://uffizi.it/mostre-virtuali
  3. Musei Vaticani – Roma (Itália): https://bit.ly/2J3zdQh
  4. British Museum – Londres (Inglaterra): https://bit.ly/398ZsiM / https://bit.ly/2J1B5cj
  5. Hermitage – São Petersburgo (Rússia): https://bit.ly/3cJHdnj
  6. National Gallery of art – Washington (EUA): https://nga.gov/index.html
  7. Museu metropolitano de Arte – Nova York (EUA) https://bit.ly/2U3XqfI
  8. Louvre – Paris (França):  https://bit.ly/2woLKuZ

E aí, gostou das sugestões? Já sabe qual vai colocar em prática para usar bem esse tempo de quarentena? Não se esqueça, quarentena não é férias! Essa é uma medida pelo bem comum, então, se puder, fique em casa. 

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …