Durante o alastramento da pandemia de coronavírus em todo o Brasil, a cidade de Bauru, ainda que não tenha confirmado nenhum caso até o momento, se adiantou. Na última sexta-feira (20), foi publicado um decreto de emergência, no qual restringe o funcionamento de diversos estabelecimentos comerciais. 

A medida foi instituída visando restringir a aglomeração de pessoas na cidade. Essa ação é mais que urgente neste período, uma vez que o vírus SARS-CoV-2 é de fácil transmissão. Você pode conferir todas as medidas publicadas no Diário Oficial aqui

No entanto, entre os estabelecimentos que permanecem funcionando durante esse período, alguns deles são inevitáveis, como farmácias e mercados. Isso, porque, além do que já era necessário, agora passaremos mais tempo em casa e, por isso, serão necessários mais mantimentos. 

Dessa forma, ainda que as compras online sejam as mais recomendadas neste momento, aqueles que optarem por sair devem adotar alguns cuidados extra. A prevenção é necessária, considerando o fato que os produtos de mercados e farmácias podem vir de várias regiões, sendo manuseadas por muitas pessoas. 

Tendo em vista a facilidade de transmissão, aqui vão 10 dicas para os bauruenses que precisarem ir às compras durante esse período. 

1. Se você mora com mais pessoas, vá sozinho! 

Como você já sabe, este não é o momento de passear ou se aproximar de ninguém. Além disso, quanto menos pessoas circulando nas ruas melhor! O ideal é que a pessoa mais saudável realize as atividades necessárias fora de casa.

2. Mantenha no mínimo um 1,5 m de distância de outras pessoas 

Devido ao fato do vírus ser transmitido por meio das gotículas de saliva, espirro e contato pessoal próximo, o ideal é, ainda que na rua, evite aproximar-se muito dos demais.

3. Evite o contato das mãos com os olhos, nariz e boca

Considere suas mãos sempre sujas ao sair de casa. Assim, mantenha-se alerta e evite o contato delas com os olhos, nariz e boca, já que podemos, sem querer, tocar diversos locais o tempo todo e o contato com superfícies contaminadas também pode transmitir o vírus.

4. Use luvas durante as compras 

Uma outra forma de expor-se menos a locais e superfícies potencialmente contaminadas é por meio do uso de luvas. Essa medida também ajuda a evitar que quaisquer sujeiras que já estejam em nossas mãos contaminem os produtos.

5. Use álcool em gel ou 70% para limpar o carro 

Guardar o álcool em gel e/ou álcool 70% com um rolo de papel toalha no carro também é uma boa opção. Isso, porque saímos direto dos estabelecimentos e não mantemos o hábito de higienizar as mãos antes de tocar o volante ou a marcha.  Além disso, limpar a maçaneta da porta de dentro do carro, os controles dos vidros e os controles do rádio são medidas que podem frear a transmissão.

6. Tire a roupa e sapatos assim que chegar em casa 

De que adiantaria todas essas medidas se, ao chegar em casa, todas as roupas que tiveram contato com o exterior esbarrarem em quem mora com você ou com itens de consumo? Por isso, a recomendação é: tudo direto para a máquina de lavar.

7. Tome banho para se higienizar 

A premissa é a mesma em relação à higienização do corpo! Além disso, uma alternativa também é adotar uma ‘roupa de casa’, e a ‘roupa de rua’, caso você não queira lavar tudo diariamente. Neste caso, deixe sempre no mesmo lugar e volte a vesti-la apenas assim quando for sair.

8. Higienize as compras (in natura ou embalagens)

Já parou para pensar que, antes de chegar a sua casa, os produtos podem ter passado pelas mãos de muitas pessoas? Além daquelas pessoas que “veem com as mãos”, muitos processos são envolvidos até a chegada dos itens até mercados e farmácia. 

Por isso, higienizá-los, é essencial. Isso serve para aqueles que serão consumidos crus e também para embalagens. Neste último caso, a recomendação é o uso de álcool 70% em toda a superfície dos pacotes.

9. Pague com cartão e depois higienize-o

Como as cédulas de dinheiro são mais manipuladas, o cartão é a melhor opção de pagamento no momento. No entanto, após seu uso, não esqueça de também higienizá-lo!

10. Limpe o celular 

O celular não sai da nossa mão nem no banheiro, e por isso, configura como um dos objetos mais sujos de nossas casas. Assim, como pode ocorrer aquela conferida nas mensagens durante as compras, o ideal é também higienizar o aparelho celular com álcool 70% ou álcool em gel, pelo menos uma vez no dia. 

Medidas regionais

No momento, muitos mercados de Bauru estão oferecendo oferecendo o serviço de delivery. Então, principalmente caso esteja no grupo de risco, considere essa hipótese! 

Além disso, redes de supermercados da cidade já estão adotando medidas de higienização, como o uso de álcool em gel em carrinhos e cestinhas. Enquanto isso, tendo em vista que não há orientação de autoridades para estocar materiais, alguns estabelecimentos já orientam sobre a quantidade de materiais que cada cliente pode adquirir. Dessa forma, não falta para ninguém! 

Por fim, não se esqueça que, neste momento, medida nenhuma é demais. Já diriam nossas avós, é melhor prevenir que remediar.  

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…