Devido à pandemia de coronavírus, uma das formas mais eficientes de evitar o contágio do vírus é se manter em distanciamento social, dentro de casa. Além disso, muitos estabelecimentos foram fechados por tempo indeterminado, como forma de evitar a aglomeração de pessoas.

Ainda assim, é possível – e importante – manter uma rotina saudável mesmo dentro de casa. Para ajudar a não sair do ritmo, os educadores físicos Mariana Stehling e Giovani Luigi Stevanatto dão dicas para manter o corpo em dia!

De olho na saúde!

Durante esse período é recomendado que as pessoas façam ao menos um exercício moderado. 

Segundo os educadores “o mínimo possível que uma pessoa deve praticar de exercícios físicos por dia seria 30 minutos, contanto que ela consiga realizar exercícios cinco vezes na semana”.

A recomendação passada pela American College é de 150 minutos de exercício semanal, sendo de intensidade leve a moderado. Isso, porque esse tipo de atividade é segura para se fazer em casa e para todo tipo de pessoa.

“Lembrando que pessoas com doenças crônicas devem ter autorização de médico para a prática de exercícios físicos, e seguir as orientações recomendadas pelo profissional de educação física”, completam.

Faz bem para o sistema imunológico

Exercícios físicos moderados ajudam na ativação do sistema imunológico do indivíduo, muito importante em tempos que a chance de se pegar o vírus da COVID-19 está alta.

Além disso, as atividades ajudam a reduzir “o risco de doenças cardiovasculares, metabólicas, auxiliam no tratamento de doenças psicológicas e provoca a sensação de bem estar no indivíduo”, enumeram.

Vale lembrar que é bom evitar treinos de alta intensidade com muita frequência, uma vez que pode causar a depressão do sistema imunológico.

Para fazer em casa!

Aos bauruenses que querem manter a rotina de treinos em casa, Mariana e Giovani recomendam alguns exercícios básicos que podem ser feitos por todas as pessoas sem grandes riscos

Confira o treino:

– Sentar e levantar da cadeira (3 séries de 10 repetições)

exercícios

– Tríceps na cadeira (3 séries de 10 repetições)

exercícios

– Abdominais no tapete (3 séries de 15 repetições)

– Desenvolvimento de ombro com sacos de arroz ou outro peso (3 séries de 10 repetições)

– Prancha isométrica  (2 séries de 1 minuto ou quanto aguentar) 

 – Elevação pélvica (3 séries de 15 repetições)

Vale lembrar que esses exercícios não substituem treinos passados por educadores físicos e devem ser feitos sem exageros para evitar lesões.

Consultoria
Mariana Stehling
CREF: 160603-G/SP

Giovani Luigi Stevanatto
CREF: 161628-G/SP

Telefone: (14) 9 99682-8990

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…