A quarentena mudou estilos de vida, trabalho e de estudos também. Com a recomendação de isolamento social, diversas faculdades suspenderam as aulas presenciais para ministrar o conteúdo remotamente.

No entanto, mesmo que a distância, a educação não para. Prova disso, é que além das aulas remotas, diversas empresas e faculdades têm liberado cursos gratuitos online para a população aproveitar o período em casa para adquirir conhecimentos e, quem sabe, dar aquela aprimorada no currículo.

Cursos livres – Unoeste

A Unoeste, por exemplo, é uma das universidades que disponibilizou vários cursos gratuitos em seu site.

Segundo a coordenadora geral do Núcleo de Educação à Distância da Unoeste, professora Sônia Sanae Sato, os cursos têm duração variável e não exigem comprovação de escolaridade anterior.

“O objetivo é oferecer gratuitamente conhecimentos que permitam profissionalização e atualização rápida para o mercado de trabalho, contribuindo assim com a população neste período de pandemia”, explica.

São mais de 30 opções de diversos temas, todas com emissão de certificado para os alunos que concluírem 100% das atividades.

Para acessar os conteúdos, basta ter qualquer aparelho eletrônico com conexão à internet e procurar a aba “cursos livres” no site da Unoeste.

Senac São Paulo – Cursos de extensão e livres

Outra instituição que liberou materiais gratuitos para o aprimoramento de profissionais foi o Senac São Paulo.
Os 24 cursos online gratuitos disponibilizados estão divididos em dois tipos: os de extensão universitárias (com duração de 40 a 60 horas) e os livres.

Entre os cursos de extensão universitária estão: Docência e Mediação Pedagógica Online, Elaboração de Materiais Didáticos com Recursos Tecnológicos, Primeiros Passos para Empreender, Estratégias de Negociação Internacional, entre outros.

Já os cursos livres abrangem áreas variadas como: liderança, finanças, imagem pessoal, nutrição e neurociência.

As vagas são limitadas, assim, para participar é necessário fazer uma inscrição no site do Senac.

Cate – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho

O portal do Cate, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, está com mais de 80 cursos abertos nas áreas de gestão, trabalho e empreendedorismo, saúde e bem-estar, tecnologia, gastronomia e meio ambiente.

Segundo o site, a maioria dos cursos possui certificado digital, o que pode ajudar quem está precisando complementar o currículo.

Os interessados devem realizar um cadastro no portal para ter acesso às aulas.

Programa Via Rápida

O programa Via Rápida, também da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, está com vagas abertas para quatro cursos de 80 horas de duração oferecidos pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). São eles: gestão administrativa, planejamento empresarial, lógica de programação e banco de dados.

As inscrições vão até dia 5 de abril e podem ser realizadas pelo site: http://www.viarapida.sp.gov.br/index.html#

Instituto Federal do Rio Grande do Sul

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul é outro que está apostando na educação a distância através de cursos online gratuitos.

São diversos cursos em 10 áreas do conhecimento diferentes, entre elas: Idiomas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Informática, Gestão de Negócios, Educação e etc…

Para acessar o catálogo completo de conteúdos disponíveis e se inscrever, basta acessar o site do Instituto.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Ao som de pagode, Sun7 no BTC terá shows da Envolvência, Kamisa 10 e Grupo Vibe

No dia 11 de maio, a partir das 18h, o BTC recebe a ‘Sun7’, uma festa ao som de pagode com…