Apesar de não se conhecerem pessoalmente, os bauruenses Rafael Monti e Rafael Maroubo já trabalharam juntos diversas vezes. Agora, os dois se unem novamente para dar vida ao desenho animado “Dona Ramona Contra o Corona“. Diante de um momento inédito que estamos vivendo e de um novo vírus ainda pouco conhecido, o projeto vem com a proposta de informar, entreter e oferecer um alívio mental às pessoas.

Assim, Monti fica com a direção de arte e ilustração, já Maroubo cuida da área da animação e edição.

Rafael Maroubo, edição e animação do desenho

“A ideia inicial foi do Maroubo. Ele estava à procura de um parceiro ilustrador para trabalhar com ele em um conteúdo informativo e que colaborasse com as pessoas, de forma geral, para que pudessem se cuidar em meio ao cenário quase que caótico em que o mundo se encontra. E, ao darmos start nas conversas sobre o projeto, as pitadas de humor vieram de forma natural, já que nós dois, assim como todo mundo, está precisando desse tom mais leve para passarmos por esse momento. Ou seja, a informação é extremamente necessária, assim como a comunicação descontraída, aponta Monti.

Rafael Monti, ilustração e direção de arte

A percepção de que desenhos animados são para crianças já é um fato refutado. Portanto, “Dona Ramona Contra o Corona” é voltado para as pessoas de forma geral, por se tratar de um assunto do momento. Segundo os idealizadores, por este motivo, é normal o espectador se identificar com a Dona Ramona.

O desenho animado

Com dois episódios no ar, o desenho retrata o momento que estamos vivendo durante a pandemia. Entretanto, a história traz uma quebra com a realidade, já que as pessoas mais jovens é quem devem dar o exemplo aos idosos e se comportar da forma correta para que a sociedade consiga vencer o vírus.

Indo contra esse raciocínio, a Dona Ramona, uma personagem da terceira idade, é quem vai sugerir e dar dicas de como viver de forma saudável nesse momento. Sempre com um toque leve para aliviar o dia a dia, já que a maioria se encontra em quarentena o que ainda é, para muitos, um grande desafio.

Os bauruenses podem acompanhar o desenrolar da história da Dona Ramona Contra o Corona no Instagram @donaramonacorona.

Sem previsão de quantos episódios a série terá, os criadores afirmam que tem assunto para continuar por um bom tempo. “Enquanto o assunto for relevante, iremos trabalhar em cima das animações para entreter e informar. Gostaríamos de divertir as pessoas. Nossa missão sempre será a melhor possível”, finaliza Rafael Monti.

Conheça mais sobre os criadores do desenho em: @maroubo e @rafa.monti.arts.

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Banda bauruense leva composições autorais ao Teatro Municipal de Botucatu

Com sonoridade pós-punk e composições autorais, a banda bauruense “Obscuro Lavrador” se ap…