Em momentos de pandemia, o bombardeio de informações é cada vez mais constante, sendo importante sempre buscar notícias em veículos seguros. Isso, porque as fake news estão em todos os lugares, podendo causar diversos transtornos, entre eles, o pânico desnecessário.

O Youtube, por exemplo, é uma plataforma bastante lúdica para se informar corretamente sobre a COVID-19. Sendo assim, a plataforma conta com canais criados por especialistas em diversas áreas que decidiram se aventurar nos vídeos para levar conteúdo de qualidade para quem está do outro lado da tela.

Inclusive, para garantir que os canais transmitam informação científica confiável e relevante, existe um selo colaborativo de qualidade. Trata-se do Science Vlogs Brasil. O canal Nunca Vi 1 Cientista entrou para o selo em outubro de 2019, após um rigoroso processo de seleção, entretanto, o projeto está no Youtube há mais de um ano.

“A nossa intenção sempre foi ir aonde as pessoas estão, como redes sociais e o próprio Youtube, levando informação cientifica acurada de forma divertida e traduzida para o contexto de quem não é cientista”, explica Ana Bonassa, uma das idealizadoras do projeto.

Conheça mais canais confiáveis para ficar por dentro de todos os assuntos sobre o novo vírus.

1- Atila Iamarino

O youtuber Atila Iamarino tem chamado muita atenção nos últimos dias com seus vídeos informativos sobre o coronavírus. Além de comunicador digital, ele é formado em Biologia e doutor em Microbiologia pela USP, o que o capacita dentro do assunto.

Nos vídeos do seu canal, ele explica mais sobre o vírus e a importância do isolamento coletivo para a diminuição dos casos. Recentemente, Atila participou do programa Roda Vida, da TV Cultura, batendo o recorde de audiência.

2- Nerdologia

Focado em ciência, tecnologia e assuntos variados do universo nerd, o canal Nerdologia também é uma ótima fonte para quem gosta de se informar. Inclusive, o próprio Atila Iamarino apresenta alguns dos vídeos deste canal.

Com novas publicações toda terça e quinta, às 11h, o canal é ótimo para quem gosta de vídeos simples e informativos.

3- Nunca Vi 1 Cientista

Formado com o objetivo de divulgar a ciência nas redes sociais e combater a desinformação e notícias falsas, o Nunca Vi 1 Cientista é um canal apresentado pelas pesquisadoras Laura de Freitas, doutora em Biociências e Biotecnologia pela USP, e Ana Bonassa, doutora em Ciências pela USP.

O canal faz parte do Science Vlogs Brasil, um selo de qualidade colaborativo que reúne divulgadores de ciência confiáveis do Youtube Brasil.

Além de informações sobre o coronavírus, o canal conta com vídeos que abordam diversas pautas dentro da ciência.

4- Cadê a Chave

Criado como um canal de vlog do casal Leon Martins e Nilce Moreto, por lá é possível encontrar vídeos sobre o cotidiano e o dia a dia. Os dois também abordam temas sobre políticas e, recentemente, sobre o coronavírus.

O Cadê a Chave, inclusive, faz parte do movimento #RendaBásicaJá que luta pela implementação da renda mínima para a população carente no Brasil durante o isolamento.

Formada em jornalismo pela Unesp de Bauru, Nilce também participou do Roda Viva com Átila Iamarino.

5- Drauzio Varella

O médico oncologista, Drazio Varella, também possui seu próprio canal do Youtube. Nele, são divulgados conteúdos diversos sobre saúde. Atualmente, os vídeos também abordam o tema do coronavírus.

6- Manual do Mundo

Com 13,3 milhões de seguidores, o Manual do Mundo é o maior canal de ciência do Brasil. Com vídeos toda terça, quinta e sábado, às 11h30, eles abordam temas como curiosidades, experiências e muito mais! Nesse sentido, o canal tem trazido muitos vídeos desmentindo fórmulas caseiras contra a COVID-19 que tem circulado pelo internet.

Agora que você já tem várias opções, curte os vídeos e assina os canais!

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Tarsila Prado destaca borboletas de todas as cores na exposição ‘Divina Transformação’

Símbolo de beleza e mudança, borboletas de várias cores e tamanhos podem ser apreciadas de…