A pandemia do novo coronavírus está mudando a rotina de muitas pessoas. Embora ficar em casa seja essencial para frear os casos de Covid-19, a quarentena tem afetado muitos serviços na cidade. Um deles e o Banco de Leite Humano de Bauru, que está buscando novas doadoras.

Muitos bancos de leite no país estão ficando sem estoque pelo receio das doadoras. Mesmo que Bauru ainda não esteja em uma crítica, a equipe do Banco de Leite está fazendo um trabalho de conscientização com as atuais e futuras doadoras.

“Não estamos com falta de leite, mas nosso estoque é suficiente para duas semanas. O ideal seria estoque para três meses. As doadoras não precisam ter medo de doar, pois nossa equipe não está entrando nas residências para recolher o leite, justamente para evitar o contato e estamos seguindo o protocolo do Ministério da Saúde”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite, Maria Nereida Panichi.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora, para isso, ela precisa ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação. O leite é retirado pela equipe do Banco de Leite, na residência da doadora, para que ela não precise sair de casa.

A importância do leite materno

A amamentação é fundamental para o bebê pois é pelo leite que a mãe transfere seus anticorpos, aumentando a defesa da criança. Portanto, o leite materno se torna ainda mais importante em situações como a vivenciada no mundo atualmente.

Bebês prematuros ou de baixo peso (menos de 2,5 kg), internados em UTI neonatal e que não podem ser amamentados diretamente no seio da mãe necessitam da doação do leite materno. Um litro de leite doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso do prematuro, 1 ml já é o suficiente para nutri-lo cada vez em que ele for alimentado.

Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação. Com ele, a criança se desenvolve com saúde, tem mais chances de recuperação e fica protegida de infecções, diarreias e alergias.

Serviço
Banco de Leite Humano de Bauru
Local: Praça das Cerejeiras, 1-40
Telefone: (14) 3226-3227
Site: www.rblh.fiocruz.br/banco-de-leite-humano-de-bauru

Compartilhe!
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Clínica especializada em tratamento da coluna combina tecnologias e terapia manual para evitar cirurgia

Para evitar dores na coluna, a principal dica do fisioterapeuta Roni Toledo é ser dinâmico…