Com o isolamento social como principal medida para combater a disseminação do novo coronavírus, a indicação é só sair de casa quando for extremamente necessário. Entretanto, a internet e a tecnologia permitem que ainda continuemos em contato com a família e amigos.

Além disso, a rede global ainda traz facilidades para nossa vida durante a quarentena com ferramentas para fugir do tédio ou que nos ajudam a ficar em casa. Pensando nisso, fizemos uma lista com diversos aplicativos que podem ser úteis para os bauruenses durante esse período. Confira:

  • Mantendo a comunicação

1- Google Hangouts

Como estamos em isolamento, acabamos ficando distantes de amigos e familiares com os quais costumávamos conviver. Mas para manter o contato existem diversas alternativas de aplicativos.

Um deles é o Google Hangouts, que possibilita a realização de ligações e vídeochamadas sem custo, útil tanto para fazer reuniões de trabalho, quanto para jogar conversa fora. A maquiadora Jo Araújo adora esse tipo de interação com os amigos e utiliza o aplicativo de uma forma diferente.

“Eu acabo usando o Hangouts quando eu vou jogar online com meus amigos, porque senão fica cada um na sua casa em silêncio. A gente tentou humanizar e deixar o mais próximo de um jogo de tabuleiro ou um jogo presencial. Então todos os meus amigos entram em uma sala do hangouts e a gente faz chamada de vídeo enquanto joga. Assim conseguimos ver a reação um do outro, brincar e dar dicas”, comenta.

O aplicativo é gratuito e pode ser utilizado tanto no computador quanto no celular (Android e iOS).

2- Discord

Outro aplicativo grátuito que pode servir para manter os amigos em contato durante a realização de jogos online é o Discord. Ferramenta bem conhecida entre os gamers, o Discord possibilita a realização de videochamadas, ligações e o envio de mensagens de texto e de áudio. Outra função, é o compartilhamento de tela, permitindo que os participantes da conversa vejam o que você está fazendo em seu celular ou computador.

Ideal para manter fãs dos mesmos jogos em contato, o aplicativo possibilita a criação de diversos canais, ou seja, é possível criar um canal para conversar sobre cada game. O aplicativo está disponível tanto para computador quanto para celular e pode ser baixado na App Store e no Google Play.

3- Google Meet

Com o propósito semelhante ao do Google Hangouts, esse aplicativo se diferencia pela quantidade de pessoas que comporta. Sendo assim, é permitida a participação de até 250 pessoas, dependendo do plano escolhido no app.

Tal diferença faz com que a ferramenta seja perfeita para a realização de aulas na modalidade EaD (ensino à distância) e reuniões de empresas, facilitando a vida de muita gente. Esse é o caso do jornalista Marcelo Bueno, que atualmente é docente da disciplina de Telejornalismo na Unesp de Bauru e ministra aulas a distância pelo Google Meet.

“O aplicativo está me ajudando bastante a manter contato com os alunos nos dias de aula. Consigo compartilhar o conteúdo e interagir com eles como se a gente estivesse num espaço físico mesmo. Então eu fico online, eles conseguem ouvir o que eu falo e conversar comigo, dessa forma conseguimos interagir bem”, explica.

Ainda falando na realização de aulas remotamente, o bauruense também indica o Google Classroom, aplicativo onde é possível formar turmas e compartilhar materiais e trabalhos.

Tanto o Google Meet, quanto o Google Classroom são ferramentas gratuitas disponíveis para computador e celular (Android e iOS).

  • Para se divertir

4- Gartic

A fim de se distrair durante o período de quarentena, muitas pessoas têm aderido a jogos e aplicativos focados na diversão. O Gartic é um deles. O jogo é basicamente uma versão online do “Imagem em Ação”. Dessa forma, possui vários temas diferentes como “Filmes”, “Alimentos” e “Objetos” e o objetivo é fazer com que os participantes adivinhem uma palavra relacionada a esses temas a partir de desenhos.

Como nem todo mundo desenha bem, o improviso é uma alternativa para fazer seus amigos acertarem, o que pode ser bem engraçado.

“No Gartic, a gente tem por exemplo a palavra ‘rolinho primavera’. Eu sou péssima de desenho e não vou conseguir desenhar um rolinho primavera. Então, por exemplo, eu desenho a bandeira do japão, umas flores e um rolinho. A gente vai juntando palavras para fazer o outro adivinhar, assim fica muito divertido”, conta Jo Araújo.

O aplicativo é gratuito e oferece a possibilidade de criar salas privadas para jogar apenas com seus amigos, ou então, entrar em salas de outras pessoas e fazer novas amizades.

É possível jogar pelo celular e também pelo computador acessando o link: www.gartic.io.

5- Stop

Outra recomendação de Jo Araújo para recreação com um grupo de amigos é o Stop online. Neste jogo há diversas categorias como “Minha Sogra é”, “Cidade, Estado e País”, “Fruta”, “Nome” e “Carro”. O objetivo é preencher o mais rápido possível todas as categorias com palavras que se iniciem com a letra sorteada. Quem preencher primeiro aperta o botão “Stop” e vence a partida.

Existem dois aplicativos desse jogo, o StopotS, do mesmo desenvolvedor do Gartic, e o Stop, da Fanatee. A diferença entre os dois é a quantidade de pessoas permitida e as categorias.

O StopotS permite que você jogue com um grande número de pessoas no computador ou celular. Enquanto o Stop da Fanatee possibilita jogar com apenas uma pessoa no celular, sendo ela sua amiga ou apenas um usuário aleatório escolhido pelo aplicativo.

Ambos os aplicativos são gratuitos e estão disponíveis na Play Store e App Store.

6- Uno

Quem aqui já jogou muito UNO durante a infância? Esse é um outro jogo que também possui uma versão online gratuita e dá para se entreter com os amigos.

O game é igual ao de cartas, mas para jogar você deve apostar moedas virtuais do próprio jogo, que podem ser adquiridas de diversas formas.

No aplicativo ainda é possível participar de torneios e criar salas online. O UNO está disponível para celulares com sistema Android e iOS.

7- Castle Solitaire

Diferentemente dos outros jogos, essa é uma opção para aqueles que curtem jogar sozinho. O Castle Solitaire é bem simples e é um bom passatempo para os momentos de tédio.

No jogo o objetivo é preencher os quatro castelos com cartas do Ás ao Rei, assim à medida que vai passando os níveis o jogador vai ganhando novos títulos.

O aplicativo é gratuito e está disponível tanto para Android quanto para iOS.

  • Redes Sociais

8- Twitter

As redes sociais também são uma possibilidade para os bauruenses que estão querendo se distrair durante o período de isolamento. Para isso, além dos aplicativos mais convencionais como Instagram e Facebook, há outras alternativas como o Twitter, por exemplo.

O Twitter possui diversas funções e nele você consegue compartilhar suas opiniões, saber quais são os assuntos mais comentados nas redes e até se divertir com os diversos memes compartilhados pelos usuários.

A ferramenta é gratuita e pode ser acessada tanto pelo computador quanto por celulares Android e iOS.

9- Tik Tok

O Tik Tok é outra rede social que têm despertado bastante a atenção nos últimos tempos. O aplicativo é bem divertido e é uma ótima opção para se distrair, pois possui desafios, vídeos de dança e até histórias inventadas pelos próprios usuários.

“É bem legal porque você vê até famosos usando e são coisas que geralmente você não vê o pessoal fazendo no Instagram. Passa muito tempo, é bem engraçado e eu estou ficando bem viciada nele”, comenta a jornalista Isadora Venturini.

O app é gratuito e está disponível para Android e iOS.

  • Para não ficar parado

10- Mind Wellness

Como não temos mais a possibilidade de frequentar academias e locais para fazer exercícios, aplicativos de treinos são alternativas para não ficar parado em casa. Esse é o propósito do aplicativo Mind Wellness, que liberou diversos treinos para as pessoas se manterem em movimento durante a quarentena.

“Eu acho que vale a pena, porque a gente sabe que dentro desse período de quarentena a gente tem que evitar sair, só que não podemos esquecer que precisamos nos exercitar o mínimo. Pelo menos algum movimento, algum alongamento antes de começar o dia, porque se não a gente fica se movendo da cama para cadeira e da cama para cadeira e isso é prejudicial”, explica Marcelo Bueno.

O Mind Wellness é gratuito pode ser acessado pelo computador.

11- Nike Training Club

O Nike Training Club conta com mais de 185 tipos de treinos e circuitos elaborados por profissionais de educação física. Nele é possível encontrar diversas atividades que não necessitam de aparelhos de academia e podem ser facilmente realizadas em casa.

Voltado para iniciantes e também para atletas, o aplicativo oferece exercícios com diferentes níveis de dificuldade e ainda reúne informações sobre o desempenho dos usuários nas atividades. A ferramenta é gratuita e está disponível para Android e iOS.

12- BTFIT

Desenvolvido pela rede de academias Bodytech, o BTFIT oferece aulas em vídeo gratuitas de diversas atividades como pilates, dança e treinos com exercícios. Nele estão disponíveis mais de mil aulas que tem duração de 12 a 35 minutos.

Na parte paga do app, é possível contratar um personal trainer online para acompanhar suas atividades e personalizar seus treinos. O BTFIT é gratuito e pode ser instalado na App Store ou na Google Play.

  • Serviço de delivery

13- iFood

Devido à recomendação de isolamento social, o hábito de sair para comer em restaurantes também teve que ser adaptado. Nesse sentido, os aplicativos de delivery vêm facilitando a vida de muita gente.

O iFood é um desses apps. Conhecido por fornecer diversos cupons de desconto e por ter, em seu catálogo, restaurantes com taxa de entrega gratuita, o aplicativo tem opções para todos os gostos. Isadora Venturini é uma das pessoas que aderiu ao Ifood quando a medida de isolamento social foi instaurada.

“Eu já tinha o aplicativo, mas não usava, passei a usar depois que eu comecei a morar sozinha que foi também quando começou essa questão do isolamento. O iFood facilita muito, porque eu não preciso ficar saindo toda hora para ir o mercado para comer. Sempre tento ver restaurantes locais que também tem taxa de entrega gratuita”, comenta.

O iFood tem download gratuito e está disponível para sistemas Android e iOS.

14- Uber Eats

Também atuando na área de delivery de restaurantes, o Uber Eats conta com diversas promoções que podem oferecer até 50% de desconto nas compras.

O app possui várias opções de culinária, onde você consegue acompanhar, por meio de um mapa, todas as etapas da sua entrega em tempo real. Desde o momento em que o entregador pega seu pedido, até o caminho que ele faz até a sua casa.

O download do Uber Eats não tem nenhum custo e pode ser feito pela App Store ou pela Google Play.

15- Rappi

Imagine como seria bom um aplicativo gratuito que entrega, não apenas comida, mas simplesmente tudo o que você pode precisar? Sim, esse aplicativo existe e o nome dele é Rappi. Essa ferramenta possui parcerias com diferentes empresas e, por isso, entrega os mais variados tipos de produto.

Outra utilidade para a quarentena, é que esse aplicativo permite que o usuário contrate um entregador para fazer compras, recebimentos e entregas do que precisar. Assim, o app acaba englobando também lugares que não tem a opção de delivery.

Para baixar o Rappi basta acessar a Play Store ou a Google Play.

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Corrida dos Namorados do Bauru Shopping está com inscrições abertas

O evento esportivo mais romântico de Bauru já está com as inscrições abertas! A TF Experie…