Uma boa educação escolar é composta de inúmeras características, entre elas, a infraestrutura, que tem um papel essencial na formação de crianças. O amplo espaço verde, as salas de aulas arejadas e os detalhes coloridos do Colégio Espaço Criança foram pensados exclusivamente para alunos do berçário ao 5° ano.

Segundo a diretora e orientadora educacional da escola, Acemira Pagan, apostar em uma estrutura diferenciada faz parte de um plano pedagógico que incentiva ainda mais o aprendizado. “Quisemos oferecer um ambiente que provoque nos alunos múltiplos interesses sócio-educativos. Pois é na estrutura física de uma escola que podemos dar subsídios que influenciam, não apenas em ganhos da capacidade cognitiva e motora, mas também de socialização dos alunos, contribuindo para estimular o convívio social e de lazer entre eles”, afirma.

Laboratório a céu aberto

Por isso, o colégio oferece mais do que o esperado, com espaços como horta, espaço ecológico, pista de trânsito e outros aspectos que favorecem a educação. Criando, assim, condições para que os alunos incorporem ao cotidiano atitudes voltadas à preservação dos recursos naturais.

Agregando à estrutura, Acemira explica que o Espaço Criança foi criado com a proposta de valorizar a parte pedagógica meio a projetos de valores e respeito à criança como um todo. Portanto, há 19 anos, a escola preserva a parte lúdica e a necessidade de explorar brincadeiras e descobertas junto à enorme área verde reservada exclusivamente à infância.

“A horta e o pomar, além de trabalhar a alimentação saudável, servem para práticas pedagógicas. Nós temos um laboratório a céu aberto. A escola não possui uma disciplina específica para as pesquisas de campo. As atividades são adicionadas à grade de acordo com a disciplina. Na aula de Ciências, por exemplo, o aluno realiza uma atividade anual em três etapas. Primeiro os alunos vão para o campo conhecer a vegetação. Na segunda parte da atividade produzem as mudas. Já na última etapa, eles plantam e acompanham o processo de crescimento da planta. Já a pista de trânsito ensina, além do brincar, a manter a atenção, coordenação, respeito e as regrinhas básicas de trânsito”, esclarece a diretora.

Ensinando há quase duas décadas

Criada em 2001, o Colégio Espaço Criança é fundamentado conforme prevê os quatro pilares fundamentais da educação. Portanto, o ensino aborda aspectos importantes dentro do ambiente escolar, além de trabalhar com o material didático da FTD, focado na educação de qualidade, apoiada em valores que ajudam na formação de crianças e jovens para cidadãos protagonistas e ativos em sociedade.

Ainda nesse sentido, a escola propõe uma aceleração nos resultados da aprendizagem, já que o TRILHAS (sistema de ensino da FTD) oferece materiais impressos e digitais que fortalecem os processos de ensino-aprendizagem. Dessa forma, auxiliam a escola a trilhar no caminho do conhecimento, da qualidade do aprendizado e do desenvolvimento de melhores práticas de gestão.

E claro que os professores têm papel fundamental na educação dos alunos. Por isso, a escola conta com uma equipe multidisciplinar, atuando de acordo com a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

“Os profissionais atuam em campos específicos, tais como: professores de Educação Física, Inglês, Arte. E também os profissionais das aulas extracurriculares como: futsal; street dance; yoga; judô; robótica e xadrez”, enumera Acemira.

Agregadores ao desenvolvimento infantil

Pensando em, cada vez mais, complementar a educação de seus alunos, o colégio oferece diversas aulas extracurriculares. Assim, além do crescimento intelectual, a instituição tem o papel de incentivar o desenvolvimento cognitivo, socioemocional e afetivo das crianças desde os seus primeiros anos de vida escolar.

Assim, as atividades fora das salas de aula despertam a criatividade, melhora o desempenho e os aspectos referentes ao convívio social e às habilidades relacionais e afetivas. “Isso, porque dentre os objetivos de tais atividades está, também, trabalhar as dificuldades e fragilidades do aluno. Além de conceitos como solidariedade, empatia, colaboração, espírito de equipe, resolução de conflitos, entre outros”, diz a diretora.

Acemira também aponta as inovações tecnológicas como reforços na educação, já que fazem parte do dia a dia. “É importante incorporá-las ao ensino sem deixar que o aluno perca a vivência com a natureza, e com o mundo que o cerca”, afirma. Assim, os professores são capazes de tirar proveito dos benefícios que a tecnologia pode trazer aos processos de ensino e aprendizagem.

“Usamos os recursos contextualizados, aproximando a rotina em sala de aula àquilo com que os alunos já estão acostumados na vida real, estreitando o relacionamento entre professor e aluno, pois passam a compartilhar a mesma realidade”, complementa.

Cuidados do berçário 2 ao Ensino Fundamental I

O Colégio Espaço Criança conta com turmas da Educação Infantil, do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano) e de recreação com alunos integrais. A escola foi projetada para comportar uma em média 500 alunos entre os dois períodos, manhã e tarde. Agora, ela também amplia sua estrutura com um espaço exclusivo para os bebês.

Além de espaços exclusivos para cada faixa etária, os cuidados com a higiene também recebem atenção especial. Assim, a limpeza é feita por uma equipe treinada, com produtos adequados e que seguem recomendações de segurança.

Por fim, o Colégio Espaço Criança faz parte do sonho de vida de Acemira, sendo idealizado em um momento de mudança. “A fé e a crença em meus sonhos falaram mais alto que o problema de saúde que, na época, vinha enfrentando (C.A.). Em tese, além de obter a cura, vejo a cada dia meu sonho ser realizado e abençoado por Deus. Conto com minha filha Andressa Pagan Veiga, que além de sócia é meu braço direito e meu porto seguro”, finaliza.

As matrículas já estão abertas, para quem quiser saber mais, entre em contato pelo telefone: (14) 3236-2727.

publieditorial

Serviço
Colégio Espaço Criança
Local: Rua Felicíssimo Antônio Pereira, 18-42, Vila Santista
Telefone: (14) 3236-2727
Site: www.colegioespacocrianca.com.br
Facebook: www.facebook.com/ColegioEspacoCrianca

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Negócios

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Neste Dia do Síndico, especialistas da Star Service Bauru, Administradora de condomínios, explicam como funciona e qual a importância desse cargo

Quem mora em condomínios sabe das obrigações, como pagar as taxas, obedecer as regras e re…