A tecnologia vem se desenvolvendo muito desde que surgiu no século XVIII, com a Revolução Industrial. Agora, diante de um cenário inédito com a pandemia do novo coronavírus, muitas mudanças que já estavam em decurso se anteciparam. O trabalho remoto é um exemplo que está cada vez mais comum, já que o distanciamento social é a principal medida para frear a transmissão da COVID-19.

Esse, inclusive, foi um dos motivos que levou a Totus Quali a antecipar o serviço de captação de imagens por drone. Segundo o grupo bauruense de gestão de condomínios, o objetivo das aeronaves é evitar a exposição de colaboradores e condôminos ao novo vírus.

“A pandemia foi um fator determinante nessa tomada de decisão. A necessidade de distanciar as pessoas só evidenciou ainda mais os benefícios dessa atividade. A captura de imagens por drone torna-se de extrema utilidade, uma vez que pode resguardar o nosso time”, esclarece Lívia Almeida Praeiro Alves, Diretora de Marketing e Inovação da Totus Quali.

Drones Mini Mavic adquiridos pelo grupo para a inspeção nos condomínios 

Dessa forma, os drones serão utilizados para a inspeção predial, auxiliando na gestão condominial e terceirização de serviços. Com as aeronaves será possível fazer as vistorias, o acompanhamento e a documentação de imagens nos espaços comuns dos condomínios. Assim, as operações são realizadas de acordo com a demanda de cada prédio e o drone é operado remotamente por um colaborador capacitado e habilitado.

Captação de imagens por drones

Entre os motivos para optar fazer imagens por aeromodelos, também estão os diversos benefícios que o serviço apresenta. Afinal, as possibilidades são variadas, entre elas, identificar problemas estruturais, tais como infiltrações, pinturas externas e manutenções. Além da inspeção de acúmulo de água parada, criadouro para mosquitos e insetos, e até entrega de correspondências leves sem o contato humano.

“A tecnologia chega aonde o homem não pode chegar ou onde não é cômodo a exposição ao risco. Com o uso desses aeromodelos é viável a captação de imagens do alto de um prédio, permitindo identificações que não seriam possíveis de outra forma. Trata-se de manutenção predial preventiva viabilizada por imagens precisas dos drones, muitos casos, em 4K”, cita Lívia.

Os aeromodelos são homologados na Anatel, cadastrados na ANAC e operado por colaborador habilitado

Hoje, por meio da automação da inspeção aérea, é possível percorrer os entornos e todo o perímetro de um condomínio. Desse modo, o drone transmite imagens em tempo real na tela da central que o controla, no caso, a portaria. Poranto, economiza tempo, reduz os riscos do time externo e salvaguarda o condomínio com um conjunto de provas, em caso de possível violação de segurança.

Acompanhando as mudanças

Diante da constante transformação citada no começo deste texto, a diretora de marketing e inovação aponta que o grupo acredita no poder de inovar. A busca pela facilidade e comodidade é um fator fundamental para apostar na tecnologia. Portanto, o drone entra no rol de inovação atual, sendo uma ferramenta útil tanto para a gestão de condomínios, quanto para os clientes.

Ademais, a Totus Quali é uma das pioneiras em Bauru a oferecer o serviço de captação de imagens por aeromodelos. Todos os drones da empresa são homologados na Anatel para utilizar a frequência do rádio-controle. Posteriormente, é realizado o cadastro do drone e do operador na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Para utilizar o espaço aéreo, ainda é necessário o cadastro no DECEA. Em paralelo, os drones também possuem seguro do RETA para danos pessoais e materiais.

“A importância do registro se dá na regulamentação da atividade, o que, para nós, é de extrema valia”, diz Lívia.

Outras inovações da Totus Quali

Relativamente à inovação, hoje, o grupo faz uso de ferramentas condominiais baseadas em inteligência artificial. O aplicativo, por exemplo, otimiza ainda mais a comunicação entre gestores, síndicos e moradores, bem como as plataformas completas de atendimento digital, já em fase de implantação.

Com o intuito de se manter atualizada, a empresa ainda esclarece que se inspira em polos tecnológicos que anteveem o futuro através da inovação.

“O mundo está em constante transformação. Portanto, o empresariado deve acompanhar a crescente tecnológica se desejar manter-se útil e atualizado em um contexto de globalização. Tudo é imediato: as informações, mídias, soluções e notícias. Em tempos de liquidez, renovar-se é uma tarefa fundamental para as empresas e negócios. Assim, o Grupo Totus Quali acredita no poder da inovação e suas consequências práticas para a comunidade e clientes. Nos dias de hoje busca-se facilidade e comodidade. Ninguém deseja esperar mais de 30 minutos no telefone, deseja-se o atendimento automatizado (por “robô”) no sites. Não queremos mais filas de banco, hoje tudo se paga pelo app. Uma transação internacional está a um toque de distância, que é a tela do smartphone. Até o dinheiro físico está em processo de transformação, como vemos no advento das criptomoedas (bitcoin, litecoin etc). É um novo mundo. E desejamos acompanhar a evolução inegável que o futuro traz. Cito uma das mentes que diariamente nos inspira: ‘A tecnologia move o mundo’, Steve Jobs”, finaliza Lívia.

publieditorial

Serviço
Grupo Totus Quali
Endereço: R. Ruy Mendes de Rosis, 1-145
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 08 às 18h
Contato: (14) 32353555 ou (14) 3206-5800
Mais informações: www.facebook.com/totusquali

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…