Se você via a massagem apenas como uma forma de relaxar ou relacionada à estética, saiba que as técnicas vão muito além. A prática milenar pode trazer benefícios físicos e psicológicos que afetam a saúde.

Os resultados de uma boa massagem já podem ser notados aos 15 minutos de sessão, quando a frequência cardíaca diminui e você relaxa! Entretanto, o número ideal de sessões, que duram entre uma hora e uma hora e meia, varia de acordo com cada paciente.

De uma forma geral, o relaxamento acontece porque as técnicas de massagem controlam o nível do cortisol – hormônio do estresse – e aumentam hormônios como dopamina e serotonina, responsáveis pelo bem-estar. Por outro lado, fisicamente, o processo é responsável por descontrair a musculatura, reduzindo as dores e aliviando a tensão.

Massagem no controle da ansiedade

Atualmente, estamos vivenciando um período diferente com o novo coronavírus que pode provocar sentimentos como estresse e, consequentemente, ansiedade. Então, para quem nunca experimentou um sessão de massagem, essa pode ser uma boa hora para aderir à alternativa!

“Quando estamos em situações de estresse, o nosso organismo libera o hormônio cortisol, que em excesso acaba desenvolvendo problemas como a ansiedade. A massagem traz o aumento de hormônios que causam bem-estar, melhora o humor, reduz o estresse e diminui o cortisol. A prática consegue equilibrar esses hormônios
, aponta a fisioterapeuta e esteticista de Bauru, Lilianne Godoi.

Ademais, o toque é responsável por provocar diversos efeitos em nosso corpo por meio da pele. Além de promover a sensação de carinho, conforto, acolhimento e disposição. De acordo com a fisioterapeuta, esses efeitos são biomecânicos, fisiológicos, neurológicos e até psicológicos.

“Os efeitos biomecânicos diminuem adesão dos tecidos e rigidez articular, aumentando a amplitude de movimentos. Os fisiológicos aumentam o fluxo sanguíneo e hormônios do relaxamento, diminuindo o estresse. Já os neurológicos diminuem a dor tecidual, excitabilidade neuromuscular, tensão muscular e lentidão intestinal. Por fim, os efeitos psicológicos, com a auto percepção, são a capacidade do indivíduo em centrar sua atenção sobre o corpo e suas emoções. Na medida que estimulamos a auto percepção, os efeitos produzidos serão mais significativos para os tratamentos, trazendo também a aceitação do corpo”, esclarece.

Eficaz em outras doenças

Já podemos perceber que a massagem é muito mais complexa do que podemos imaginar, gerando consequências para o corpo como um todo. Por isso, são utilizadas diversas técnicas que trabalham diferentes pontos. Lilianne, por exemplo, trabalha com mais de 14 técnicas de massagens, deixando as sessões mais completas conforme as indicações.

Assim, ela também consegue resolver diversos problemas, tais como: vasculares, circulatórios, bruxismo, cefaleia, insônia, sinusite, dores musculares, reduzir fadiga, eliminar de toxinas, aliviar os sintomas da TPM, constipação intestinal, melhora do tônus da pele e ansiedade.

A fisioterapeuta ainda ressalta que “antes da sessão, sempre é realizada uma avaliação para ver qual a necessidade da paciente e adequar o tratamento individualmente.”

Aplicações com fins estéticos

O bem-estar também está diretamente ligado a como percebemos e lidamos com o nosso corpo. Portanto, a massagem é comumente procurada com fins estéticos. Com esse propósito, Lilianne também oferece outras técnicas em seu consultório.

Entre elas, estão: estética manual, com técnicas de modeladora; drenagem linfática; Drenodetox Power; Modella Cupping; Harmony face; Ventosaterapia; Detox Absolut; Redutti Massage; Método Efficient; entre outros.

Sobre este tipo de massagem, a profissional aponta os benefícios da drenagem linfática, por exemplo. “Quando realizada com a pressão correta, além dos benefícios que uma massagem manual traz, também temos a melhora da oxigenação e nutrição celular, controle de edema, melhora da circulação linfática, melhora da celulite, aumento da imunidade, alívio de hematomas e é claro, sensação de leveza e bem-estar”, finaliza Lilianne.

publieditorial

Serviço
Lilianne Godoi: Fisioterapeuta, Esteticista e Linfoterapeuta Estética
Espaço: Avenida Getulio Vargas, 18-46, sala 902
Telefone: (14) 99818-5331
Facebook: www.facebook.com/liliannegodoiesteticaefisioterapia
Instagram: @liliannegodoi

Compartilhe!
Carregar mais em Comportamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Qual a expressão do seu filho ao aprender? Empresa de Bauru captura momentos na escola

Quando mudou de Arealva para Bauru em 2016, porque sentia que a filha de 3 anos precisava …