Hoje, 30 de abril, é comemorado o Dia do Ferroviário! E nada melhor do que aproveitar a data aqui em Bauru com um passeio pela ferroviária e uma visita ao museu. Entretanto, diante do cenário de pandemia, não será possível ir fisicamente até o local.

Mas, mesmo com as portas fechadas, ainda dá para conhecer o Museu Ferroviário de Bauru. Com uma programação semanal, a equipe do museu disponibiliza conteúdos sobre o acervo e a história da ferrovia em Bauru pelas redes sociais.

Toda terça-feira, é apresentado um vídeo com explicações sobre o acervo tridimensional. No último dia 28, por exemplo, o historiador e maquinista, Douglas Ruzzon, apresentou o STAFF Elétrico. Já durante as sextas-feiras, o público pode visitar as salas do museu sem sair de casa. As imagens são publicadas em 360°, de forma que é possível navegar pela foto como se estivesse no local.

Além disso, o Museu Ferroviário Regional de Bauru tem um projeto de digitalização de todo o acervo. Para conferir mais, acesse o site: www.projetomuseuferroviario.com.br.

Sobre o Museu Ferroviário de Bauru

O Museu foi fundado em 26 de agosto de 1989 e é uma instituição pública, vinculada ao Departamento de Proteção ao Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Bauru. Em 1986, a partir da Lei nº 2731, o nome da instituição museológica é alterado para Museu Ferroviário Regional de Bauru. Desta maneira, fica instituída sua abrangência e importância regional.

Entre os objetivos do museu, estão:

  • Divulgar, estudar e preservar o legado ferroviário;
  • Promover ações educativas, visitas mediadas e outras atividades sobre a história e atuação da ferrovia;
  • Fomentar e divulgar a identidade ferroviária do município.

Por fim, o Museu Ferroviário Regional de Bauru conta com oito programas diferentes, como o de acervo, de conservação e o de exposição.

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Gestão, saúde, artes e tecnologia: Senac Bauru oferece mais de 3.800 bolsas de estudo 100% gratuitas

Para quem busca novas perspectivas profissionais em 2024, o Senac Bauru concederá mais de …