Os anos de experiência na área da saúde e do cuidado com os idosos refletem um amor que cresceu com a bauruense Joana Bacci. Segundo ela, quem “plantou a semente” da gerontologia em seu coração foi a avó paterna, Edith, única avó que conheceu. Porém, além da paixão pelo que faz, Joana revela que o dom é outro fator fundamental na profissão.

Formada em enfermagem, a bauruense se especializou em gerontologia pelo Instituição de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Apesar da carreira de 17 anos, a realização profissional veio apenas há cinco, em 2015, com a primeira paciente.

“Trabalhei por três anos no ambulatório de quimioterapia do Hospital Amaral Carvalho e mais dez anos no atendimento domiciliar da Unimed Bauru. Nesse período todo meu amor pelos idosos só floresceu, meu contato com idosos de diversas complexidades era diário. Então meu sonho de montar um local adequado para recebê-los se tornou realidade em 11 de maio de 2015. Foi quando recebemos a nossa primeira paciente, a dona Virgínia Campisano Borges, até hoje conosco com seus 85 anos”, conta a idealizadora do Residencial Geriátrico Renaissance.

 

Profissionais como Joana se tornam cada vez mais fundamentais em um país como o Brasil. De acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE em 2018, houve um aumento de 18% na quantidade de pessoas acima dos 60 anos. Ainda nesse sentido, o Ministério da Saúde estima que o número de idosos chegue a 43 milhões até 2031 no Brasil.

Cuidado e bem-estar dos idosos

Além de sonho, investir em um residencial geriátrico foi a forma que Joana encontrou de colocar em prática todo o seu aprendizado. Diferente da geriatria, especialidade da medicina que atua com doenças que atingem idosos, a gerontologia atua com a saúde e o bem-estar na terceira idade.

Por isso, o foco do residencial é proporcionar a qualidade de vida aos idosos durante essa fase especial da vida. Dessa forma, Joana ainda conta com o suporte de uma equipe multidisciplinar com enfermeira, médico, fisioterapeuta, nutricionista, terapeuta ocupacional, fonoaudiologia e psicologia.

“Oferecemos aos nossos hóspedes musicoterapia, manicure, cabeleireira e massagem. Além de terapia assistida com cães, bem como, oficinas de culinária, oficinas de memória e diversas atividades para entretenimento”, enumera a gerontóloga.

A importância da socialização na terceira idade

Outro cuidado que tem destaque no Renaissance é a socialização dos idosos. Portanto, o residencial conta com uma agenda de confraternizações durante o ano, o que proporciona ainda mais união entre idosos, familiares e equipe. Qualquer data é desculpa para realizar um evento. Entre os mais queridos estão a noite italiana, tarde circence, bloco de carnaval, tarde do crepe, encontro intergeracional e a feijoada das famílias.

Entretanto, o destaque vai para o Natal. A noite é preparada com grande estilo no Buffet Márcia e Marô. Para animar a data, há sempre uma atração especial. Entre elas, Roberto Carlos Cover Oficial e Elvis Presley Cover Oficial já abrilhantaram a confraternização natalina.

Sobre o trabalho desenvolvido na Renaissance, Joana revela: “Amo minha profissão, é grandioso poder se realizar no trabalho. Fazemos tudo com muito amor, carinho e responsabilidade. Nossos valores são voltados para a pessoa humana, o trabalho humanizado com idosos é essencial. Nós precisamos encantar, tocar, fazer a diferença na vida de cada pessoa que entra em nosso residencial, incluindo nossos idosos e seus familiares. Ter um serviço de qualidade não é nosso diferencial, a qualidade é obrigação.”

Renaissance em Bauru

Neste mês, o Residencial Geriátrico Renaissance comemora cinco anos de atuação em Bauru. Durante todo esse tempo, Joana sempre contou com o apoio do marido, Luiz Bacci, que cuida da parte administrativa.

Hoje já são duas unidades na cidade, uma na rua Agenor Meira e outra na Saint Martin. Atualmente, atende 40 idosos de diversas complexidades, dependentes, semi-dependentes e acamados.

O Renaissance também oferece o atendimento Home Care, “montamos toda a estrutura de equipamentos, cama hospitalar e equipe especializada treinada na residência do cliente”, explica Joana.

A bauruense ainda destaca a estrutura que oferecem aos pacientes: ambiente climatizado, totalmente adaptado para os residentes, monitoramento por câmeras em todos os ambientes, área de convívio, Solarium. Ainda são oferecidas seis refeições diárias, com cardápio elaborado por uma nutricionista.

publieditorial

Serviço
Residencial Geriátrico Renaissance
Local: Unidade Altos (Rua Agenor Meira, 18-63) e Unidade Bosque (Rua Saint Martin, 27-27)
Contato: (14) 3243-7279
Facebook: www.facebook.com/renaissancebauru

Compartilhe!
Carregar mais em Geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Campanha do Agasalho: centro de compras abre ponto de arrecadação

A partir de 1º de maio, o Bauru Shopping passa a receber doações para a Campanha do Agasal…