Com o objetivo de apoiar o setor cultural de Bauru durante a pandemia de coronavírus, a Sociedade Amigos da Cultura (SAC) lança a Mostra Virtual de Artes Cênicas (I MOVA). O edital de chamamento contempla vídeos que serão exibidos no canal do YouTube e nas redes sociais da SAC.

O edital é voltado para artistas e profissionais do segmento de artes cênicas residentes na cidade de Bauru. As propostas devem estar nas seguintes categorias de apresentação: cenas curtas, esquetes, contação de histórias, números de circo, dança, leitura dramática e performance.

Inscrições para a Mostra Virtual de Artes Cênicas

Os vídeos, com duração entre 10 e 20 minutos, serão produzidos pelos proponentes e não precisam estar prontos no ato da inscrição, que segue até 31 de maio.

A seleção será feita pela diretoria da SAC e as propostas poderão ser chamadas a qualquer momento, enquanto houver recurso disponível. Portanto, não será divulgada uma lista de selecionados. A remuneração pelo material em vídeo será no valor de R$200 reais.

“Nós reconhecemos que um valor mais alto para a remuneração seria ideal, mas no momento difícil que o setor está passando, entendemos que com este valor teremos a capacidade de atender um número maior de artistas e profissionais”, comenta o presidente da SAC, o produtor cultural José Vinagre.

Confira o edital completo aqui ou solicite pelo e-mail [email protected], endereço que também recebe as inscrições. O proponente deve incluir sua identificação, um breve currículo e a descrição do que será apresentado.

Para saber todas as atividades da SAC, acompanhe o Instagram: @sacbauru.

Mudança de planos devido à Covid-19

A SAC recebeu o prêmio ProAC Pontos de Cultura, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em 2019. Por isso, planejou uma série de ações gratuitas para 2020. Dentre as previstas estavam o Ciclo Cultura & Política, uma série de palestras, debates e bate-papos. Além da Oficina de Produção Literária, junto ao grupo Expressão Poética.

Ambas as ações tiveram início no mês de março, mas foram interrompidas devido à pandemia de coronavírus. Diante do imprevisto, a diretoria da SAC optou por canalizar esforços para o apoio à categoria de artistas e  profissionais da cultura da cidade.

O presidente da SAC, José Vinagre, atenta para a crise provocada pela pandemia no setor cultural de Bauru. “Com apresentações, eventos e cursos cancelados ou adiados, muitos artistas, profissionais da cultura e espaços culturais da cidade enfrentam dificuldade para se manter durante o necessário período de distanciamento social. Nós tomamos como inspiração o edital lançado pela Casa das Artes, de Ribeirão Preto, que, assim como tantas outras organizações independentes, estão dando a sua contribuição para apoiar o setor. A SAC modificou o planejamento de 2020 para promover a realização da mostra e auxiliar de alguma forma os trabalhadores da cultura que estão sem renda nesse período.”

Festivais prosseguem virtualmente

Nem todas as atividades previstas inicialmente pela SAC foram adiadas ou canceladas. Os integrantes do grupo Expressão Poética estão produzindo um vídeo para participar virtualmente do 14º Festival Palabra en el Mundo. Portanto, em breve será lançada uma antologia escrita por seus integrantes.

A atriz Regina Ramos, que integra a diretoria da SAC e o grupo Expressão Poética, diz que o momento é para flexibilidade e aprendizado. “A cultura sempre contornou obstáculos e saltou barreiras. Nós queremos que a poesia continue a chegar no coração das pessoas porque, assim como a cultura é viva e presente, nós também estamos vivos e presentes. A poesia não pode parar”, comenta.

As atividades do Ponto de Cultura SAC – Sociedade Amigos da Cultura são desenvolvidas com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e do Programa Cultura Viva, da Secretaria Especial da Cultura do Governo Federal.

 

Compartilhe!
Carregar mais em Cultura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Caso Ajax: documentário sobre caso de poluição ambiental em Bauru será exibido neste sábado (20)

Neste sábado (20), às 10h, o Cine’n Fun, no Alameda Rodoserv Center, exibe o documen…