Nesta terça-feira, 2 de junho, começa a programação ao vivo sobre Cinema, trazendo luz sobre questões de fomento, produção, circulação e memória no interior. A agenda compõe o 2º Encontro de Cinema do Interior Paulista, organizado pelo ICine, e será transmitido pelo YouTube, sempre às terças às 19h.

O primeiro evento da programação, intitulado “Mulheres e Cinema: alteridades”, traz cinco mulheres para uma conversa sobre as suas produções cinematográficas e trajetórias pessoais. As convidadas são as diretoras Lilian Santiago, Coraci Ruiz, Marina Butolo e Stheffany Fernanda. A conversa será mediada pela diretora e integrante do ICine, Kit Menezes.

Kit Menezes (Foto: divulgação)

Filmes que foram dirigidos pelas participantes serão exibidos ao longo da programação do encontro. Compõe a lista de exibição o documentário “Eu tenho a palavra”, de Lilian Santiago, descrito como uma viagem linguística em busca das origens africanas da cultura brasileira;

Lilian Santiago (Foto: divulgação)

“Pluma Forte”, de Coraci Ruiz, um doc-poema sobre o corpo da mulher;

Coraci Ruiz (Foto: divulgação)

“JA-IR”, de Marina Butolo, uma ficção sobre a velhice, a vida e a morte;

Marina Butolo (Foto: divulgação)

Aém de “Filhas da Síria”, de Stheffany Fernanda, que narra a história de três mulheres sírias.

Filhas da Síria, de Stheffany Fernanda 

“A presença de uma mesa organizada para discutir um cinema dirigido por mulheres – atenta sobretudo para a diversidade de propostas narrativas, tanto relacionadas a gênero quanto a estética – reitera a diversidade de olhares do cinema brasileiro de uma perspectiva local feminina e feminista”, destaca a mediadora, Kit Menezes.

Além destes, a programação do encontro inclui, ainda, duas mostras de curtas-metragens produzidos no interior de São Paulo, e outras transmissões ao vivo de discussão sobre fomento, circulação e pesquisa.

Confira a programação completa

Toda terça-feira, de 2 de junho a 4 de agosto, sempre às 19h no canal do ICine no YouTube.

02/06 – Mulheres e Cinema: alteridades
Mediação: Kit Menezes
Convidadas: Lilian Santiago, Coraci Ruiz, Marina Butolo e Stheffany Fernanda

09/06 – Perspectivas Digitais: Comercialização de Cinema sob Demanda

16/06 – Festivais de Cinema do Interior Paulista + Exibição do curta-metragem “Pluma Forte”, de Coraci Ruiz (13 min.)

23/06 – Desenvolvimento de Políticas Públicas para o Cinema nos Municípios

30/06 – Fomento ao cinema através de Redes Públicas Intermunicipais

07/07 – Movimento Cineclubista no Interior: Memória e Ativismo + Exibição do curta-metragem “Eu tenho a palavra”, de Lilian Santiago (25 min.)

14/07 – Exibição com Debate do Filme “Um Drama Caipira para Caio Shelby” (28 min.)

21/07 – Mostra de Curtas I

28/07 – Mostra de Curtas II

04/08 – Preservação de Acervos Regionais do Interior Paulista + Exibição do curta-metragem “JA-IR”, de Marina Butolo (13 min.)

Encontro presencial vira transmissão ao vivo

O primeiro Encontro de Cinema do Interior Paulista reuniu dezenas de cineastas, produtores e exibidores em dezembro de 2019, na cidade de Rio Claro. Desde então, o grupo manteve contato pela internet, organizou ações em defesa do orçamento estadual para o setor, chegando a enviar representantes para a Alesp, e articulou duas mostras de filmes produzidos no interior.

O segundo encontro teria ocorrido há poucos dias em Campinas, mas foi cancelado devido à pandemia de COVID-19. Uma das produtoras do encontro, Bruna Epiphanio, afirma que a organização do evento está atenta às recomendações das autoridades de saúde.

“Em dezembro já havíamos nos programado para realizar o segundo encontro junto com a Semana Amilar Alves, que ocorre em Campinas no mês de maio, mas conforme fomos nos aproximando da data, tivemos que tomar a decisão entre adiar ou cancelar. Escolhemos uma terceira opção: produzir o encontro online via transmissão ao vivo.”

A produção reforça que ainda que haja flexibilização das medidas de distanciamento pelo Governo do Estado, o ICine mantém a programação e aguarda a possibilidade de realizar o terceiro encontro de forma presencial apenas em novembro, na cidade de Assis.

Mariana Vita, produtora, considera as diferenças entre o encontro presencial e o online: “decidimos olhar para os limites impostos pela pandemia como a chance de atingir umpúblico mais amplo pela internet.” E complementa: “certamente sentimos falta da potência do encontro presencial, com discussões acaloradas entre dezenas de pessoas reunidas numa sala, debates olho no olho e rodas de conversa paralela. Mas, enquanto esperamos, seguimos reunidos e mobilizados online.”

ICine

O ICine – Fórum de Cinema do Interior Paulista é uma entidade criada em 2019 para a organização e fomento da atividade cinematográfica no interior de São Paulo e atualmente tem representantes em mais de 30 cidades no estado. Este 2º encontro é produzido pelo ICine e recebe apoio da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e do Polo Audiovisual do Velho Oeste.

Acompanhe a programação nas redes sociais: @icineforum.

Compartilhe!
Carregar mais artigos relacionados
Carregar mais por Juliana Oba
Carregar mais em Cultura

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Documentário bauruense, selecionado para Festival de Cinema Negro, será exibido nesta quarta (28)

Ver obras regionais ganhando destaque e reconhecimento Brasil afora é uma satisfação imens…