Desde 2001, a FACOP (Faculdade do Centro Oeste Paulista) atua na região de Bauru oferecendo pós graduação lato sensu. Os anos de trabalho de gestores experientes e com um extenso histórico de atuação no ensino superior de graduação, pós-graduação e profissionalizante culminou na tradição da instituição de ensino.

Entre os cursos da FACOP, vale destacar a graduação em Odontologia, com formação voltada às especialidades mais recentes da área. De acordo com a Profª Drª Melissa Thiemi Kato, docente e coordenadora pedagógica do curso, a grade curricular segue disciplinas atuais que contemplam a profissão.

“Contém disciplinas inovadoras e empreendedoras. Além das disciplinas tradicionais, oferecemos Empreendedorismo e Inovação; Urgência, Emergência e Odontologia Hospitalar; Marketing e Gestão em Odontologia; Pacientes com necessidades especiais; Odontologia Estética; Harmonização Orofacial. Oferecemos a Disciplina optativa de Libras, como forma de inclusão social”, enumera.

Parte do corpo docente da FACOP, da esquerda para a direita: Prof. Dr. Antonio de Castro Rodrigues, Prof.a Dr.a Camila Peres Buzalaf, Prof.a Dr.a Melissa Thiemi Kato, Prof.a Taisa Maria Rodrigues Vilardi e Prof. Dr. Fabio Duarte da Costa Aznar

Sendo assim, o curso conta com aulas presenciais, realizadas essencialmente no período noturno. Além de aulas online e remotas oferecidas às sextas-feiras ou sábado. Portanto, para ser cumprida toda a carga horária exigida pelo MEC de 4 mil horas, são necessários cinco anos ou dez períodos/semestres letivos.

Odontologia na FACOP

O curso de graduação em Odontologia da FACOP leva em consideração as Diretrizes Curriculares Nacionais, a qual estabelece a formação de um profissional integral. Diante disso, o aluno formado na instituição, de forma geral, desenvolve envolvendo dimensões cognitivas, afetivas, psicomotoras em áreas de formação geral, profissional e cidadania.

Laboratório de Anatomia: plataforma multidisciplinar 3D

A Profª Drª ainda esclarece as especificidades de cada área. “Na formação geral: conhecimentos e atitudes relevantes para a formação científico-cultural do aluno. Formação profissional: capacidades relativas às ocupações correspondentes. Já em cidadania: atitudes e valores correspondentes à ética profissional e ao compromisso com a sociedade. Além de aproximar o conhecimento básico da sua utilização clínica; viabilização pela integração curricular. Bem como utilizar metodologias de ensino/aprendizagem, que permitam a participação ativa dos alunos neste processo e a integração dos conhecimentos das ciências básicas com os das ciências clínicas e, instituir programas de iniciação científica como método de aprendizagem”, aponta Thiemi.

Laboratório de Anatomia completo com peças anatômicas artificiais

Prática odontológica

Diante disso, as aulas práticas tem papel fundamental na formação de um cirurgião-dentista, sendo oferecidas desde o primeiro semestre. Portanto, a FACOP utiliza uma metodologia mista de ensino-aprendizagem, com aulas tradicionais focada na aplicação prática, proporcionada pela inserção de metodologias ativas de ensino. Dessa forma, o aluno é o protagonista e pró-ativo na busca de conhecimento.

Laboratório de Microscopia: aulas prática de Histologia, Embriologia, Microbiologia, Patologia

“Fornecemos uma infraestrutura única para a formação profissional, mas com embasamento científico e com inserção social. Essas são características fundamentais do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão. Nossos laboratórios são equipados com os melhores recursos didáticos e tecnológicos, o que viabiliza a metodologia ativa e dá a oportunidade desde a graduação de iniciação científica. A devolução para a sociedade é realizada com os projetos de extensão e também como atendimento social”, explica a coordenadora.

Biblioteca

Além disso, o curso exige estágios supervisionados obrigatórios em clínica odontológica que perfazem o total de 800 horas. Oferecido nos últimos quatro semestres, o estágio é dividido em Estágio Supervisionado em Clínica Odontológica (adulta ou infantil) e Estágio Supervisionado Extramuro.

Clínica Odontológica: prática dos Estágios Supervisionados

Para que o aluno consiga atingir a carga horária, o estágio supervisionado adulto e infantil são oferecidos nas dependências da faculdade com atendimento nas Clínicas Odontológicas da FACOP. Por outro lado, o Estágio Extramuro é feito em parcerias com instituições públicas e privadas, proporcionando uma inserção profissional desde a graduação.

Laboratório pré-clínico

Campanha promocional no vestibular online e transferência

A FACOP está em campanha promocional para processo seletivo de vestibular e inscrição de transferência de outras instituições, válida para qualquer área da saúde, além de odontologia, bem como, profissionais com formação em outra área da saúde para aproveitamento de estudos.

Os novos alunos interessados na matrícula ganham três meses de isenção de mensalidade, mas vale ressaltar que as vagas são limitadas. As inscrição estão abertas e o prazo é determinado pelos períodos de matrícula. Na etapa inaugural do processo seletivo, os candidatados classificados e convocados deverão efetuar matrícula entre 15 e 26 de junho. Finalizando o primeiro período de matrícula e permanecendo disponível vagas remanescentes, segue o segundo período de 01 a 15 de julho. O terceiro e último período de matrícula vai de 16 a 31 de julho.

As inscrições e agendamento do vestibular online podem ser feitas pelo site www.facop.com.br ou telefone (14) 99872-9910. Não há taxa de inscrição e o candidato deverá preencher o requerimento de inscrição no site. Confira o edital do vestibular aqui.

Já as transferências ou aproveitamento de estudos serão realizados por meio do preenchimento de formulário próprio disponível online. Após o cadastro, basta aguardar o contato da secretaria acadêmica para continuar a efetivação com a entrega dos documentos necessários. O prazo de inscrição vai até às 21h do dia 31 de julho de 2020 ou enquanto existirem vagas. Confira o edital de transferência aqui.

publieditorial

Serviço
Faculdade do Centro Oeste Paulista – FACOP
Local: Rua Luiz Gimenez Mocegose, 72 – Distrito Industrial, Piratininga
Matrículas abertas pelo site: www.facop.com.br ou telefone (14) 99872-9910

Compartilhe!
Carregar mais em Negócios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Com método pensando no bem-estar, escola de música ensina mais de dez instrumentos

“Eu tenho 43 anos e toco violão desde os 13. São quase 30 anos na música, já fiz todo tipo…